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À palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem, assim, para que currículo venha a ser entendido como:

1 conteúdos a serem ensinados e aprendidos.
2 experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos.
3 planos pedagógicos elaborados pelos sistemas educacionais.
4 objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino.
5 processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.

Estão corretos apenas os itens:

Em O Manifesto do Partido Comunista Marx & Engels empreendem uma contundente análise da sociedade de classes capitalista. Em tal caracterização a classe denominada lúmpen-proletariado é identificado por uma predisposição:

"Os seres humanos apreendem as características culturais mediante" um complexo processo no interior do qual são agentes "grupos ou contextos" (GIDDENS: 2001 ; 80). Corresponde a essa definição o conceito de:

" a reciprocidade de práticas entre atores em circunstâncias de co-presença entendida como continuidades e disjunções de encontros" (GIDDENS, A: 2009; 442) diz respeito ao conceito de:

Sobre o texto leia as afirmativas a seguir.

I. Do fato de certas pessoas não terem gosto pela vida, surgem sentimentos de tristeza, cansaço e falsa alegria.
II. O texto revela a visão pessimista de mundo sentida pelo locutor em suas observações da realidade da vida.
III. O texto, em certo momento, faz uma crítica aos moços de tendência modernista que vivem em gabinetes e não observam a vida.

Está correto apenas o que se afirma em:

A oração destacada em "Eu acho, Drummond, pensando bem, que o que falta pra certos moços de tendência modernista brasileiros é isso: GOSTAREM DE VERDADE DA VIDA." atribui ao fragmento ideia:

No início de 2003, após debates em âmbito nacional, houve alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação com a sanção da conhecida Lei n° 10.639, determinando que:

Sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), leia as afirmativas.

I. Fornece recursos para todas as etapas da Educação Básica - desde creches, Pré-escola, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio até a Educação de Jovens e Adultos.
II. Cada estado distribui os recursos de seu próprio fundo, de acordo com o número de estudantes que estão matriculados em sua rede de Educação Básica.
III. Todas as etapas do ensino devem receber o mesmo valor por aluno.

Está correto apenas o que se afirma em:

Na tendência liberal tradicional, entre outros aspectos, a metodologia praticada é:

0 importante conceito weberiano o qual se refere "a um amplo processo de perda de influência social da religião" (DOMINGUES, J. M:1999; 134) é denominado:

Consoante a Weber (2009;14), "uma ação que, em seu curso, se determina ou se co-determina, de maneira reativa:

Marx & Engels, em O Manifesto do Partido Comunista, referem-se a um tipo de "epidemia" que, conquanto em qualquer outra época parecesse um paradoxo, é recorrente à sociedade capitalista (2005; 45). Essa "epidemia" à qual Marx & Engels remetem sua análise tem sua melhor expressão no conceito de:

À sociologia weberiana o tipo de situação social cuja transgressão resulta na reprovação e no castigo é o que fundamenta a ideia de lei e de direito. Porém, o que, para Weber (2009; 21), é decisivo no conceito de direito é a:

" Mas havia uma negra moça que dançava melhor que os outros." A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir.

I. A forma verbal HAVIA, mesmo que a oração a que pertence fosse flexionada no plural , permaneceria no singular.
II. A segunda ocorrência do QUE é uma conjunção integrante.
III. A conjunção MAS poderia ser substituída, sem alteração do sentido original, por CONTUDO.

Está correto apenas o que se afirma em:

A Lei de Diretrizes e Bases, Lei n° 9.394/1996, em seu artigo 4° enfatiza que o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

1 Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
2 Educação Infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
3 acesso público e gratuito aos Ensinos Fundamental e Médio para todos os que não os concluíram na idade própria.
4 oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
5 oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades.
6 vaga na escola pública de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 3 (três) anos de idade.

Estão corretos apenas os itens:

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