Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 36 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q65259

Tendo em vista o disposto na Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF), assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q65350

Um sistema predial de água fria é composto por reservatórios, equipamentos hidráulicos e tubulações. Os equipamentos hidráulicos são os aparelhos que devem fornecer energia ao sistema para o transporte de água em um sentido contrário ao da gravidade. As tubulações são um conjunto de componentes formado de tubos, conexões, registros e válvulas. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa que apresenta o tipo de válvula cuja função é permitir a descarga de água em um dado ponto da tubulação, sempre que a pressão em seu interior atingir um determinado limite máximo.

Carregando...
Q65355

Acerca das características do concreto armado, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q65362

Para identificar pela cor qualquer condutor isolado utilizado como neutro, deve ser utilizada na isolação a coloração

Carregando...
Q65367

Para se decidir o grau de proteção conferido à população com a construção das obras de drenagem, devese determinar a vazão de projeto. Deve-se, também, conhecer a probabilidade P de o valor de uma determinada vazão ser igualado ou superado em um ano qualquer. A vazão de projeto é imposta de tal forma que sua probabilidade P não exceda um determinado valor préestabelecido. Uma vez que a sociedade, através de seus representantes, é que deve decidir o risco aceitável pela comunidade e o quanto ela está disposta a pagar pela proteção conferida pelas obras, a escolha do período de retorno é um critério definido em esferas políticas.

É difícil avaliar os danos resultantes de uma inundação, principalmente quando esses danos não passam de mero transtorno. Os prejuízos decorrentes de inundações (mesmo que frequentes) de sarjetas e cruzamentos em áreas residenciais podem até mesmo ser desprezíveis, se o acúmulo de água durar pouco de cada vez. Já em uma zona comercial, esse mesmo tipo de ocorrência pode causar transtornos mensuráveis. Em alguns casos, a disposição e possibilidade da população beneficiária em financiar as obras por meio de tributos é que acaba definindo o projeto.

Antonio Cardoso Neto. Sistemas Urbanos de Drenagem.
Internet: .

Com base nos conhecimentos a respeito de drenagem urbana, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q65374

Acerca das normas e conceitos estabelecidos pela NR-06, assinale a alternativa incorreta.

Carregando...
Q65379

Podem ser perfeitamente caracterizados e quantificados a cada serviço, sendo apropriados aos produtos conforme o consumo realizado, os custos

Carregando...
Q65255

De acordo com a Resolução n.° 456/2000 da ANEEL, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q65351

As edificações, para se tornarem habitáveis, precisam de elementos que permitam ventilação, iluminação e ainda garantam segurança e acesso de pessoas. As esquadrias cumprem essas funções, fechando vãos existentes nas construções. Acerca dos tipos de esquadrias, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q65356

Texto V, para responder às questões 37 e 38.

A Norma Regulamentadora NR 10 - Segurança em
Instalações e Serviços em Eletricidade estabelece os
requisitos e condições mínimas objetivando a implementação
de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a
garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta
ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e
serviços com eletricidade. Esta NR se aplica às fases de
geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as
etapas de projeto, construção, montagem, operação,
manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos
realizados nas suas proximidades, observando-se as normas
técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e,
na ausência ou omissão destas, as normas internacionais
cabíveis.

Texto extraído da NR-10.

De acordo com os requisitos e condições mínimas estabelecidos pela NR 10, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q65363

O Golpe de Aríete é um fenômeno que ocorre em sistemas hidráulicos quando uma válvula, torneira ou outro elemento é fechado bruscamente, gerando ondas de sobrepressão que percorrem a rede hidráulica em elevada velocidade até desaparecerem. As ondas de sobrepressão são ocasionadas pela transformação da energia cinética do fluxo de água em energia de pressão. Ruídos característicos semelhantes a golpes acompanham o evento, tendo surgido deste fato o nome do fenômeno.



O ruído provocado pelos golpes sucessivos não é prejudicial, causando apenas desconforto aos usuários, mas o choque hidráulico pode causar rompimento de tubulações (caso a pressão de ruptura seja ultrapassada); microfissuramento de tubulações plásticas que podem evoluir para trincas e fissuras; e enfraquecimento de juntas, dando origem a vazamentos.



Assinale a alternativa que não representa uma forma de prevenir ou atenuar o Golpe de Aríete em uma rede de tubulações.

Carregando...
Q65368

Em uma determinada licitação em que a administração pública havia publicado em edital o máximo preço que se propunha a pagar, foram adotados os seguintes procedimentos:

1) foram abertos os envelopes com as propostas técnicas exclusivamente dos licitantes previamente qualificados e feitas então a avaliação e a classificação dessas propostas de acordo com os critérios pertinentes e adequados ao objeto licitado, definidos com clareza e objetividade no instrumento convocatório e que consideraram a capacitação e a experiência do proponente, a qualidade técnica da proposta, compreendendo metodologia, organização, tecnologias e recursos materiais a serem utilizados nos trabalhos, e a qualificação das equipes técnicas a serem mobilizadas para a sua execução;
2) uma vez classificadas as propostas técnicas, procedeu-se à abertura das propostas de preço dos licitantes que tivessem atingido a valorização mínima estabelecida no instrumento convocatório e à negociação das condições propostas, com a proponente mais bem classificada, com base nos orçamentos detalhados apresentados e respectivos preços unitários e tendo como referência o limite representado pela proposta de menor preço entre os licitantes que obtiveram a valorização mínima;
3) tendo havido impasse na negociação anterior, procedimento idêntico foi adotado, sucessivamente, com as demais proponentes, pela ordem de classificação, até a consecução de acordo para a contratação;
4) os licitantes que não forem preliminarmente habilitados ou que não obtiverem a valorização mínima estabelecida para a proposta técnica receberam de volta suas propostas de preços intactas.

A licitação descrita nos procedimentos acima é do tipo

Carregando...
Q65370

As figuras a seguir representam três tipos de chuvas diferentes.

Imagem 005.jpg

A partir da análise das figuras e dos conceitos acerca de hidrologia, assinale a alternativa incorreta.

Carregando...
Q65375

O documento que apresenta a previsão da quantidade de produção e de desembolsos ao longo do tempo de execução de uma obra é

Carregando...
Q65364

Sondagens e ensaios

As investigações geotécnicas são tão importantes para a obra como, por exemplo, o levantamento topográfico. Sem conhecer o solo, grandes erros podem ser cometidos, levando uma obra à falência. Para melhor conhecer o solo, existe um amplo espectro de sondagens e ensaios que devem ser escolhidos e utilizados conforme a situação da obra e do terreno.

Standard Penetration Test (SPT)

O SPT é, por enquanto, a sondagem mais utilizada no Brasil. É uma sondagem de reconhecimento do solo, criado para coletar amostras. O amostrador de SPT desce através de cravação, deixando um martelo de 65 kg cair 75 cm. O número N, a quantidade de golpes, passou a ser utilizado para obter uma aproximação da resistência do solo.

Internet: (com adaptações).

Em uma sondagem, em determinado trecho do terreno, foram necessários 6 golpes para cravar o amostrador 15 cm no terreno. Em seguida, aplicaram-se 7 golpes para cravar o amostrador mais 15 cm. Foram requeridos 9 golpes, para cravar os últimos 15 cm. O número N apresentado no laudo de sondagem para este trecho foi igual a

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) D
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) D
  • 8) E
  • 9) C
  • 10) E
  • 11) B
  • 12) B
  • 13) E
  • 14) E
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282