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Para mim, estudar era muito fácil e prazeroso; dediquei me às letras com tanta paixão e tal foi o fascínio que exercitaram sobre mim, que, muito cedo, decidi renunciar à carreira militar, à herança e aos meus direitos de primogênito em favor dos meus irmãos: abandonei, em suma, definitivamente a corte de Marte para ser educado no seio de Minerva. E, dado que, entre todas as disciplinas filosóficas, preferi as armas da dialética, por seus argutos raciocínios, posso dizer que troquei as armas da guerra por estas armas, e que, aos triunfos militares, preferi as vitórias nas disputas filosóficas.
(Traduzido de Pedro Abelardo. Storia delle mie disgrazie. Lettere d'amore di Abelardo e Eloisa. Milano: Garzanti, 1974.)

A partir do texto de Pedro Abelardo, assinale a alternativa que identifica corretamente as características da educação escolástica nele referidas.

Na figura a seguir, Voltaire, Jean Jacques Rousseau e Benjamin Franklin estão reunidos em um medalhão intitulado “ a tocha do universo” . A imagem retrata a expectativa da Era das Luzes de que o progresso social e moral poderia ser alcançado pela ação da instrução, a “ tocha” da razão que, passada de mão em mão, ilumina toda a humanidade.


Tendo em vista a metáfora da “ tocha do universo” , assinale a alternativa que caracteriza corretamente os ideais educativos dos filósofos citados.

A figura a seguir se intitula “ O burguês e o operário” e circulava entre os trabalhadores, em meados do século XIX, com os seguintes dizeres: “ Vejamos Burguês... Confiscastes duas revoluções e fostes os únicos beneficiados. – Nós recomeçamos em 1848 para que todo mundo ganhe, VÓS e NÓS...”

Partindo do contexto social e intelectual ao qual a imagem se refere, assinale a alternativa que identifica as ideias políticas da burguesia liberal e do operariado.

Observe as imagens a seguir.



A primeira reproduz a obra de arte A fonte (1917), apresentada por Marcel Duchamp no Salão da Sociedade Novaiorquina de Artistas Independentes. A segunda reproduz Garrafas de Coca prateadas (1967), de Andy Warhol. As afirmativas a seguir descrevem corretamente o sentido inovador das obras dos dois artistas, à exceção de uma. Assinale a.

Alasdair MacIntyre é um dos principais protagonistas do movimento de reabilitação da filosofia prática desencadeado nas últimas décadas do século passado. Crítico radical do projeto iluminista moderno e defensor apaixonado da Ética clássica das virtudes, seu pensamento se caracteriza por uma erudita apropriação das teorias morais e políticas dos gregos antigos aos nossos dias. (...) Os conceitos fundamentais apresentados por Alasdair MacIntyre na renovada concepção aristotélica da moralidade são os de narrativa, prática e tradição.
(ARAÚjO, Luiz Bernardo Leite. “ MacIntyre e a Ética das virtudes” in http://www.pgfil.uerj.br/pdf/publicacoes/araujo/MacIntyre.pdf)
Com base no trecho acima, assinale a alternativa que caracteriza corretamente essa retomada da ética das virtudes e sua relação com os valores morais no mundo contemporâneo. pluralistas é uma exigência da ética das virtudes contemporâneas, como instrumento de defesa das identidades culturais particulares.

Analise os fragmentos a seguir.

Para mim, o coração da política não é a teoria política, são as pessoas e como elas querem viver suas vidas. Ninguém que viveu nesse país nos últimos cinco anos pode deixar de perceber como o equilíbrio de nossa sociedade pendeu de maneira crescente em favor do Estado às expensas da liberdade individual.
(Margareth Thatcher no Manifesto da Eleição Geral do Partido Conservador, em abril de 1979. In: http://www.margaretthatcher.org/document/110858)
Nesta crise atual, o governo não é a solução para nosso problema; o governo é o problema.
(Ronald Reagan, em discurso à nação, em 20 de janeiro de 1981. In: http://avalon.law.yale.edu/20th_century/reagan1.asp)
Na reordenação do liberalismo clássico, o neoliberalismo

Diante dos problemas abertos pelo desenvolvimento científico, pelas transformações dos costumes, da sociedade e das instituições, a bioética redefine os grandes temas da investigação ético política.
As opções identificam temas da bioética e suas aplicações de pesquisa, à exceção de uma. Assinale a.


A charge acima ironiza o conceito de



A charge acima se refere com humor à estrutura do silogismo aristotélico, com um tipo de argumento

Nas obras primas dos mestres, tudo nos instrui (...). Acontece, porém, que essas obras primas que nos enriquecem<> são, por sua vez, enriquecidas por nós. Cada geração descobre nelas um sentido antes despercebido. (Émile Mâle apud COLI, Jorge. O que é a arte. SP: Brasiliense, 1995, p. 48.)

Com base no trecho citado, a respeito da relação entre arte e cultura, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Entre os objetos artísticos, as obras primas são as que comunicam ao espectador a beleza objetiva e a qualidade constitutiva que contêm, nos enriquecendo culturalmente.
( ) Os objetos artísticos estão associados a contextos histórico culturais, com os quais mantêm uma dupla relação, na medida em que alimentam a cultura e são nutridos por ela.
( ) Os objetos artísticos se diferenciam dos artefatos cotidianos, pois são eternos, sendo admirados pelos espectadores mais sensíveis, em todas as gerações.

As afirmativas são, respectivamente,

Jean Jacques Rousseau escolheu a imagem a seguir para o frontispício da edição de 1801 de seu Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Ela representa um nativo do sudoeste da África, um hotentote, retornando “ para os seus iguais” , como informa a legenda que acompanha a figura.
Imagem e legenda se referem a uma anedota então conhecida: um jovem hotentote fora trazido para a Europa e demonstrara grande aptidão em se adaptar e assimilar outra cultura. Mas, após uma visita aos seus parentes, decidiu voltar para os seus.



Rousseau, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Para Rousseau, a origem da desigualdade entre os homens se relaciona à dicotomia entre natural e artificial, expressa visualmente na distinção entre o selvagem e o homem civilizado.
( ) Para o filósofo, a maneira de viver dos europeus não tem valor universal, como ilustra o ato do hotentote de se despir e voltar “ para os seus iguais” .
( ) A imagem ilustra o regresso do hotentote ao estado natural, exemplificando a teoria de Rousseau sobre a gênese histórica das culturas e das sociedades civis e a consequente corrupção do homem natural. As afirmativas são, respectivamente,

(...) Sob o signo da tecnologia, a ética tem a ver com ações de um alcance causal que carece de precedentes (...). Tudo isso coloca a responsabilidade no centro da ética. (...) A ética ora exigida não pode permanecer no desrespeitoso antropocentrismo que caracteriza a ética tradicional, particularmente a ética ocidental helênico judaico cristã. As possibilidades apocalípticas radicadas na moderna tecnologia nos têm ensinado que o exclusivismo antropocêntrico poderia ser um prejuízo e que necessita, ao menos, de uma revisão.
Diante destas constatações, Hans Jonas formula um novo imperativo, relacionado a um novo tipo de ação humana: “ Age de tal forma que os efeitos de tua ação sejam compatíveis com a permanência de uma vida autenticamente humana sobre a terra
” . (JONAS, Hans. El principio del responsabilidad: ensayo de una ética para la civilización tecnológica. Barcelona: Herder, 1995, pp. 16 17, 40, 99.)

As afirmativas a seguir formulam coerentemente o novo imperativo da ética para uma civilização tecnológica, segundo Hans Jonas, à exceção de uma. Assinale a.

Analise o fragmento a seguir.

Os ursos polares em cativeiro manifestam comportamentos obsessivos, caminham para frente e para trás no mesmo trecho, movem a cabeça de um lado para o outro e apresentam outros sinais de estresse. Tais comportamentos se manifestam mesmo quando os ursos em cativeiro vivem em espaços bastante amplos. Isto demonstra que as condições de cativeiro não constituem uma alternativa válida ao habitat natural para os ursos polares.
Assinale a alternativa que, se considerada verdadeira, enfraquece a argumentação lógica do texto citado.

Indivíduos têm direitos. E há coisas que nenhuma pessoa ou grupo pode fazer com os indivíduos (sem lhes violar os direitos). Tão fortes e de tão alto alcance são esses direitos que colocam a questão do que o Estado e seus servidores podem, se é que podem, fazer. Que espaço os direitos individuais deixam ao Estado?
(Adaptado de: NOZICK, R. Anarquia, estado e utopia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991, p. 9.)
Robert Nozick contribuiu para o debate contemporâneo sobre a relação entre Sociedade e Estado, defendendo uma concepção de Estado

Com relação às características do conceito de excelência moral, segundo o Livro II da Ética a Nicômaco, de Aristóteles, analise as afirmativas a seguir.

I. A excelência moral é adquirida como produto do hábito, que aperfeiçoa a capacidade natural humana de receber e desenvolver a virtude.
II. A excelência moral diz respeito a paixões e ações, acompanhadas de prazer ou dor, exigindo uma disposição de caráter para evitar os extremos.
III. A excelência moral é uma virtude dianoética, pois envolve o poder racional de decidir sobre o necessário e universal conforme a natureza.

Assinale:

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