Segundo o que prevê o Art. 54 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define, no Título IV, a organização da educação nacional.
Acerca dessa organização, é correto afirmar:
A respeito do emprego da aula de campo como prática pedagógica no ensino de Geografia para o Ensino Fundamental, assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Além de aproximar a teoria da realidade, possibilita vincular a leitura e a observação, assim como situações e ações que, associadas à problematização e à contextualização encaminhadas pelo docente, ampliam a construção do conhecimento pelo aluno.
( ) Estimula o desenvolvimento de várias inteligências, sobretudo a espacial, ou seja, a capacidade de perceber com precisão o mundo visuoespacial e de realizar transformações sobre essas percepções.
( ) Diante de alguns fatores dificultadores (como riscos à segurança, custo financeiro e indisciplina), cabe ao professor avaliar a viabilidade dessa prática – em algumas situações, ela pode não ser adequada ao perfil ou à faixa etária de uma determinada turma.
( ) Diferente de um passeio, uma aula de campo deve ser planejada nas etapas de pré-campo, campo e pós-campo, orientada por objetivos pedagógicos e conteúdos curriculares predefinidos.
( ) Dentre suas contribuições para a educação geográfica, destaca-se que: instiga os alunos à observação e à comparação, permite associar teoria e prática, favorece a contextualização dos conteúdos, estimula os alunos à análise interdisciplinar.
Assinale a sequência correta.
A respeito da taxa de fecundidade no Brasil, observe o gráfico a seguir.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
Estão corretas as afirmativas
O desenvolvimento das técnicas e a complexificação da sociedade ampliaram a capacidade interventora do homem sobre as dinâmicas da natureza, atribuindo-lhe o
papel de agente geológico-geomorfológico. No entanto, a magnitude e intensidade da ação antrópica sobre as dinâmicas da natureza variam no tempo–espaço, de
acordo com os diversos arranjos socioambientais e o nível de desenvolvimento dos diferentes grupos sociais.
SILVA, E. C. N; DIAS, M. B. G; MATHIAS, D. T. A abordagem tecnogênica: reflexões teóricas e estudos de caso. In. Quaternary and Environmental Geosciences, v. 5. n. 1. 2014, p. 1-11 (Adaptação).
A respeito da ideia de tecnógeno, assinale a alternativa incorreta.