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A relação professor/aluno em sala de aula é um processo bastante complicado, pois existem, nesse contexto, diversos aspectos a serem analisados, tendo em vista que, para um bom relacionamento entre ambos há necessidade de:

Campos e Silva afirmam que a gestão escolar surge como "orientação e liderança competente, exercida a partir de princípios educacionais democráticos e como referencial teórico para a organização e orientação do trabalho em educação". Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a democratização da escola:

Observe e marque a alternativa correta para os sinais representados, respectivamente:

Segundo a LDBEN, os Municípios terão a incumbência, dentre outras, de:

O art. 6° da Resolução n° 04, de 13 de julho de 2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica- indica que, na Educação Básica, é necessário considerar as duas dimensões, em sua inseparabilidade, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, a sua centralidade, que é o educando, pessoa em formação na sua essência humana. São essas dimensões:

Sobre formas positivas de atuação em diferentes contextos da prática profissional, além da sala de aula, leia as afirmativas. I. Os saberes experienciais ou saberes práticos do professor são construídos exclusivamente dentro da escola e das instituições em que o professor atuou. II. O professor também precisa lidar com a imprevisibilidade das situações geradas em sala de aula, fazendo uso do saber docente construído, para, no trabalho, enfrentá-las. III. Os saberes experienciais não são saberes como os demais; são, ao contrário, formados de todos os demais, mas retraduzidos, "polidos" e submetidos às certezas construídas na prática e na experiência. Está correto apenas o que se afirma em:

Segundo Perlin, as identidades surdas assumem formas multifacetadas em vista das fragmentações a que estão sujeitas. Os estereótipos, “rótulos”, interferem muitas vezes como um impedimento para a aceitação da identidade Surda. A identidade Surda se constrói dentro de uma cultura visual. Essa diferença precisa ser entendida não como uma construção isolada, mas como construção:

As línguas de sinais são consideradas naturais e, consequentemente, compartilham uma série de características que lhes atribui caráter específico e as distingue dos demais sistemas de comunicação, por exemplo, produtividade ilimitada, no sentido de que permitem a produção de um número ilimitado de novas mensagens sobre um número ilimitado de novos temas; criatividade, no sentido de serem independentes de estímulo; multiplicidade de funções no sentido de expressarem o pensamento, função:

Durante a etapa de alfabetização de crianças surdas, há vários momentos em que se faz necessária a análise implícita e explícita das diferenças e semelhanças entre a língua de sinais brasileira e o português. Nesse sentido, há processos em que ocorre a tradução dos conhecimentos adquiridos na língua de sinais, dos conceitos, dos pensamentos e das ideias para o português. A criança surda, durante a alfabetização, pode ter acesso à representação gráfica da língua portuguesa, através do processo:

Texto para responder à questão.

Em um dos trechos a seguir foi empregado o sentido conotativo da linguagem. Assinale-o.

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