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A educação é um tipo de processo social mais elementar no que tange à preparação para o convívio social. BOTTOMORE, T: 1978; 248, diz que "A função da educação no preparo da criança para um determinado meio na sociedade significa o seu preparo para a participação:

No entender de Marx & Engels (2005; 51), a condição essencial para a existência e supremacia da classe burguesa é o(a):

"Quais são as ideias-chave da sociologia - aquelas que, mais do que quaisquer outras distinguem a sociologia em face das demais ciências sociais?" {NISBET, R: 2003; 18-9). A essa questão o grande sociólogo Robert Nisbet responde com cinco conceitos: "comunidade, autoridade, status, o sagrado, e a alienação" (idem, ibidem). Há de se notar que, para cada um desses conceitos, há um oposto correspondente, mas de igual importância. Nesse sentido, em oposição ao conceito de status, está o de:

A ideia de "indivíduos que perseguem seus interesses ou se mostram capazes de associar-se para defender a própria liberdade" (DOMINGUES, J. M: 1999; 32), recebem a definição devidamente apropriada na definição de:

Em O Manifesto do Partido Comunista Marx & Engels empreendem uma contundente análise da sociedade de classes capitalista. Em tal caracterização a classe denominada lúmpen-proletariado é identificado por uma predisposição:

"Os seres humanos apreendem as características culturais mediante" um complexo processo no interior do qual são agentes "grupos ou contextos" (GIDDENS: 2001 ; 80). Corresponde a essa definição o conceito de:

" a reciprocidade de práticas entre atores em circunstâncias de co-presença entendida como continuidades e disjunções de encontros" (GIDDENS, A: 2009; 442) diz respeito ao conceito de:

0 importante conceito weberiano o qual se refere "a um amplo processo de perda de influência social da religião" (DOMINGUES, J. M:1999; 134) é denominado:

Consoante a Weber (2009;14), "uma ação que, em seu curso, se determina ou se co-determina, de maneira reativa:

Marx & Engels, em O Manifesto do Partido Comunista, referem-se a um tipo de "epidemia" que, conquanto em qualquer outra época parecesse um paradoxo, é recorrente à sociedade capitalista (2005; 45). Essa "epidemia" à qual Marx & Engels remetem sua análise tem sua melhor expressão no conceito de:

À sociologia weberiana o tipo de situação social cuja transgressão resulta na reprovação e no castigo é o que fundamenta a ideia de lei e de direito. Porém, o que, para Weber (2009; 21), é decisivo no conceito de direito é a:

Em seu importante comentário sobre o pensamento sociológico contemporâneo, o sociólogo brasileiro José Maurício Domingues (1999; 54) assevera que coube a Bourdieu a tentativa de síntese mais bemsucedida entre Marx e Weber no que concerne às reflexões sobre a sociabilidade em geral e à diferenciação social e às tensões inerentes à estratificação social em especial. Nas palavras de Bourdieu: "As diferenças primárias, encontram seu princípio no volume global de capital como conjunto de recursos e de poderes efetivamente utilizados, capital econômico, capital cultural, e também capital social: as diferentes classes (e frações de classe) se distribuem assim desde aquelas que são mais bem providas simultaneamente de capital econômico e capital cultural até aquelas que são mais desprovidas segundo essas duas relações". (Pierre Bourdieu, apud DOMINGUES, J. M: 1999; 54). Essa caracterização refere-se ao fenômeno denominado:

" A capacidade que atores competentes têm de se 'manterem em contato' com as bases do que fazem, da forma como fazem, de tal modo que, se interrogados por outros", (GIDDENS: 2009; 443) podem fornecer explicações inteligíveis para justificar suas ações, tem sua melhor expressão, no conceito de:

" A teoria do conhecimento assim renovada parece destinada a reunir as vantagens das duas teorias rivais, sem ter os seus inconvenientes" (1999; 159). Essas palavras de Durkheim são proferidas na esteira da sua longa e profícua reflexão a respeito das religiões. Sua pretensão é promover o estabelecimento de uma nova ciência cujas vantagens consistem exatamente na superação dos binarismos estéreis. Assim, as correntes de pensamento às quais Durkheim se refere diretamente pretendendo superá-las na síntese sociológica por ele elaborada estão assentadas na alternativa:

Segundo Marx & Engels (2005; 53), em O Manifesto do Partido Comunista "na sociedade burguesa o trabalho vivo é sempre um meio de:

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