Campos e Silva afirmam que a gestão escolar surge como "orientação e liderança competente, exercida a partir de princípios educacionais democráticos e como referencial teórico para a organização e orientação do trabalho em educação". Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a democratização da escola:
Pode-se afirmar que currículo: I. serve para atender as concepções propostas nesse documento e precisa ser pautado no paradigma dinâmico-dialógico, porque vê o homem como um ser social, criador da realidade. II. é entendido como um espaço, um campo de produção e criação de significados. Nele se produz sentido sobre vários campos e atividades sociais e se trabalha também sobre significados recebidos e materiais culturais existentes. III. tal como cultura é zona de produtividade. Essa produtividade pode ser desvinculada do caráter social dos processos e das práticas de significação cultural e de relações sociais. Está correto o que se afirma apenas em:
Texto para responder à questão.
Assinale a opção em que a concordância nominal! segue as regras da norma culta, como em: "Os sacos de pão de forma apresentam MEIAS porções".
Texto para responder à questão.
A conjunção adversativa, no trecho: "E, NO ENTANTO, todos nós fazemos isso", pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
Texto para responder à questão.
A função sintática do termo destacado em "os maus hábitos superam AS BOAS INTENÇÕES.", é:
Segundo a LDBEN, os Municípios terão a incumbência, dentre outras, de:
O art. 6° da Resolução n° 04, de 13 de julho de 2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica- indica que, na Educação Básica, é necessário considerar as duas dimensões, em sua inseparabilidade, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, a sua centralidade, que é o educando, pessoa em formação na sua essência humana. São essas dimensões:
Entre os vários desafios enfrentados em sala de aula, para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra com eficiência, podem ser citados: I. desinteresse dos alunos. II. cumprimento das atividades propostas. III. falta de material necessário para acompanhamento das aulas. IV. baixo nível de desempenho dos alunos. V. brincadeiras durante as aulas. Está correto apenas o que se aponta em:
Sobre formas positivas de atuação em diferentes contextos da prática profissional, além da sala de aula, leia as afirmativas. I. Os saberes experienciais ou saberes práticos do professor são construídos exclusivamente dentro da escola e das instituições em que o professor atuou. II. O professor também precisa lidar com a imprevisibilidade das situações geradas em sala de aula, fazendo uso do saber docente construído, para, no trabalho, enfrentá-las. III. Os saberes experienciais não são saberes como os demais; são, ao contrário, formados de todos os demais, mas retraduzidos, "polidos" e submetidos às certezas construídas na prática e na experiência. Está correto apenas o que se afirma em:
Quando a criança erra, o professor deve estar atento ao significado desse erro e procurar maneiras de ajudar o aluno a superá-lo. Sobre o tema, leia as afirmativas. I. Os erros que não se referem à construção do conhecimento, mas simplesmente ao emprego ou aprimoramento dos conhecimentos já construídos, são erros de sistematização do código escrito, de distração, de falta de treino ou repetição, entre outros. Esses são considerados erros construtivos. II. A situação-problema não foi resolvida de modo adequado em razão de a criança não dispor ainda, de todos os esquemas de ação requeridos para tal, visto que existem lacunas em sua estrutura de pensamento que dificultam a assimilação dos dados disponíveis. Assim, sem um entendimento claro do que lhe cabe realizar e, portanto, sem elementos necessários para optar por um determinado curso de ação, só resta à criança proceder por tentativa e erro, fazendo correções em suas estratégias, em função dos êxitos ou fracassos da ação efetivamente realizada. Esses são os chamados erros construtivos. III. A criança errou porque não possui a estrutura de pensamento necessária à solução da tarefa, de onde decorre uma impossibilidade de compreender o que lhe é solicitado. Nesse caso a criança se depara com os erros sistemáticos, pois sem o entendimento da tarefa não há como selecionar procedimentos de ação adequados à realização da mesma. Está correto apenas o que se afirma em:
Pensar uma construção coletiva do Projeto Político Pedagógico remete à:
A escola deve focar seu trabalho em competências e habilidades para:
Texto para responder à questão.
Em um dos trechos a seguir foi empregado o sentido conotativo da linguagem. Assinale-o.
Texto para responder à questão.
A oração destacada em: "Não só não atrapalhou as vendas COMO O CLIENTE TENDE a levar a quantidade exata", classifica-se como:
Texto para responder à questão.
Se a frase "Um pouco mais adiante, junto às geladeiras de laticínios, são guardados os ovos." for passada para a voz passiva sintética, o verbo deverá assumir a forma: