Segundo Candau (2002), um grande desafio para os educadores, diante dos novos
cenários da sociedade contemporânea, é articular igualdade e diferença à base cultural
comum e expressões da pluralidade social e cultural.
Analise as seguintes afirmativas sobre cidadania, pluralidade cultural e educação.
I. O papel de formadora de identidades, sejam estas individuais, sociais e culturais,
tem sido um dos trunfos da legitimação da escola.
II. A percepção da escola como espaço sociocultural possibilita pensar o processo
educativo escolar como sendo heterogêneo, produto da ação recíproca entre sujeito
e instituição e capaz de reconhecer e incorporar a diversidade no desenvolvimento
dos educandos como sujeitos socioculturais.
III. No mundo de hoje, há uma grande igualdade, não só do acesso, mas também do
uso que se faz do conhecimento.
A partir dessa análise, pode–se concluir que estão CORRETAS
Para Cunha (2004), o desenvolvimento do ensino superior se dá por um processo
desigual e combinado de diversos setores.
Analise as seguintes afirmativas sobre o ensino superior no Brasil.
I. Não são mencionados os exames (concursos) vestibulares na Lei de Diretrizes e
Base/96, porém é feita referência à aprovação em processos seletivos e à exigência
de conclusão do ensino médio como condições para um candidato ser admitido a
qualquer curso de graduação.
II. As universidades devem cumprir requisitos específicos, relativos à qualificação e
dedicação dos docentes: dois terços deles devem ter títulos de pós–graduação de
mestre ou de doutor; um terço deve atuar na instituição em tempo integral.
III. As instituições de ensino superior brasileiras oferecem cursos de graduação, de
pós–graduação e de extensão como também cursos sequenciais.
A partir dessa análise, pode–se concluir que estão CORRETAS