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Em seu livro "O cativeiro da terra", José de Souza (1979) Martins faz algumas afirmações

bastante provocativas sobre o regime de colonato estabelecido nas fazendas de café em

São Paulo, após a Abolição da Escravatura. Afirma ele que "A questão da transformação

das relações de produção foi remetida, pois, ao terreno cediço do falso argumento de que,

não sendo formalmente feudais, seriam formalmente capitalistas as relações de produção

posteriores ao escravismo e amplamente vigentes, ainda hoje, em muitos setores

econômicos e regiões do país" e ainda que "o colono não era um trabalhador individual,

mas sim um trabalhador familiar. É, porém, a produção direta dos meios de vida com base

no trabalho familiar que impossibilita definir essas relações como relações capitalistas de

produção". A dificuldade de compreender o papel do colonato na transição do trabalho

escravo para o trabalho livre no Brasil, por parte de alguns pesquisadores que seguiam

um determinado paradigma teórico, devia–se a uma certa teleologia presente nas

concepções mais ortodoxas desse paradigma, que os levaria a não conseguir perceber as

inúmeras possibilidades de "produção capitalista de relações não capitalistas de

produção".

Com esse debate, José de Souza Martins antecipa uma tensão que hoje está por traz da

crise atual de qual paradigma da Sociologia?

Luiz Carlos Bresser Pereira adota uma classificação socioeconômica dos agentes

econômicos com três categorias. São elas:

Sobre a sociologia da educação francesa de Pierre Bourdieu (1998), é INCORRETO

afirmar que

Uma das diferenças do trabalho de Nicolau Maquiavel em relação aos conhecimentos

pré–científicos anterior ao Renascimento é que ele

A dominação é definida por Weber como a probabilidade de que certos comandos (ou

todos os comandos) serão obedecidos por um determinado grupo de pessoas. Essa

dominação exige certo tipo de legitimidade e autoridade.

São tipos puros de dominação, EXCETO:

Segundo Durkheim, a primeira regra, ao se estudarem os fatos sociais, é tratá–los como

“coisas".

Sendo os fatos sociais “coisas", é CORRETO afirmar que os fatos sociais

De acordo com Adam Smith, o desenvolvimento da divisão do trabalho produz uma

sociedade cada vez mais complexa e heterogênea. Tal complexidade e heterogeneidade

reduzem a capacidade do indivíduo em satisfazer suas necessidades a partir da própria

produção de bens e serviços, exigindo, com isso, uma intensa relação de troca.

Essa relação de troca, em uma realidade com profunda divisão do trabalho, estava

baseada no

Na década de l960, no Brasil, vários programas de educação destacavam–se, dentre eles

o Movimento de Educação de Base (ME(B), os movimentos de cultura popular (MCPs), os

Centros Populares de Cultura (CPCs) e o Programa Nacional de Alfabetização.

Sobre esses programas de educação, é CORRETO afirmar que tinham em comum

Durkheim, no prefácio da segunda edição de “As Regras do Método Sociológico", tenta

esclarecer algumas dúvidas a respeito de seu conceito de “Fatos Sociais", dúvidas

expressas em algumas críticas recebidas. Para tentar melhor esclarecer esse conceito,

ele diz que há uma palavra (contanto que se estenda um pouco sua acepção ordinária)

que exprime bastante bem o que ele quis dizer com “fatos sociais".

São expressões dessa sinonímia sugerida por Durkheim, EXCETO:

Em seu livro "O cativeiro da terra", José de Souza Martins demonstra que as teorias e as

pesquisas sociológicas podem ser usadas para entender que campo da atividade humana

é a

De acordo com Anthony Giddens, para analisar a modernidade, é preciso destacar as

descontinuidades que demarcam a separação entre as instituições sociais modernas das

ordens sociais tradicionais.

São características que identificam essas descontinuidades, EXCETO:

De acordo com Durkheim, os fatos sociais existem independentemente da vontade do

observador.

São características da natureza dos fatos sociais, EXCETO:

O tipo ideal é uma construção do objeto de investigação. Na realidade, ele não existe,

mas serve de parâmetro para a condução do pesquisador no mundo real de sua pesquisa.

Assinale a alternativa em que é apresentada uma característica do tipo ideal.

Em junho de 1865, Marx publicou informes nas sessões do Conselho Geral da

Associação Internacional dos Trabalhadores. Eles foram publicados pela primeira vez em

Londres, em 1898. Ali, ele trata, dentre outras coisas, da questão do valor das

mercadorias.

Analise as afirmativas a seguir sobre essa questão e assinale a alternativa CORRETA.

Para Luiz Carlos Bresser Pereira, a "etapa contemporânea" da sociedade brasileira tem

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