Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 17 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d

Segundo Candau (2002), um grande desafio para os educadores, diante dos novos cenários da sociedade contemporânea, é articular igualdade e diferença à base cultural comum e expressões da pluralidade social e cultural.
Analise as seguintes afirmativas sobre cidadania, pluralidade cultural e educação.
I. O papel de formadora de identidades, sejam estas individuais, sociais e culturais, tem sido um dos trunfos da legitimação da escola.
II. A percepção da escola como espaço sociocultural possibilita pensar o processo educativo escolar como sendo heterogêneo, produto da ação recíproca entre sujeito e instituição e capaz de reconhecer e incorporar a diversidade no desenvolvimento dos educandos como sujeitos socioculturais.
III. No mundo de hoje, há uma grande igualdade, não só do acesso, mas também do uso que se faz do conhecimento.
A partir dessa análise, pode–se concluir que estão CORRETAS

Para Cunha (2004), o desenvolvimento do ensino superior se dá por um processo

desigual e combinado de diversos setores.

Analise as seguintes afirmativas sobre o ensino superior no Brasil.

I. Não são mencionados os exames (concursos) vestibulares na Lei de Diretrizes e

Base/96, porém é feita referência à aprovação em processos seletivos e à exigência

de conclusão do ensino médio como condições para um candidato ser admitido a

qualquer curso de graduação.

II. As universidades devem cumprir requisitos específicos, relativos à qualificação e

dedicação dos docentes: dois terços deles devem ter títulos de pós–graduação de

mestre ou de doutor; um terço deve atuar na instituição em tempo integral.

III. As instituições de ensino superior brasileiras oferecem cursos de graduação, de

pós–graduação e de extensão como também cursos sequenciais.

A partir dessa análise, pode–se concluir que estão CORRETAS

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282