Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 60 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Segundo as Orientações curriculares para o ensino médio. Linguagens, códigos e suas

tecnologias, a linguagem na comunicação mediada pelo computador oferece exemplos de

novos usos de linguagem que devem ser considerados na prática do ensino de espanhol

ou de qualquer outra língua.

Relacione os principias conceitos envolvidos na recontextualização do conceito de

linguagem, que nasce a partir da entrada desses novos usos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Leia o texto e responda a pergunta.

"Assim é; porque já vos disse que o Brasil era a academia aonde se aprendia o bom falar,

e isto baste por agora acerca dos brancos; porque temos muito que dizer dos costumes

do gentio da terra. Primeiramente este gentio não tem rei a que obedeça e somente elege

alguns principais, aos quais reconhecem alguma superioridade, principalmente nas coisas

da guerra, porque nas outras fazem o que lhes parece melhor."

BRANDÃO, Ambrósio Fernandes. Diálogos das Grandezas do Brasil (1618). Rio de Janeiro: Edições de

Ouro, 1968

Tomando como base o trecho selecionado e os conhecimentos em História da literatura

brasileira, é CORRETO afirmar, acerca do texto “Diálogos das Grandezas do Brasil",

escrito em 1618 por Ambrósio Fernandes Brandão,

Levando em consideração as diferenças de sentido e função atribuídas à literatura ao longo da modernidade, analise as seguintes afirmativas em relação ao texto acima, e assinale com V as verdadeiras ou F as falsas. ( ) Chama–se a atenção para a possibilidade de utilização de eventos da vida comum como material privilegiado para a composição literária.
( ) Os romancistas devem preferir sempre grandes heróis em detrimento de personagens baseados em figuras anônimas e eventos cotidianos.
( ) A função do romance e do romancista é mostrar realizações intelectuais e artísticas de figuras que são responsáveis pelos grandes feitos.
( ) O romancista que atentar para acontecimentos anônimos e personagens comuns pode extrair deles um gênero de tragédia especifico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA

No texto acima, as expressões “por baixo da calçada e meio a contrapelo”, indicam, respectivamente circunstâncias de:

La ordenación de los rectángulos que corresponde al orden del texto es

Lea la oración extraída del texto y conteste la pregunta. Los jóvenes leen cada vez menos y los que compran libros es porque en los colegios se lo piden.
Los términos destacados se refieren, respectivamente, a

Fíjese en los dos términos extraídos del texto: distancia; nostalgia.
Respecto a los esquemas léxicos acentuales, ES CORRECTO afirmar que:

Analice la frase extraída del texto: “Bueno, yo no porque soy mi propio jefe, me autocomería y desaparecería.” En ella, el uso de los verbos en condicional se justifican porque:

Analice los fragmentos de dos canciones a continuación:


Respecto a las estructuras sintácticas de las oraciones con el verbo gostar/gustar, ES

CORRECTO afirmar que:

De acuerdo con Reyes (1995:8) “Citar es reproducir otro discurso, o un aspecto o parte de otro discurso, en el propio”. En esta perspectiva, las gramáticas suelen distinguir tres mecanismos de cita: el discurso directo, el discurso indirecto y el discurso indirecto libre.
REYES, G. Los Procedimientos de cita: el estilo directo y el estilo indirecto. 2. ed. Madrid: Arco Libros, 1995
De acuerdo con la argumentación desarrollada por la autora, analice las siguientes afirmativas sobre la estructura sintáctica del estilo indirecto y señale la opción INCORRECTA.

De acuerdo con los principios del análisis contrastivo expuestos en el libro de Baralo La

adquisición del español como lengua extranjera (2004:35), los errores de la interlengua

resultan de la interferencia de los hábitos de la lengua materna, es decir, de la

transferencia de sus estructuras y peculiaridades a la lengua meta.

Según el Análisis de Errores, modelo de investigación de adquisición basado en la

lingüística chomskiana y en las teorías cognitivas y mentalistas de aprendizaje, el

presupuesto teórico del que parte el análisis contrastivo es fallo puesto que

De acuerdo con Baralo (1999:55),”Una teoría general de la adquisición de lenguas extranjeras tiene que ser capaz de explicar el proceso de adquisición de todas los aprendientes, con sus variantes personales en una variedad de contextos.”
BARALO, M. (1999). La adquisición del español como lengua extranjera – Cuadernos de Didáctica del Español/LE. Madrid: Arco Libros, S.L.
Dentro de esa perspectiva, la autora presenta dos enfoques para postular una teoría del aprendizaje: el enfoque deductivo y el enfoque inductivo.
Analice las afirmativas sobre cómo se desarrolla el enfoque inductivo y señale la INCORRECTA.

Segundo as Orientações curriculares, devido à existência de conflitos de objetivos no que se refere ao ensino de língua estrangeira nos cursos regulares no Brasil, faz–se necessária uma discussão sobre os mesmos. Com base no documento citado anteriormente, analise as afirmativas sobre os objetivos do ensino de língua estrangeira no Brasil e marque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) Enforcar o conteúdo e enfatizar os objetivos linguísticos e instrumentais da língua, tendo como fim a comunicação.
( ) Fomentar o conhecimento de formas heterogêneas de linguagens para além daquelas oriundas da comunidade linguística de origem.
( ) Demonstrar a existência de múltiplas formas de organização, categorização e expressão da experiência humana através da linguagem.
( ) Reforçar os conteúdos aprendidos pelos estudantes em cursos de livres como forma de motivar o aprendizado.
( ) Fazer com que aluno tenha sensibilidade lingüística para refletir sobre as características da língua estrangeira em relação à sua língua materna.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Leia atentamente o texto abaixo: “Contra o mundo reversível e as ideias objetivadas. Cadaverizadas. O stop do pensamento que é dinâmico. O indivíduo vítima do sistema. Fonte das injustiças clássicas.
Das injustiças românticas. E o esquecimento das conquistas interiores.
Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros.
O instinto Caraíba.
Morte e vida das hipóteses. Da equação eu parte do Cosmos ao axioma Cosmos parte do eu. Subsistência. Conhecimento. Antropofagia.
Contra as elites vegetais. Em comunicação com o solo.”
ANDRADE, Oswald de. Manifesto Antropófago. Revista de Antropofagia, número 01, maio de 1928
Disponível em: Disponível em http://www.ufrgs.br/cdrom/oandrade/oandrade.pdf. Acesso em 14/03/14
O trecho acima foi retirado do Manifesto Antropófago, feito por Oswald de Andrade para marcar a posição dos artistas modernistas em relação aos procedimentos até então adotados pelos artistas no Brasil.
A partir da leitura do trecho e considerando os conhecimentos em Literatura Brasileira é CORRETO afirmar que

De acordo com o texto, os crimes da supercivilização seriam:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282