A figura abaixo mostra o ciclo de vida do gerenciamento
de serviços de TI, de acordo com a ITIL v3.
É estabelecido um modelo de melhores práticas
orientado para serviços, constituído de cinco
macroprocessos que se integram em uma
sequência lógica, cada um deles contemplando
também um conjunto de processos com objetivos
específicos. Dessa forma, os processos de portfólio
de serviços e o de gerenciamento de incidentes
fazem parte, respectivamente, dos seguintes
macroprocessos:
De acordo com o PMI/PMBOK, são cinco os grupos de gerenciamento necessários em qualquer projeto, que, por sua vez, integram processos com funções bem definidas. A seguir, são descritas atividades desenvolvidas em dois processos do grupo de gerenciamento de planejamento. I - Identificar as ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto. II - Estimar os tipos e quantidades de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos que serão necessários para realizar cada atividade. As atividades I e II correspondem aos processos denominados, respectivamente, como:
Segundo o disposto na Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, o Município é pessoa jurídica de direito público interno dotada de:
São motivos para a rescisão do contrato administrativo expressamente previstos na Lei nº 8.666/ 93 (Lei de licitações e contratos administrativos), entre outros: