Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 23 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Substituir o professor que faltou, organizar e agendar os horários de uso da biblioteca, ajudar os funcionários da secretaria na época da matrícula, controlar a entrada e a saída dos alunos e ainda conversar com os pais daquele garoto que vive brigando com os colegas. Várias demandas vão parar nas mãos dos coordenadores pedagógicos, que têm um papel mediador, sugerindo parcerias e provocando o diálogo. O resultado é que, assoberbados com múltiplas tarefas, muitos acabam não dando conta de sua função prioritária na escola que é a(o):

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando os conhecimentos dos pequenos a respeito de si mesmos e dos outros. A autoimagem também é construída por meio das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente que promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, contribui para a construção da unidade coletiva e de uma autoimagem positiva. Para tanto, a sala de aula deve ser:

Para Vygotsky, a interação (principalmente a realizada entre indivíduos face a face) tem uma função central no processo de internalização e construção do conhecimento. No livro A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores, o autor afirma que: "o caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa". Por isso, o papel privilegiado é dado ao professor, uma vez que ele é fundamental no conceito de:

Na Tendência Liberal Tecnicista, a(o):

A palavra currículo tem origem no termo latino scurrere, que significa “curso” ou “pista de corrida”. É assim com o currículo escolar. Na escola, ele precisa ser revisado constantemente, até como forma de manter sua eficiência e coerência diante de mudanças ou problemas que eventualmente apareçam. Ele precisa ser um caminho norteador do planejamento pedagógico. O currículo escolar deve se basear:

Ao rompimento intencional da divisão que existe entre as disciplinas curriculares, como estratégia de ensino, dá-se o nome de:

Perceber-se como parte do ambiente em que vive, entendendo que suas atitudes influenciam o meio ambiente. Repensar atitudes, tornando-se mais consciente da relação entre os seres vivos, são objetivos imprescindíveis para o desenvolvimento de aulas que abordem o(a):

Diferentemente de quando a informação se restringia aos livros, hoje ela está disponível na palma da mão, nos aparelhos celulares dos estudantes. O acesso foi amplificado com a internet, então a questão, agora, é qualificar o uso desses dados. Acessar informações e compartilhar com o professor já não é suficiente. Nesse contexto, uma habilidade necessária que precisa ser desenvolvida nas salas de aula, é o(a):

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282