A educação corporativa é responsável pelo desenvolvimento de empresas competitivas e sustentáveis. Para sua implementação, torna-se necessário promover:
Para Gandin, o modelo de planejamento participativo demanda considerar determinados aspectos. No caso da programação de um planejamento, este deve conter objetivos, políticas estratégicas, determinações gerais e atividades permanentes. Neste caso, a questão básica a ser considerada compreende:
Nas organizações, existe uma concepção de estratégia pretendida e outra denominada emergente. A junção das duas concepções resulta na:
A capacidade de um indivíduo de mobilizar recursos, existentes ou não, para atender a uma demanda emergente, conhecida ou desconhecida, diz respeito à definição de:
Questões éticas deveriam permear o trabalho nas empresas. Por exemplo, pode-se questionar se é ético demitir um funcionário porque o gestor quer colocar no seu lugar uma pessoa de sua confiança. Portanto, por vezes, torna-se complexo definir uma ética para determinada empresa. Aponte, a seguir, o que dá o tom das condutas éticas nas organizações:
O planejamento eficaz envolve um procedimento científico coerente com aquilo que se deseja. Assim há vários passos a seguir, sendo que um deles refere-se à realidade social, econômica, política e religiosa, enfocando o que mais chama a atenção do grupo ou da organização em planejamento. Chama-se a este momento do planejamento de:
Ao estruturar programas comportamentais, deve o pedagogo preocupar-se com a educação integral, com a transformação do conhecimento em sabedoria. Assim, ao dar apoio ao treinamento comportamental, o pedagogo na empresa deve ser capaz de demonstrar que:
O planejamento deve ser visto como prática educativa. Incorpora o estudo e a indicação dos melhores procedimentos para atingir os melhores resultados. Assim, compete discutir, na sua aplicabilidade, as ações mais adequadas, como:
No processo de planejamento, é preciso considerar uma metodologia para construir a realidade. Esta, por sua vez, pode ser concebida de forma a incluir todo o complexo socioeconômico e cultural, abrangendo o conteúdo natural e humano, bem como o de espaço. Esta concepção de realidade é conhecida como:
As organizações produzem os bens ou serviços que lhes competem por meio de um processo que passa pela aquisição, utilização e disseminação dos valores adquiridos. Assim, pode-se dizer que os sistemas de produção são sistemas de:
A linguagem empresarial utiliza vários termos, como o que se refere à possibilidade de um mesmo trabalhador realizar, com competência, funções com conteúdos diferenciados sempre que for necessário. Esta definição refere-se à:
O estresse profissional, conhecido por síndrome de burnout, revela o sentido do preço que o profissional paga por sua dedicação ao cuidar de outras pessoas ou de sua luta para alcançar uma grande realização. Esta síndrome caracteriza-se por apresentar sintomas de:
Para o bom desenvolvimento de uma empresa, é preciso melhorar qualitativamente o nível básico e ético de seus funcionários. Para tal empreendimento, a equipe de Treinamento e Desenvolvimento deve envidar esforços em torno de estratégias relativas:
A gestão de qualidade é determinada pelo cliente, e seu desenvolvimento demanda a inspeção à estratégia empresarial, envolvendo estágios evolutivos como aqueles que visam à educação, treinamento para todos e mudanças de comportamento. Estes estágios apresentam um enfoque:
Ao dar conta de um planejamento participativo, o pedagogo deve ter diante de si o caminho para a escolha da técnica, da metodologia e dos processos e instrumentos do planejamento que estejam adequados à análise da realidade. A característica desse processo, que traz o resultado final da pesquisa, deve ser a: