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O processo de mudança organizacional possui diferentes

aspectos. Mintzberg (2006) utiliza a figura do cubo para

caracterizar este processo. As faces do cubo mostram as duas

principais dimensões da mudança, a estratégia e a

organização. Acima e abaixo do cubo estão os níveis em que

pode haver mudança, que vai desde uma mudança conceitual,

das posições estratégicas e estrutura da organização,

localizada no topo do cubo, até mudanças concretas, conforme

figura abaixo.

Constituem a dimensão Organização, do nível concreto para

o conceitual, os seguintes elementos:

A figura abaixo representa o modelo geral de programas

governamentais, com seus componentes. Para cada

componente do modelo aplica–se um tipo de avaliação.

Considerando a numeração entre parênteses no interior da

figura, a relação correta dos tipos de avaliação

correspondentes aos componentes do modelo é:

Para fins contábeis, quanto ao impacto na situação

patrimonial, a despesa pode ser efetiva ou não efetiva,

constituindo respectivamente fato contábil:



I – modificativo diminutivo e aumentativo.

II – modificativo aumentativo e permutativo.

III – modificativo diminutivo e permutativo.



Das afirmativas acima pode–se dizer que:

No fim do exercício, as despesas orçamentárias

empenhadas e não pagas serão inscritas com a seguinte

classificação:

Tendo como referência a Norma Brasileira de Contabilidade,

o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos

todos os seus passivos representa:

Nas empresas, o lucro é a principal medida de desempenho, enquanto nas instituições é o custo. Com relação à gestão de custos aplicada ao setor público em concordância com o Manual de contabilidade aplicada ao setor público Parte II, analise as afirmativas a seguir:

I – A comparabilidade é condição essencial para subsídio do processo de tomada de decisão pelos gestores e acompanhamento da informação de custos pelos órgãos de controle.
II – O subsistema de custos – coleta, processa e apura, por meio de sistema próprio, os custos da gestão de políticas públicas, gerando relatórios que subsidiam a administração.
III – O subsistema de custo não auxilia a melhoria do processo de accoutanbility pelo setor público.
Das afirmativas acima:

De acordo com a estrutura básica do PCASP, as contas de controle da execução do planejamento e orçamento encontram–se no nível de classe/grupo:

Com base nas contas do PCASP, a previsão de receita é feita com o seguinte lançamento:

Segundo Carlos Matus (1996), a ação de um governo se articula em três vértices de um sistema complexo, constituído pelo projeto de governo, pela governabilidade e pela capacidade de governo. O planejamento estratégico constitui um dos principais instrumentos para elevar a capacidade de governo e para tanto o desenho do programa direcional é chave para o sucesso do plano. Para Matus, a direcionalidade do plano é marcada por três variáveis principais:

Os três blocos principais de implantação da Gestão

Matricial por Resultados, ou Governança Matricial (Martins e

Marini, 2010), são a construção da agenda estratégica, o

alinhamento da arquitetura organizacional implementadora

e a implantação de mecanismos de monitoramento e

avaliação. NÃO constitui uma das ações contidas na

construção da agenda estratégica:

A abordagem da Criação de Valor Público, desenvolvida

por Mark Moore (2003), busca responder a questão sobre

como devem os gerentes públicos pensar e fazer para criar

valor público a partir de três tipos de enfoques:

estabelecimento de uma filosofia de gestão pública (o que

devemos esperar dos gerentes públicos), estabelecimento de

estruturas de diagnóstico (para guiar os gerentes) e a

identificação de tipos especiais de intervenção (para explorar

o potencial dos cenários políticos). O modelo utiliza a imagem

de um triângulo – triângulo estratégico – que destaca três

aspectos fundamentais para a criação de valor público:

Das diversas definições e modelos sobre políticas públicas,

avalie se podemos extrair e sintetizar seus elementos principais

nas afirmativas a seguir:



I – A política pública permite distinguir entre o que o governo

pretende fazer e o que, de fato, faz.

II – A política pública envolve vários atores e níveis de decisão,

embora seja materializada através dos governos, e não

necessariamente se restringe a participantes formais, já que

os informais são também importantes.

III – A política pública é abrangente e não se limita a leis e regras.

IV – A política pública é uma ação intencional, com objetivos a

serem alcançados.

V – A política pública, embora tenha impactos no curto prazo, é

uma política de longo prazo.



Assinale:

Para fins contábeis, quanto ao impacto na situação

patrimonial, a receita pode ser efetiva ou não efetiva,

constituindo respectivamente fato contábil:



I – modificativo aumentativo e permutativo.

II – modificativo diminutivo e aumentativo.

III – permutativo e modificativo diminutivo.



Das afirmativas acima pode–se dizer que:

De acordo com a classificação, o empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez é chamado de:

Um dos princípios da contabilidade determina a adoção

do menor valor para os componentes do ativo e do maior para

os do passivo, sempre que se apresentem alternativas

igualmente válidas para a quantificação das mutações

patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. A esse princípio

denominamos:

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