Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 30 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q648257

Cada escola convive com problemas diferenciados e o projeto pedagógico deve refletir a realidade de cada uma, bem como a visão de seus principais segmentos. Entretanto, existem componentes que, normalmente, devem constar da elaboração de um projeto. Sobre o tema, leia as afirmativas. I. Discutir e rever os objetivos da avaliação e os procedimentos empregados, considerando que a avaliação deve ser assistemática e gerar as informações necessárias para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem. II. Uma das preocupações centrais do projeto pedagógico é a abordagem dos problemas de ensino e aprendizagem. III. Os recursos didáticos podem ser divididos entre aqueles utilizados em sala de aula (quadro de giz, livro didático, materiais impressos etc.) e aqueles essenciais ao funcionamento adequado das instalações pedagógicas como biblioteca, sala de leitura e sala de recursos audiovisuais. IV. O cronograma de atividades sintetiza o projeto pedagógico, devendo, sempre que possível, ser acompanhado de um cronograma dos desembolsos. Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q648252

Sobre formas de atuação docente a serem desenvolvidas que favoreçam o processo ensino e aprendizagem, pode-se afirmar que o professor:

Carregando...
Q648245

De acordo com LDBEN, consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:

Carregando...
Q648310

O Registro realizado pelo professor se configura como: I. instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica do professor dentro da dinâmica da escola. II. documento oficial da escola, que legitima a vida do aluno, assegurando-lhe o direito de ter os registros de sua vida escolar bem como o acesso aos mesmos. III. um documento que deve ser preenchido como exigência burocrática do trabalho do professor. IV. potencialidade da escrita para o processo formativo da docência, proporcionando a análise sistemática, a organização do pensamento, o retomar as vivências. Estão corretos apenas os itens:

Carregando...
Q648308

Existem categorias que poderão orientar a definição das atividades dos alunos e, portanto, a escolha das estratégias, para o momento de construção do conhecimento, entre elas: I. Significação: visa estabelecer os vínculos, os nexos do conteúdo a ser desenvolvido com os interesses e a prática social do aluno; assim, a proposta efetivada deverá ser significativa e vinculada de forma ativa para o aluno, através das relações existentes entre as necessidades e finalidades que ligam o aluno ao objeto do conhecimento. II. Problematização: na origem da busca de todo conhecimento está colocado um problema, cuja gênese que deve ser recuperada no estudo do conteúdo; o pensamento do aprendiz se identifica melhor com situações onde possa mover-se, identificar-se em diferentes posições, questionar. III. Criticidade: o conhecimento deve estar ligado a uma visão crítica da realidade, buscando suas consequências, superando a simples aparência dos mesmos. IV. Continuidade-ruptura: partir de onde se encontra o aluno (senso comum, visão sincrética ou inicial) para, sob o efeito da análise, pela ruptura, possibilitar a construção de uma nova síntese que represente um conhecimento mais elaborado e qualitativamente superior. Está correto apenas o que se aponta em:

Carregando...
Q648256

Campos e Silva afirmam que a gestão escolar surge como "orientação e liderança competente, exercida a partir de princípios educacionais democráticos e como referencial teórico para a organização e orientação do trabalho em educação". Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a democratização da escola:

Carregando...
Q648251

A relação professor/aluno em sala de aula é um processo bastante complicado, pois existem, nesse contexto, diversos aspectos a serem analisados, tendo em vista que, para um bom relacionamento entre ambos há necessidade de:

Carregando...
Q648249

Quanto à organização curricular, o currículo, assumindo como referência os princípios educacionais garantidos à educação, assegurados no artigo 4° da Resolução n° 04, de 13 de julho de 2010, configura-se como:

Carregando...
Q648307

O trabalho docente, também chamado de atividade pedagógica, tem como um dos objetivos primordiais:

Carregando...
Q648302

Pode-se afirmar que currículo: I. serve para atender as concepções propostas nesse documento e precisa ser pautado no paradigma dinâmico-dialógico, porque vê o homem como um ser social, criador da realidade. II. é entendido como um espaço, um campo de produção e criação de significados. Nele se produz sentido sobre vários campos e atividades sociais e se trabalha também sobre significados recebidos e materiais culturais existentes. III. tal como cultura é zona de produtividade. Essa produtividade pode ser desvinculada do caráter social dos processos e das práticas de significação cultural e de relações sociais. Está correto o que se afirma apenas em:

Carregando...
Q648250

Entre os vários desafios enfrentados em sala de aula, para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra com eficiência, podem ser citados: I. desinteresse dos alunos. II. cumprimento das atividades propostas. III. falta de material necessário para acompanhamento das aulas. IV. baixo nível de desempenho dos alunos. V. brincadeiras durante as aulas. Está correto apenas o que se aponta em:

Carregando...
Q648301

Pensar uma construção coletiva do Projeto Político Pedagógico remete à:

Carregando...
Q648255

Sobre formas positivas de atuação em diferentes contextos da prática profissional, além da sala de aula, leia as afirmativas. I. Os saberes experienciais ou saberes práticos do professor são construídos exclusivamente dentro da escola e das instituições em que o professor atuou. II. O professor também precisa lidar com a imprevisibilidade das situações geradas em sala de aula, fazendo uso do saber docente construído, para, no trabalho, enfrentá-las. III. Os saberes experienciais não são saberes como os demais; são, ao contrário, formados de todos os demais, mas retraduzidos, "polidos" e submetidos às certezas construídas na prática e na experiência. Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q648510

Visando a uma aprendizagem significativa, a escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, o que pressupõe, sem dúvida, atendimento a requisitos tais como: I. consideração sobre a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando os direitos humanos, individuais e coletivos e as várias manifestações de cada comunidade. II. inter-relação entre organização do currículo, do trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo como foco o bem-estar do professor. III. foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem, e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes. IV. compatibilidade entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade. Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q648306

A escola deve focar seu trabalho em competências e habilidades para:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) E
  • 4) D
  • 5) B
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) E
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) A
  • 14) C
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282