A figura abaixo mostra o ciclo de vida do gerenciamento
de serviços de TI, de acordo com a ITIL v3.
É estabelecido um modelo de melhores práticas
orientado para serviços, constituído de cinco
macroprocessos que se integram em uma
sequência lógica, cada um deles contemplando
também um conjunto de processos com objetivos
específicos. Dessa forma, os processos de portfólio
de serviços e o de gerenciamento de incidentes
fazem parte, respectivamente, dos seguintes
macroprocessos:
De acordo com o Código de Administração Financeira e Contabilidade Pública do Município do Rio de Janeiro, o orçamento deve:
Os empréstimos contraídos pelos municípios com exigibilidade superior a doze meses, com a finalidade de atender a desequilíbrio orçamentário, constituem o que se denomina de:
Se nenhum engenheiro é analista, nenhum analista
é médico e algum professor é médico e engenheiro,
então pode-se concluir que necessariamente:
O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Municipal do Rio de Janeiro prevê expressamente que:
De acordo com o PMI/PMBOK, são cinco os grupos de gerenciamento necessários em qualquer projeto, que, por sua vez, integram processos com funções bem definidas. A seguir, são descritas atividades desenvolvidas em dois processos do grupo de gerenciamento de planejamento. I - Identificar as ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto. II - Estimar os tipos e quantidades de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos que serão necessários para realizar cada atividade. As atividades I e II correspondem aos processos denominados, respectivamente, como:
O Código de Administração Financeira e Contabilidade Pública do Município do Rio de Janeiro classifica como despesas de capital:
Um determinado município, no exercício financeiro de 2013, foi obrigado a realizar a aquisição de um imóvel, para dar suporte à execução de uma obra pública. De acordo com a legislação vigente, esse gasto efetuado, quanto ao grupo de natureza da despesa, deveria ter sido classificado como:
Quanto à duração dos contratos administrativos que tenham por objeto o aluguel de equipamentos e utilização de programas de informática, é possí- vel afirmar que:
A Lei de Improbidade Administrativa (8429/92), no que tange à prescrição prevê:
Com base na legislação vigente, corresponde ao conceito do crédito adicional suplementar a autorização de:
O Regimento Interno da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, quando se refere à Mesa Diretora, determina que:
A denominada equação econômico-financeira do contrato administrativo pode ser conceituada como:
As diversas condutas previstas como atos de improbidade nos incisos dos artigos 9, 10 e 11 da Lei 8429/92 constituem:
Conforme o disposto na Lei nº 8.666/93 (Lei de licitações e contratos administrativos), considerase serviço toda atividade: