Quando se pensa na implementação de modelos de competências, tem-se aquelas que estão fortemente relacionadas à cultura organizacional e que foram demonstradas pelos indivíduos de desempenho superior, como também os de desempenho esperado pela empresa. Esta competência é chamada de:
Os gestores podem lançar mão de instrumentos de avaliação e desempenho cujo objetivo principal é o de fornecer-lhes um feedback variado das necessidades de atuação. Entre os vários itens a serem pesquisados, há o que se refere ao número de defeitos/problemas, conhecido por:
A escala de Walton, que avalia o grau de satisfação de qualidade de vida no trabalho, possui oito critérios, sendo que um deles diz respeito à privacidade, ao direito de posicionamento pessoal, através do diálogo livre e tratamento justo de todos os assuntos. Este critério é conhecido por:
Nos programas de treinamento e desenvolvimento, as atividades de coaching voltadas para a formação de lideranças são conhecidas como:
Há cinco eixos, como ferramentas de gestão, que devem medir a capacidade das empresas de sobreviver às transformações operadas pela sociedade. Uma das ferramentas trata do conhecimento, das habilidades, da capacidade, da educação e da gestão e esforço no aumento da competitividade. Esta ferramenta denomina-se:
Ao querer que um planejamento seja participativo, o pedagogo na empresa deve buscar a real participação das pessoas, de forma que elas sejam levadas a sério. Isto implica em:
Um programa de capacitação de funcionários deve implementar, entre outros, o treinamento de como trabalhar em equipe, da postura, qualidade e produtividade. A esse treinamento denomina-se:
Para o bom desempenho empresarial, há necessidade de que os funcionários desenvolvam, através dos conhecimentos adquiridos, a possibilidade de transformar eventos imprevistos, usando a inteligência prática, ultrapassando sua capacidade rotineira, reinventando novas possibilidades para assegurar a autorregulação do sistema. Para tal, nos programas de treinamento o pedagogo deve desenvolver:
Hoje, o grande vilão nas empresas é o estresse, conjunto de reações que ocorrem em um organismo quando está submetido a um esforço de adaptação. Esta síndrome geral de adaptação apresenta três fases, sendo que uma delas, a fase de reação de alarme, tem por característica:
As estratégias para que haja crescimento e desenvolvimento equilibrados, quando se pensa em treinamento e desenvolvimento empresarial, remetem ao fato de que o fenômeno do desenvolvimento, em relação ao fenômeno de crescimento de indivíduos e de grupos, envolve todos os aspectos que se referem à ordem:
Determine a alternativa que melhor define o objetivo da organização competitiva:
Há uma parte do planejamento, no plano proposto, em que a instituição se coloca como integrante ou componente de uma realidade mais ampla, como parte do mundo. Essa parte do planejamento, em termos de marco referencial, é conhecida como:
Dentre as práticas para o desenvolvimento das competências relativas à tecnologia empresarial e para a gestão do conhecimento, encontramos aquela que se refere a maneiras diversas de se atingir os mesmos objetivos, de forma que novas estratégias ou novos processos sejam tentados. Esta prática é conhecida como:
A atuação educacional influencia nas situações de mudança. Portanto, torna-se necessário categorizar os tipos de situações geradoras de novos direcionamentos da vida profissional. Há vários fatores predisponentes, como o que leva o funcionário a se sentir motivado e determinado a desenvolver-se para a abertura de visão e superação dos seus limites pessoais. Esse fator, que gera mudanças, é conhecido como:
O gestor numa empresa sabe das vantagens da utilização de um sistema integrado de informações, levando ao aumento da confiabilidade. Este sistema, para ser eficiente, precisa de: