“À palavra currículo associam-se distintas concepções, que
derivam dos diversos modos de como a educação é concebida
historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e
se fazem hegemônicas em um dado momento." (p.17)
Sobre o tema currículo, assinale a afirmativa correta.
O gráfico a seguir apresenta a evolução do número de matrículas
na Educação Infantil (Ensino Regular), no Brasil, entre os anos de
2007 e 2012. Percebe-se que a creche continua com forte
expansão no número de matrículas, registrando aumento da
ordem de 10,5% entre 2011 e 2012, o que corresponde a 242 mil
novas matrículas.
No que se refere à pré-escola, tem-se que o número de
matrículas aumentou de 4.681.345 para 4.754.721 (1,6%), o que
representa mais de 80% da coorte de 4 e 5 anos de idade.
Sobre esta etapa de ensino, assinale a afirmativa correta.
“O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi
criado pelo Inep em 2007. O Ideb é importante por ser condutor
de política pública em prol da qualidade da educação. (...) que,
em 2021, o IDEB do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um
sistema educacional de qualidade comparável à dos países
desenvolvidos".
(Fonte: http://portal.inep.gov.br)
Observe o quadro sobre a evolução do Ideb numa escola fictícia:
A queda do Ideb em 2011 pode ser explicada pelos fatores a
seguir, à exceção de um. Assinale-o.
Cipriano Luckesi (1994), no livro Filosofia da Educação, apresenta as características e diferenças entre as tendências pedagógicas na prática escolar. Na página 64, descreve o papel da escola na perspectiva de uma dessas tendências: “Assim, quando se fala em educação em geral, diz-se que ela é uma atividade onde professores e alunos, mediatizados pela realidade que aprendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, num sentido de transformação social.” Assinale a alternativa que apresenta a tendência dessa pedagogia, cujo inspirador e divulgador foi Paulo Freire.
Sobre as vantagens do uso das mídias nas escolas, analise as afirmativas a seguir. I.O desafio é saber se os professores irão mudar de paradigma e concentrar-se na criação, na gestão e na regulação de situações de aprendizagem. II.A educação para a mídia contribui para formar um receptor crítico, ativo, inteligente, capaz de se distanciar da mensagem midiática e exercer sobre ela seu poder de análise e crítica. III.Os recursos tecnológicos utilizados abrem novos processos de aprendizagem que oferecem possibilidades de renovar ou mesmo romper com a práxis do modelo tradicional da educação. Assinale:
A organização curricular por projetos é valorizada nos documentos publicados pelo MEC que abordam as relações entre tecnologia, currículo e projetos. Com relação aos princípios norteadores dessa prática, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. ( ) O papel do professor é o de transmitir informações e sua atuação, na organização curricular por projetos, ocupa o centro do processo. ( ) O professor deve considerar, para trabalhar com projetos, as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos, as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica. As afirmativas são, respectivamente,
"0 Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova é o resultado dos anseios por reformas educacionais, acreditando que para que
haja uma mudança na estrutura de um pais, antes é necessário realizar uma mudança no modelo educacional. (...) Desta maneira,
o Manifesto representa veio apenas uma síntese dos ideais de reconstrução educacional, mas também um impulso tentativa de avanco
sobre novas propostas de educação ". (http://escolanova.net/pages/manifesto.htm) Assinale a alternativa que melhor corresponde aos
objetivos defendidos pelos signatários do Manifesto.
“O tema Pluralidade Cultural propõe que sejam revistas e
transformadas práticas arraigadas, inaceitáveis e
inconstitucionais, enquanto se ampliam conhecimentos acerca
das gentes do Brasil, suas histórias, trajetórias em território
nacional, valores e vidas. O trabalho volta-se para a eliminação
de causas de sofrimento, de constrangimento e, no limite, de
exclusão social da criança e do adolescente."
(Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:
pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília, 1997, p.36).
Assinale a alternativa que retrata o trabalho com a pluralidade
cultural a partir dos PCNs.
Inserido no programa FUNDESCOLA (Fundo de Desenvolvimento
da Escola), o Fundo Nacional de Educação – PNE criou o projeto
denominado “Planejamento Estratégico da Secretaria – PES",
direcionado para as secretarias municipais e estaduais de
educação. Nesta concepção de planejamento estratégico, um
elemento importante é o painel de gestão, onde estão presentes
os objetivos estratégicos, os indicadores que os compõem e suas
respectivas finalidades.
Relacione os objetivos estratégicos com seus respectivos indicadores.
1.Educação integral e de qualidade
2.Incentivar e qualificar o controle social
3.Aprimorar a gestão de recursos de programas finalísticos e
compras governamentais
4.Desenvolver lideranças com foco em resultados
( ) Taxa de execução orçamentária
( ) Taxa de formação em liderança de servidores
( ) Índice de atendimento escolar
( ) Taxa de capacitação de conselhos
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para
baixo.
“Por ocasião da Conferência Internacional Rio/92, (...) o papel central da educação para a ‘construção de um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado’, o que requer ‘responsabilidade individual e coletiva em níveis local, nacional e planetário’”. (Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf). De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a escola deverá trabalhar com o tema Meio Ambiente contribuindo para que os alunos sejam capazes de
O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem por objetivo fomentar a implantação e o fortalecimento dos Conselhos Escolares para que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino ofertado e para garantir a efetiva participação das comunidades escolar e local na gestão das escolas, como prevê a legislação. Sobre as ações de responsabilidade dos Conselhos Escolares, analise as afirmativas a seguir. I.Deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola. II.Analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões. III.Acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola. Assinale:
Guiomar Namo de Mello (2003), no livro Magistério de 1º grau, apresenta uma discussão acerca do fracasso escolar da criança “carente” e suas razões, concluindo que as razões do fracasso encontram-se divididas em fatores intra e extra-escolares. Na pesquisa que fez com professores, revela que, em média, os docentes apresentam três respostas para explicar o fracasso dos alunos “carentes”: 1) responsabilidade da escola; 2) culpa da vítima; 3) responsabilidade da pobreza e do desinteresse da família. Assinale a alternativa que apresenta apenas causas relacionadas à resposta 2.
“O debate sobre pluralidade cultural e a relevância de se garantir representação das identidades culturais nos diversos campos sociais, incluindo o educacional, tem se intensificado. Ressalta-se, na educação e na formação docente, o papel dos discursos e práticas curriculares na preparação de professores e de futuras gerações nos valores de apreciação da diversidade cultural e de desafio a preconceitos ligados a determinantes de gênero, raça, religião, ‘deficiências’, padrões culturais e outros.” (Canen et al. 2001). Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) contemplam, como eixo transversal, o tema da Pluralidade Cultural, que tem como um dos seus objetivos
Sobre o planejamento participativo, assinale a afirmativa correta.
O planejamento é o processo e a ferramenta de trabalho que objetiva um melhor funcionamento do mecanismo e das awes que se servem dele;
nos espaços onde esta presente, as awes improvisadas perdem lugar e tem-se uma ação mais concreta e direta e, portanto, com maior eficiência
e eficacia. A educação esta inserida cada vez mais nesta dinâmica, visto que não se pode conceber educação sem planejamento. o planejamento em educageio é considerado como