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A teoria de aprendizagem que se fundamenta na psicologia genético-dialética, pressupõe a interação com o meio de forma interativa e dialética. Seu maior representante é

Os estudos sobre currículo discutem que o currículo escolar traduz e revela diferentes concepções de conhecimento de papéis que a escola pode exercer na vida dos estudantes.
Há teorias que julgam que as questões curriculares são meramente técnicas.
Há teorias que apontam o quanto as questões curriculares estão implicadas em questões de poder, pois as escolhas daquilo que será ensinado nas escolas influenciam uma determinada visão de mundo.
As duas perspectivas teóricas podem ser, respectivamente, definidas como

O desenvolvimento cognitivo do sujeito é marcado por ideias do senso comum que vão sendo construídas ao longo da vida, seja por experimentação, seja pela cultura ou pelo ambiente social em que se vive.
Tais ideias trazem, às vezes, concepções equivocadas, mas devem ser ressignificadas na prática educativa, uma vez que estão presentes na estrutura mental do sujeito e o ajudam a aprender.
Podemos afirmar que é a partir dessas ideias que os indivíduos interpretam o mundo inicialmente. Portanto, é na escola que esses conhecimentos do senso comum serão reinterpretados.
Considerando a concepção construtivista de ensino-aprendizagem, tais ideias são consideradas para o processo de aprender como sendo

A interdisciplinaridade pode ser assim definida:

No campo educacional, tanto no Brasil como no exterior, há muitas publicações acerca da importância da pesquisa e da reflexão para a formação de professores. Conceitos como Saber Docente (Tardif; Nóvoa; etc.) Professor Investigador (André; Ludke; etc.), Professora Pesquisadora (Alves; Garcia; Esteban), Professor Reflexivo (Reflective Practitioner; Schön) têm contribuído para a formação, tanto a inicial, como a continuada dos profissionais da educação.
A dialética ação/reflexão/ação, presente nas teorizações sobre o professor reflexivo, trabalha com a ideia de que os(as) professores(as)

Na universidade, mas não só, há produção de um conhecimento dito científico. A missão da universidade é o ensino, a pesquisa e a extensão.
A pesquisa faz avançar a área de conhecimento a qual se dedica e precisa cumprir alguns requisitos básicos. Na pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, como é o caso da Educação, um dos requisitos é

Pesquisas sugerem que, muito frequentemente, a juventude é entendida como uma condição de transitoriedade, uma fase de transição para a vida adulta (Dayrell, 2003).
Com isso, nega-se a importância das ações de seu presente.
Considerando a citação acima, reduzem-se, assim, as possibilidades de se fazer da escola um espaço de formação para

Segundo o artigo 6º das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, serão adotados como estruturadores dos currículos do ensino médio, os princípios de

“Trata-se de uma sistemática de organização do trabalho pedagógico que se expressa em um quadro de horário, no qual temos um professor designado para uma turma, em um dado horário e em determinado espaço, para ministrar um conjunto de conteúdos previamente definidos no currículo, [e que tais conteúdos] podem fazer referência a um dado conhecimento acadêmico (História, Matemática, Química). (...) Há toda uma tradição de conceber o currículo como centrado nas disciplinas ou matérias escolares, concebendo-as como construções pedagógicas...” (Macedo e Lopes, 2011) O parágrafo acima se refere a uma organização curricular

O Plano de uma instituição escolar apresenta sua filosofia, um marco referencial. Podemos também chamá-lo de Projeto Político Pedagógico.
A afirmação acima indica que a ação educativa não é

A formação básica ou inicial de professores, ao contrário da formação continuada, é oferecida por I. cursos superiores de Pedagogia;
II. licenciaturas do ensino superior;
III. cursos oferecidos pelas secretarias de educação;
IV. cursos de nível médio oferecidos pelos Institutos Superiores de Educação;
V. Programas do Ministério da Educação, como Pro Infantil e Pro Formação. São corretos apenas os itens

Uma instituição educativa precisa contemplar em seu plano institucional, ações que integrem a formação continuada de seus docentes. Para tal, podem-se considerar os ambientes de aprendizagem cooperativa e organizacional apoiados por programas virtuais via internet, pois são ambientes que

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