O genebrino Jean Jacques Rousseau foi um dos precursores do romantismo, questionando e denunciando os fundamentos da civilização moderna. Como outros pensadores de sua época, Rousseau criou a hipótese do homem no seu estado de natureza. Esse filósofo considera que:
Nos anos 1920, representantes da concepção científica de mundo se reuniram em torno do chamado Círculo de Viena, do qual partiu o movimento do positivismo lógico. Essa corrente filosófica NÃO tem como uma de suas premissas:
A reflexão ética surgiu com os gregos antigos e esteve estritamente relacionada à vida humana em sociedade. A ideia de que os princípios morais resultam de acordos e convenções sociais foi introduzida por(pelos):
Ao contrário do Iluminismo, que exalta as virtudes do mundo civilizado ou moderno, o romantismo baseou-se na visão de que a virtude e a moral se encontram na natureza. O filósofo que encarna fortemente essa ideia é:
De acordo com o art. 3º da Lei nº 11.274/2006, o Ensino Fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, tem início aos:
De acordo com o art. 5º da Resolução nº 03, de 15/06/2010, para a realização de exames de conclusão na modalidade da EJA do Ensino Fundamental, o aluno deve possuir a idade mínima de:
Assinale a opção INCORRETA quanto à concordância verbal.
A teoria de Gardner sobre as Inteligências Múltiplas alterou o cenário educacional mundial na última década. Ele afirma, em sua teoria, que uma criança que aprende a multiplicar números com certa facilidade não é necessariamente mais inteligente do que outra que tenha habilidades mais fortes em outro tipo de inteligência. Quantos tipos de inteligência Gardner identificou em suas pesquisas?
No que se refere à dimensão ética da profissão docente, Paulo Freire, em seu livro “Pedagogia da autonomia – Saberes necessários à prática educativa”, afirma que ensinar exige: