Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 78 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A soma dos 7 termos de certa progressão aritmética é 77.

É correto concluir que o 4º termo dessa progressão vale

Provas: FGV - 2025 - PM-SP - Cabo
Disciplina:

Biologia

O fotógrafo Sebastião Salgado morreu no dia 23 de maio de 2025, aos 81 anos. Ele lidava com um distúrbio sanguíneo decorrente da malária que contraiu em 2010.
A malária é uma doença infecciosa causada por

Provas: FGV - 2025 - PM-SP - Cabo
Disciplina:

Geografia

Distritos da cidade de São Paulo onde moram mais pessoas negras tiveram mais alagamentos, inundações e deslizamentos nos últimos dez anos. A conclusão é de um levantamento exclusivo da Agência Pública a partir dos dados da Defesa Civil do município. No período, os dez distritos com mais ocorrências do tipo possuem população negra acima da média da cidade.

Disponível em: https://apublica.org/2024/02/bairros-perifericos-e-de-maioria-negrasao-os-mais-afetados-por-desastres-em-sao-paulo/ Acesso: 08 Mai 2025.

Avalie se o estudo apresentado no texto evidencia que:

I. Os locais pesquisados apresentam maior violência policial, presença de grupos armados e atuação de facções criminosas.

II. Os bairros com maior população negra apresentam uma qualidade de vida inferior e concentram um número maior de desastres.

III. A situação de racismo ambiental dessas áreas se manifesta por meio da desproporcionalidade na exposição aimpactos ambientais negativos.

Está correto o que se afirma em

Provas: FGV - 2025 - PM-SP - Cabo
Disciplina:

Geografia

Brasil sobe cinco posições no ranking do IDH e está na 84ª colocação

O Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud ou UNDP, na sigla em inglês) divulgou a edição deste ano do relatório de Desenvolvimento Humano. O documento atualiza o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 193 países.

Disponível em:https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2025-05/brasilsobe-cinco-posicoes-no-ranking-do-idh-e-esta-na-84a-colocacao. Acesso: 12 Maio. 2025

Em relação ao IDH, avalie as afirmativas a seguir:

I. Avalia aspectos relacionados aos indicadores econômicos, como Produto Interno Bruto (PIB) per capita, desconsiderando parâmetros sociais.

II. Orienta políticas públicas que visam o desenvolvimento econômico, a alocação de recursos em infraestrutura, saúde e educação.

III. Apresenta uma variação de 0 a 1, em que os países com valores mais próximos de 1 são considerados de alto desenvolvimento humano.

Está correto o que se afirma em

Segundo György Lukács, é o trabalho que cria a diferenciação entre o humano, como ser social, e os seres unicamente naturais. É por meio dele que nos tornamos capazes de transformar o meio, enquanto ao mesmo tempo nos transformamos.

Isso se deve ao fato de o trabalho ser

Provas: FGV - 2025 - PM-SP - Cabo
Disciplina:

Filosofia

O termo “bioética” surgiu no início da década de 1970 como parte de uma tentativa de integrar a perspectiva humanista à atividade científica. Parte dessa preocupação era a de superar a dicotomia entre aquilo que é e aquilo que deve ser.

Essa dicotomia tende a manter separados

Analise se as afirmativas a seguir, que mencionam fatores que contribuíram para a crise do sistema feudal durante o período medieval, são falsas (F) ou verdadeiras (V). 

( ) A Peste Negra resultou em um expressivo descenso populacional, eliminando grande parte da mão de obra europeia disponível e desencadeando um processo de desorganização social, econômica e produtiva.

( ) As revoltas camponesas, que resistiam às obrigações feudais e exigiam melhores condições de trabalho, contribuíram para o declínio do sistema feudal e para o avanço das transformações sociais na Idade Média.

( ) A expansão das Cruzadas estimulou o surgimento de rotas comerciais que favoreceram o desenvolvimento do comércio e contribuíram para o enfraquecimento das estruturas do sistema feudal. 

As afirmativas são, respectivamente, 

Assinale a afirmativa correta sobre os elementos de uma das frases a seguir.

Uma hamburgueria oferece dois tipos de hambúrgueres: clássico e premium. Um hambúrguer premium é 25% mais caro quando comparado a um hambúrguer clássico. Além disso, um suco de laranja custa a metade do valor de um hambúrguer premium.Um hambúrguer clássico, um hambúrguer premium e dois sucos de laranja custam, juntos, R$ 84,00.Com base nessas informações, é correto concluir que a diferença entre os preços de um hambúrguer premium e de um hambúrguer clássico é de

Assinale a opção em que a palavra “mais” mostra uma classe gramatical diferente das demais.

Provas: FGV - 2025 - PM-SP - Cabo
Disciplina:

Biologia

Conhecer a composição química do material genético e compreender como ele funciona, é fundamental para a prevenção e solução de várias questões relacionadas à saúde, ao bem-estar e ao meio ambiente.

Com relação a esse tema, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A molécula de DNA é composta por uma dupla cadeia de polinucleotídeos; cada nucleotídeo é formado por uma base nitrogenada, um açúcar e um fosfato. Em uma fita única de DNA, a ligação entre os nucleotídeos se faz entre o açúcar de um nucleotídeo e a base nitrogenada do seguinte.

( ) Um organismo multicelular complexo, como o humano, é formado por muitos tipos de células. Por exemplo, um neurônio e uma célula muscular de uma mesma pessoa, embora tenham igual número de cromossomos, são diferentes, pois seus genes não são os mesmos.

( ) Fatores do ambiente, como certos tipos de alimentos e poluentes, podem influenciar a expressão dos genes de um indivíduo, ativando-os ou inativando-os, sem alterar a sequência de bases do DNA.

As afirmativas são, respectivamente,

Provas: FGV - 2025 - PM-SP - Cabo
Disciplina:

Química

O gás cloro (Cl2) é bastante utilizado em estações de tratamento de água e esgotos. Uma de suas aplicações está na remoção de sulfeto de hidrogênio (H2S), resultante da decomposição da matéria orgânica, que confere um odor desagradável à água, similar a ovo podre. O gás cloro converte o H2S em enxofre elementar (S8) gerando, ainda, HCl como subproduto. A reação não balanceada que descreve o processo é dada a seguir:

Após balanceamento da reação, é possível prever que a razão entre a quantidade de enxofre elementar formado e a de gás cloro empregado no tratamento deve ser de

Provas: FGV - 2025 - PM-SP - Cabo
Disciplina:

Física

Uma partícula parte do repouso e mantém aceleração constante durante um intervalo de tempo t. Continua em movimento progressivo, mantendo velocidade constante pelo mesmo intervalo de tempo t. Em seguida, desacelera com aceleração constante, levando um intervalo de tempo 2t para retornar ao repouso. O movimento é horizontal e retilíneo.

O gráfico que melhor representa a variação da posição em função do tempo do movimento descrito é:

O Governador do Estado Alfa pretende nomear uma pessoa com grande expertise na área de planejamento urbano, que até então atuava exclusivamente na iniciativa privada, para chefiar uma estrutura administrativa incumbida da realização da referida atividade de planejamento.
Considerando que a referida pessoa não foi previamente aprovada em concurso público, é correto afirmar, à luz da Constituição do Estado de São Paulo, que

Assinale a frase a seguir em que a troca de posição entre substantivo e adjetivo provoca modificação de sentido.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282