O processo de mudança organizacional possui diferentes
aspectos. Mintzberg (2006) utiliza a figura do cubo para
caracterizar este processo. As faces do cubo mostram as duas
principais dimensões da mudança, a estratégia e a
organização. Acima e abaixo do cubo estão os níveis em que
pode haver mudança, que vai desde uma mudança conceitual,
das posições estratégicas e estrutura da organização,
localizada no topo do cubo, até mudanças concretas, conforme
figura abaixo.
Constituem a dimensão Organização, do nível concreto para
o conceitual, os seguintes elementos:
A figura abaixo representa o modelo geral de programas
governamentais, com seus componentes. Para cada
componente do modelo aplica–se um tipo de avaliação.
Considerando a numeração entre parênteses no interior da
figura, a relação correta dos tipos de avaliação
correspondentes aos componentes do modelo é:
Para fins contábeis, quanto ao impacto na situação
patrimonial, a despesa pode ser efetiva ou não efetiva,
constituindo respectivamente fato contábil:
I – modificativo diminutivo e aumentativo.
II – modificativo aumentativo e permutativo.
III – modificativo diminutivo e permutativo.
Das afirmativas acima pode–se dizer que:
No fim do exercício, as despesas orçamentárias
empenhadas e não pagas serão inscritas com a seguinte
classificação:
Tendo como referência a Norma Brasileira de Contabilidade,
o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos
todos os seus passivos representa:
Nas empresas, o lucro é a principal medida de desempenho, enquanto nas instituições é o custo. Com relação à gestão de custos aplicada ao setor público em concordância com o Manual de contabilidade aplicada ao setor público Parte II, analise as afirmativas a seguir:
I – A comparabilidade é condição essencial para subsídio do processo de tomada de decisão pelos gestores e acompanhamento da informação de custos pelos órgãos de controle.
II – O subsistema de custos – coleta, processa e apura, por meio de sistema próprio, os custos da gestão de políticas públicas, gerando relatórios que subsidiam a administração.
III – O subsistema de custo não auxilia a melhoria do processo de accoutanbility pelo setor público.
Das afirmativas acima:
De acordo com a estrutura básica do PCASP, as contas de controle da execução do planejamento e orçamento encontram–se no nível de classe/grupo:
Com base nas contas do PCASP, a previsão de receita é feita com o seguinte lançamento:
Segundo Carlos Matus (1996), a ação de um governo se articula em três vértices de um sistema complexo, constituído pelo projeto de governo, pela governabilidade e pela capacidade de governo. O planejamento estratégico constitui um dos principais instrumentos para elevar a capacidade de governo e para tanto o desenho do programa direcional é chave para o sucesso do plano. Para Matus, a direcionalidade do plano é marcada por três variáveis principais:
Os três blocos principais de implantação da Gestão
Matricial por Resultados, ou Governança Matricial (Martins e
Marini, 2010), são a construção da agenda estratégica, o
alinhamento da arquitetura organizacional implementadora
e a implantação de mecanismos de monitoramento e
avaliação. NÃO constitui uma das ações contidas na
construção da agenda estratégica:
A abordagem da Criação de Valor Público, desenvolvida
por Mark Moore (2003), busca responder a questão sobre
como devem os gerentes públicos pensar e fazer para criar
valor público a partir de três tipos de enfoques:
estabelecimento de uma filosofia de gestão pública (o que
devemos esperar dos gerentes públicos), estabelecimento de
estruturas de diagnóstico (para guiar os gerentes) e a
identificação de tipos especiais de intervenção (para explorar
o potencial dos cenários políticos). O modelo utiliza a imagem
de um triângulo – triângulo estratégico – que destaca três
aspectos fundamentais para a criação de valor público:
Das diversas definições e modelos sobre políticas públicas,
avalie se podemos extrair e sintetizar seus elementos principais
nas afirmativas a seguir:
I – A política pública permite distinguir entre o que o governo
pretende fazer e o que, de fato, faz.
II – A política pública envolve vários atores e níveis de decisão,
embora seja materializada através dos governos, e não
necessariamente se restringe a participantes formais, já que
os informais são também importantes.
III – A política pública é abrangente e não se limita a leis e regras.
IV – A política pública é uma ação intencional, com objetivos a
serem alcançados.
V – A política pública, embora tenha impactos no curto prazo, é
uma política de longo prazo.
Assinale:
Para fins contábeis, quanto ao impacto na situação
patrimonial, a receita pode ser efetiva ou não efetiva,
constituindo respectivamente fato contábil:
I – modificativo aumentativo e permutativo.
II – modificativo diminutivo e aumentativo.
III – permutativo e modificativo diminutivo.
Das afirmativas acima pode–se dizer que:
De acordo com a classificação, o empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez é chamado de:
Um dos princípios da contabilidade determina a adoção
do menor valor para os componentes do ativo e do maior para
os do passivo, sempre que se apresentem alternativas
igualmente válidas para a quantificação das mutações
patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. A esse princípio
denominamos: