“Seu projeto de transformação da epistemologia geográfica
envolvia a assimilação da lógica formal positivista, enaltecendo
assim o rigor do modelo científico das ciências físicas e a
expressão exata da linguagem matemática, erigida como a
linguagem universal da ciência. O método hipotético-dedutivo
adotado sobrepõe a hipótese (a teoria) ao empírico,
estabelecendo-a como ponto de partida (e de chegada!) no
processo de conhecimento.”
(HAESBAERT, R. (Org.) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2011)
Assinale a corrente do pensamento geográfico que condiz com o
projeto epistemológico da Geografia descrito no fragmento
acima.
“A crise da Geografia clássica coincidiu com uma grande
rediscussão do conceito de região. Aos poucos, o estabelecimento
de regiões passa a ser uma técnica da geografia e não mais um
produto final do trabalho de pesquisa. Ganha então relevo uma
abordagem conhecida como análise regional, de inspiração
neoclássica, que enfatiza os estudos das chamadas regiões
funcionais.”
(Adaptado de: GOMES, Paulo Cesar da Costa. O conceito de região e sua discussão.
Em: CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro:
Bertrand Brasil, 2012)
Para estudar as regiões funcionais, a partir da perspectiva da
análise regional, é necessário considerar
“A imagem piramidal e hierárquica tradicionalmente associada
ao território, na qual os efeitos de proximidade têm supremacia
sobre os efeitos de interdependência a longa distância, é cada vez
mais menos verdadeira. [...] O exemplo da Amazônia é expressivo.
A ligação direta e instantânea de certas localidades da Amazônia
com os principais centros econômicos do país tornou, em parte,
desnecessária a _____ anteriormente realizada pelos degraus
inferiores da _____.”
(Adaptado de Leila Christina Dias. Redes: emergência e organização. CASTRO, Iná
Elias de; et all. (Org.). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,
2012)
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do
fragmento acima.
O mapa a seguir apresenta as principais áreas de embarque de escravos, na África, e de desembarque, nas Américas, entre 1500 e 1900
A partir do mapa, assinale a opção que apresenta um dos objetivos do estudo da Africa no Ensino Fundamental, segundo a
Lei nº 10.639/03
Ronaldo é professor de História e começou, recentemente, a trabalhar na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. Na última semana participou de uma reunião com a equipe gestora da escola e todo o corpo docente. Analise as afirmativas a seguir que poderiam ser usadas pela Coordenadora Pedagógica, para reforçar a importância da reunião. I.Os horários coletivos de formação e as reuniões pedagógicas devem ser espaços de reflexão sobre as experiências realizadas em sala de aula/ambiente educativo. II.Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam a realização de procedimentos de avaliação processual e de avaliações intermediárias do processo educacional. III.Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam avaliar dificuldades específicas do cotidiano escolar e propor uma relação de causa e efeito ao pensar suas soluções. Está correto o que se afirma em
O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. No que se refere à rotina escolar, o Conselho Tutelar deverá ser acionado nas situações listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
A respeito do documento “Currículo integrador da infância paulistana”, analise o fragmento a seguir. “Ao tratar de experiências e _____ no Currículo Integrador da infância paulistana é fundamental que as Unidades Educacionais trabalhem as múltiplas ______ para além das tradicionalmente valorizadas na escola como _____ e _____, e que reconheçam as experiências reais obtidas por meio _____ e de descobertas sensoriais e estéticas dos bebês e das crianças.” Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
Sobre as consequências da mudança estrutural proposta pela Lei nº 10.639/03, de acordo com Nilma Gomes, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Mantém as relações propostas e evocadas na elaboração curricular. ( ) Deverá romper com o silêncio e desvelar rituais pedagógicos a favor da discriminação racial. ( ) Estabelece que o trabalho acerca das questões raciais deve acontecer como uma mudança cultural e política no campo curricular. As afirmativas são, respectivamente,
Paula é professora de artes do Ensino Fundamental e, em suas aulas, procura trabalhar conteúdos relacionados a valores, normas e atitudes. Para a realização desse trabalho devem ser considerados os objetivos listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos,
analisando os seguintes resultados de seus alunos na última
edição da Prova Brasil.
Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.
I. Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os
professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de
uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de
toda uma etapa de ensino.
II. Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas
avaliações em larga escala é o de estimular o maior
comprometimento das escolas e das redes com a melhora
dos indicadores escolares.
III. As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão
relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos
parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.
Está correto o que afirma em
Em “As geografias oficial e invisível do Brasil: algumas
referências”, Rafael S. Anjos critica a forma como o Estado
brasileiro contemporâneo tem conduzido a política cartográfica e
geográfica no país.
Com relação à forma como o Estado brasileiro tem conduzido a
política cartográfica e geográfica, analise as afirmativas a seguir.
I. Revela uma fragmentação institucional e diferentes
prioridades de ação.
II. Fortalece os conflitos operacionais e de atribuições.
III. Causa um dano irreparável à gestão eficaz do território
nacional.
Está correto o que se afirma em
“Em qualquer estudo fitogeográfico de matas tropicais de posição
azonal marcante, como é o caso das florestas atlânticas
brasileiras, torna-se indispensável compreender a forma pela qual
elas transicionam para diferentes domínios situados a oeste e ao
sul do grande contínuo norte-sul das chamadas matas atlânticas.
A identificação pioneira das faixas de transição e contato
existentes entre os diferentes domínios de natureza no Brasil
deveu-se a uma iniciativa terminológica, intuitiva e pragmática
popular nordestina.”
(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil.
Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012)
Desde tempos imemoriais, reconheceu-se a faixa de transição e
contato entre a Zona da Mata nordestina e os sertões secos com
o termo
Na metade do século XX a ciência geográfica enfrentou debates
sobre sua natureza e seu escopo. Este debate estava inserido em
um conjunto mais amplo de discussões filosóficas sobre as
diferentes abordagens válidas para a produção do conhecimento
científico. No entanto, em cada disciplina, este debate é
apresentado por abordagens metodológicas e teóricas específicas
que representam diferentes posições filosóficas.
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o par de
diferentes abordagens filosóficas e um dos principais debates na
ciência geográfica em meados do século XX.
Em seu trabalho Espaço: um conceito-chave da Geografia,
Roberto Lobato Corrêa apresenta fragmentos de obras de
geógrafos, que de diferentes correntes do pensamento
geográfico.
Fragmento 1
“... o espaço organizado pelo homem é como as demais
estruturas sociais, uma estrutura subordinada-subordinante. E
como as outras instâncias, o espaço, embora submetido à lei da
totalidade, dispõe de uma certa autonomia”.
Fragmento 2
“O espaço mítico é também uma resposta do sentimento e da
imaginação às necessidades humanas fundamentais. Difere dos
espaços concebidos pragmática e cientificamente no sentido que
ignora a lógica da exclusão e da contradição”.
No fragmento 1, o espaço, para o geógrafo, é um fator social e
não apenas um reflexo social. No fragmento 2, o geógrafo
enfatiza os sentimentos espaciais e as ideias de um grupo ou
povo sobre o espaço a partir da experiência.
Os fragmentos 1 e 2 foram escritos, respectivamente, por
“O período técnico-científico que caracteriza a produção e o
consumo de bens e serviços na atualidade tem como um dos
grandes veículos de sua afirmação histórica as empresas
transnacionais. A internacionalização das grandes companhias
conseguiu estender as suas redes de atuação por todo o mundo,
utilizando a mão de obra mais barata dos países
subdesenvolvidos e atingindo a elevação das taxas de lucro, de
uma forma que não era mais possível quando atuavam apenas
nos mercados centrais. A capilaridade das empresas
transnacionais as tornou parceiras necessárias e, ao mesmo
tempo, ameaçadoras dos Estados nacionais.”
(Adaptado de: SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem.
Editora Edusp. São Paulo, 2007)
Assinale a opção que indica um dos objetivos que levou as
empresas transnacionais a atuarem nos países subdesenvolvidos,
entre as décadas de 1960 e 1970