À palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem, assim, para que currículo venha a ser entendido como:
1 conteúdos a serem ensinados e aprendidos.
2 experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos.
3 planos pedagógicos elaborados pelos sistemas educacionais.
4 objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino.
5 processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.
Estão corretos apenas os itens:
Analise as afirmativas, quanto à capacidade polissêmica da linguagem nas ideias do texto.
I. A crônica se desenrola, através do uso da linguagem literária, sobre o ritmo de vida contemporâneo, característica marcante do tempo na sociedade.
II. O texto aponta ideia de velocidade (e mais ainda a de aceleração), quando se refere à memória de acontecimentos que se desfazem rapidamente, indicando fugacidade do tempo.
III. O que espanta o autor não é a velocidade, mas sim os acontecimentos não esquecidos, o tempo demarcando acontecimentos que deveriam pertencer à memória recente da sociedade, típica da ficção.
Está correto o que se afirma apenas em:
Em "Vinte anos atrás, choque de gerações ERA choque entre pais e filhos." o verbo em destaque une uma propriedade qualquer a uma característica expressa a seguir. Nesta perspectiva, este verbo é chamado:
Analise os comentários sobre o primeiro parágrafo do texto e assinale o correto.
A palavra destacada em "manda-SE um suspiro a Petrópolis" morfologicamente é:
Em "A primeira é que não havia alfaiates, não havia sequer casimiras; a segunda é que, ainda havendo-os, Adão andava baldo ao naipe.", a correção gramatical do segmento seria preservada, sem haver alteração semântica, ling1uística ou de coerência, caso:
1) fosse colocada uma vírgula após " A primeira.
2) fosse substituída a palavra SEQUER por NEM MESMO.
3) houvesse troca do pronome OS, em havendo-os, por LHES.
4) a forma verbal HAVIA fosse flexionada no plural.
Estão corretas apenas:
Sobre o texto leia as afirmativas a seguir.
I. Do fato de certas pessoas não terem gosto pela vida, surgem sentimentos de tristeza, cansaço e falsa alegria.
II. O texto revela a visão pessimista de mundo sentida pelo locutor em suas observações da realidade da vida.
III. O texto, em certo momento, faz uma crítica aos moços de tendência modernista que vivem em gabinetes e não observam a vida.
Está correto apenas o que se afirma em:
A oração destacada em "Eu acho, Drummond, pensando bem, que o que falta pra certos moços de tendência modernista brasileiros é isso: GOSTAREM DE VERDADE DA VIDA." atribui ao fragmento ideia:
No início de 2003, após debates em âmbito nacional, houve alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação com a sanção da conhecida Lei n° 10.639, determinando que:
Sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), leia as afirmativas.
I. Fornece recursos para todas as etapas da Educação Básica - desde creches, Pré-escola, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio até a Educação de Jovens e Adultos.
II. Cada estado distribui os recursos de seu próprio fundo, de acordo com o número de estudantes que estão matriculados em sua rede de Educação Básica.
III. Todas as etapas do ensino devem receber o mesmo valor por aluno.
Está correto apenas o que se afirma em:
Na tendência liberal tradicional, entre outros aspectos, a metodologia praticada é:
Combinam-se, na progressão textual, orações sintaticamente dependentes que contraem as funções próprias de um sintagma nominal resultantes de transposição de uma oração. A oração destacada é exemplo desse tipo de estrutura sintática em:
Sobre as ideias do texto, analise as afirmativas.
I. Possui linguagem literária com um tom metalinguístico, apresentando uma crônica que versa sobre o nascimento desse gênero.
II. O autor utiliza figuras modernas e pouco conhecidas para datar o nascimento da crônica, acreditando que esse gênero nasceu de conversas entre amigos.
III. Machado de Assis afirma que a crônica nasce de trivialidades, ou seja, de detalhes do cotidiano.
Está correto o que se afirma apenas em:
"Mas, leitor amigo, esse meio é mais velho ainda do que as crônicas, que apenas datam de Esdras." Assinale a alternativa que indica a forma de se reescrever essa frase do texto, alterando o seu valor original.
" manda-se um suspiro a Petrópolis, e La glace est rompue; ESTÁ COMEÇADA a crônica" o segmento destacado tem sentido equivalente ao da seguinte forma verbal: