Em “Vemos as pessoas com quem discutimos como um adversário" (6º§), nota-se uma adequação de regência verbal em relação à norma. Desse modo, assinale a alternativa em que, na reescritura, NÃO se registra tal adequação.
Observe o emprego da concordância verbal em “Por essa razão, a maioria das pessoas acha que pode viver perfeitamente bem sem a metáfora." (1º§). Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de concordância justificado pela mesma razão do trecho em destaque.
A frase “Eles governam também a nossa atividade cotidiana até nos detalhes mais triviais.” (2º§) estaria pontuada INADEQUADAMENTE com a seguinte reescritura:
De acordo com a lógica proposicional, a negação da frase “O advogado não foi convincente e a petição foi cancelada”
Leia o relato a seguir:
Sobre a influência indígena e Negra na formação Cultural Mato-Grossense, assinale a alternativa incorreta:
Assinale, das alternativas abaixo, a única que identifica corretamente uma das características técnicas básicas da Intranet:
Considerando as disposições da Lei Complementar de Mato Grosso nº 04/1990 (Estatuto do Servidor Público Estadual), assinale a alternativa INCORRETA sobre a posse no cargo público.
A dimensão simbólica representa a possibilidade de construção de imagens e a busca de sentidos e significados no mundo natural e sócio - cultural. Desse modo, é primordial para que a criança consiga representar o que percebe e atribua um significado similar ou distinto, portanto um instrumento que a auxilia a alcançar aprendizagens mais complexas. Assim, essa dimensão simbólica aparece de modo privilegiado, (SARMENTO,2004)
Atribua valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ) para as afirmativas a seguir.
( ) Na fantasia do real, que representa uma forma particular de compreensão do mundo.
( ) Na interatividade da forma da criança se relacionar com outras crianças.
( ) No processo de reiteração, o uso de tempo recursivo.
( ) Na fantasia do real, uma forma da criança transpor o mundo real, construindo - o de forma imaginativa.
( ) Como ludicidade, pura imaginação.
Assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a sequência correta:
Analise e julgue os aspectos diretamente ligados à narração de histórias para a aprendizagem:
I. cognitivos.
II. psicológicos.
III. morais.
IV. sociais.
V. digitais.
VI. urbanos.
VII.motricidade.
VIII.fortalecimento da auto-estima.
IX. função lúdica.
Estão corretas as afirmativas:
Quanto à definição de modernismo [...]. Atribua valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ) nas afirmativas a seguir:
( ) Trata-se de um período da história da arte , está inserido no contexto vitoriano do século XVII.
( ) Influência da arte moderna europeia que aparece em obras de arte, no Brasil por exemplo, no começo do século XX.
( ) Termo ligado a arte moderna , a novas formas de representação.
( ) Se refere a diversos movimentos (Cubismo,Expressionismo,Abstracionismo,...).
( ) No modernismo brasileiro, artistas buscavam produzir conteúdo nacional em contato com as idéias de vanguardas europeias.
Assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a sequência correta:
[...] A obra de arte não se constitui em cópia fel da realidade objetiva, mas em algo novo, fruto de ação criativa que se transforma em produto cultural. Entendida assim, a arte pode aparecer mediada nas relações com o espectador por:
I. Críticos de arte, artistas e pedagogos.
II. Professores, Psicólogos e Críticos de arte.
III. Professores, artistas e Psicólogos.
IV. Críticos de arte, pedagogos e psicólogos.
Assinale a alternativa correta:
Considere a tabela a seguir para relacionar as técnicas e respectivas ações de vanguarda de arte contemporânea.
Assinale a alternativa correta.
Como um legado, lembremo-nos das performances de Joseph Beuys, da música-conceito de Jonh Cage, da arte que por vezes se realiza apenas como projeto, caso da Land Art, para compreender as mídias contemporâneas.
Atribua valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ) para as afirmativas a seguir.
( ) Que fazem o registro da comunicação envolvida para depois transforma-lo em obra de arte pronta para exibição em mostras itinerantes.
( ) Que apesar de efêmeras, são documentadas e atingem status de arte.
( ) Que estão agora na contracultura do mercado de arte
( ) Produzidas como módulos, para caracterizar depois um conjunto do coletivo de arte.
( ) Em uma relação entre técnica, local e o discurso como paradigma criativo contemporâneo.
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:
“Quer seja voluntária ou imposta, a submissão às pressões globais, e a conseqüente abertura de seu território à livre circulação de capitais e mercadorias, colocou em risco a maior parte das empresas familiares e comunais que antes tinham a capacidade e a disposição de absorver, empregar e apoiar todos os seres humanos que nasciam e, na maioria das vezes, garantiam sua sobrevivência.” Assinale a alternativa que apresenta em que contexto contemporâneo Zygmund Bauman (em Tempos Líquidos) está retratando riscos de problemas antingirem valores de diversidade cultural.
Ao longo do texto, percebe-se um posicionamento dos autores acerca do conceito de metáfora. Para eles, trata-se de algo que: