Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d

Uma amostra não estatística pode ser adequada quando o auditor está inspecionando relatóriosresumos que possam fornecer evidências de eficácia de controles gerais, de procedimentos de follow-up manuais ou gerenciais. Analise as afirmações sobre os passos (procedimentos) necessários para a construção de um plano de amostragem não estatística. I.A população é definida pelo controle interno de interesse e representa todas as situações em que o controle deve ser executado; e a unidade de amostragem representa a forma como o auditor identifica o desempenho dos controles internos de interesse. II.Os principais determinantes do tamanho da amostra não estatística são o risco de avaliação do ‘risco de controle em nível baixo demais’, a taxa aceitável de desvios, e a taxa esperada de desvios da população, para cada controle. III.A taxa aceitável de desvios é a taxa máxima de não atendimento a um controle que o auditor está disposto a aceitar, sem alterar o risco de controle planejado, por isso ao planejar testes de controle e antes de avaliar evidências, o auditor determina quantos desvios de controle são aceitáveis. A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas.

A amostragem clássica de variáveis utiliza a distribuição normal para avaliar as características de uma população, com base nos resultados de uma amostra dela extraída. Essa abordagem pode ser útil quando o objetivo de auditoria relaciona-se com possíveis sub ou superavaliações de um saldo de conta e em outras circunstâncias em que a amostragem de probabilidade proporcional ao tamanho não é adequada ou eficiente do ponto de vista de custos. Analise as afirmações sobre três técnicas que podem ser utilizadas em amostragem clássica de variáveis. I.A estratificação aumenta significativamente o tamanho da amostra no método de estimação de média por unidade. II.Na amostragem de estimação de diferença, calcula-se a diferença entre o valor de cada item da amostra e o correspondente valor contábil. III.O valor monetário total (i.e. a população), na amostragem sistemática, é dividido em intervalos iguais e uma unidade lógica é escolhida em cada intervalo. A partir desta análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas.

Um entendimento suficiente dos controles internos deve ser obtido para que o auditor planeje a auditoria e determine a natureza, a época de realização e a extensão dos testes a serem realizados. Considerando a importância, os princípios, os componentes e a avaliação dos controles internos, assinale com V diante das assertivas verdadeiras e com F diante das assertivas falsas. ( ) A avaliação do sistema de controle interno é composta por duas atividades interrelacionadas: determinação de erros ou irregularidades que podem ocorrer no dia-a-dia da empresa e verificação se o sistema atual de controle interno implantado na empresa está preparado para prevenir prontamente esses erros ou irregularidades. ( ) A importância dos controles internos para as organizações pode ser justificada pela necessidade de as informações financeiras para a tomada de decisão serem confiáveis, assim como pela necessidade de se ter garantias de que todos os funcionários estejam trabalhando de forma a alcançar os objetivos organizacionais. ( ) Dentre os princípios dos controles internos, podem ser citados os seguintes: segregação de funções, confronto de ativos com os registros contábeis, acesso controlado/limitados aos ativos, definição de responsabilidades aos funcionários, manualização das rotinas internas de trabalho, treinamento e rodízio de funcionários e auditoria interna. ( ) Os controles internos podem ser apresentados como sendo formados por um processo sequencial de cinco componentes independentes: ambiente de controle, avaliação de risco, atividades de controle, informação e comunicação, e monitoração, processo que compreende a avaliação da qualidade do desempenho dos controles internos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Risco de auditoria é o risco de que o auditor possa, inadvertidamente, não modificar de forma adequada seu relatório sobre as demonstrações contábeis que contém classificações indevidas ou erros considerados relevantes. Analise as seguintes afirmativas sobre os componentes do risco de auditoria. I.O risco de controle é o risco de que controles internos não detectem ou impeçam erros ou irregularidades relevantes nas demonstrações contábeis, enquanto o risco de detalhes é o risco de que erros ou irregularidades relevantes não sejam descobertos por testes de detalhes. II.O risco de amostragem relaciona-se com a possibilidade de que uma amostra, adequadamente coletada, não seja representativa da população, levando o auditor a uma conclusão diferente daquela que teria se examinasse toda a população. III.O risco de detecção é o risco de que o auditor não detecte um erro ou classificação indevida relevante em uma afirmação. Pode ser expresso como uma combinação do risco de procedimentos de revisão analítica e do risco de testes de detalhes. A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas.

Os procedimentos de auditoria podem ser divididos em três categorias: procedimentos para entender o negócio e os controles internos do cliente, testes de controle e testes substantivos. Analise as afirmações em relação a essas três categorias de procedimentos de auditoria. I.Para entender o negócio da empresa cliente, o auditor precisa adotar procedimentos para o entendimento do setor de atividades da empresa cliente e para o entendimento dos fatores competitivos do setor de atividades e das empresas de melhor desempenho que operam neste setor. II.Os testes substantivos fornecem evidências da adequação das afirmações da administração da empresa cliente que estão expressas nas demonstrações financeiras (contábeis) e consistem em procedimentos de revisão analítica, testes de detalhes de transações e testes de detalhes de saldos. III.Os testes de controle dependem da estratégia de auditoria estabelecida pelo auditor, incluem técnicas de auditoria computadorizadas e questionamentos a empregados da empresa cliente dentre outros, e, seus resultados fornecem evidência da eficácia do funcionamento dos controles internos. A partir desta análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282