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“À palavra currículo associam-se distintas concepções, que

derivam dos diversos modos de como a educação é concebida

historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e

se fazem hegemônicas em um dado momento." (p.17)

Sobre o tema currículo, assinale a afirmativa correta.

O gráfico a seguir apresenta a evolução do número de matrículas

na Educação Infantil (Ensino Regular), no Brasil, entre os anos de

2007 e 2012. Percebe-se que a creche continua com forte

expansão no número de matrículas, registrando aumento da

ordem de 10,5% entre 2011 e 2012, o que corresponde a 242 mil

novas matrículas.

No que se refere à pré-escola, tem-se que o número de

matrículas aumentou de 4.681.345 para 4.754.721 (1,6%), o que

representa mais de 80% da coorte de 4 e 5 anos de idade.

Sobre esta etapa de ensino, assinale a afirmativa correta.

“O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi

criado pelo Inep em 2007. O Ideb é importante por ser condutor

de política pública em prol da qualidade da educação. (...) que,

em 2021, o IDEB do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um

sistema educacional de qualidade comparável à dos países

desenvolvidos".

(Fonte: http://portal.inep.gov.br)

Observe o quadro sobre a evolução do Ideb numa escola fictícia:

A queda do Ideb em 2011 pode ser explicada pelos fatores a

seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Luckesi

Cipriano Luckesi (1994), no livro Filosofia da Educação, apresenta as características e diferenças entre as tendências pedagógicas na prática escolar. Na página 64, descreve o papel da escola na perspectiva de uma dessas tendências: “Assim, quando se fala em educação em geral, diz-se que ela é uma atividade onde professores e alunos, mediatizados pela realidade que aprendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, num sentido de transformação social.” Assinale a alternativa que apresenta a tendência dessa pedagogia, cujo inspirador e divulgador foi Paulo Freire.

Sobre as vantagens do uso das mídias nas escolas, analise as afirmativas a seguir. I.O desafio é saber se os professores irão mudar de paradigma e concentrar-se na criação, na gestão e na regulação de situações de aprendizagem. II.A educação para a mídia contribui para formar um receptor crítico, ativo, inteligente, capaz de se distanciar da mensagem midiática e exercer sobre ela seu poder de análise e crítica. III.Os recursos tecnológicos utilizados abrem novos processos de aprendizagem que oferecem possibilidades de renovar ou mesmo romper com a práxis do modelo tradicional da educação. Assinale:

A organização curricular por projetos é valorizada nos documentos publicados pelo MEC que abordam as relações entre tecnologia, currículo e projetos. Com relação aos princípios norteadores dessa prática, assinale   V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. (   ) Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. (   ) O papel do professor é o de transmitir informações e sua atuação, na organização curricular por projetos, ocupa o centro do processo.   (   ) O professor deve considerar, para trabalhar com projetos, as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos, as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica. As afirmativas são, respectivamente,

"0 Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova é o resultado dos anseios por reformas educacionais, acreditando que para que

haja uma mudança na estrutura de um pais, antes é necessário realizar uma mudança no modelo educacional. (...) Desta maneira,

o Manifesto representa veio apenas uma síntese dos ideais de reconstrução educacional, mas também um impulso tentativa de avanco

sobre novas propostas de educação ". (http://escolanova.net/pages/manifesto.htm) Assinale a alternativa que melhor corresponde aos

objetivos defendidos pelos signatários do Manifesto.

“O tema Pluralidade Cultural propõe que sejam revistas e

transformadas práticas arraigadas, inaceitáveis e

inconstitucionais, enquanto se ampliam conhecimentos acerca

das gentes do Brasil, suas histórias, trajetórias em território

nacional, valores e vidas. O trabalho volta-se para a eliminação

de causas de sofrimento, de constrangimento e, no limite, de

exclusão social da criança e do adolescente."

(Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:

pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília, 1997, p.36).

Assinale a alternativa que retrata o trabalho com a pluralidade

cultural a partir dos PCNs.

Inserido no programa FUNDESCOLA (Fundo de Desenvolvimento

da Escola), o Fundo Nacional de Educação – PNE criou o projeto

denominado “Planejamento Estratégico da Secretaria – PES",

direcionado para as secretarias municipais e estaduais de

educação. Nesta concepção de planejamento estratégico, um

elemento importante é o painel de gestão, onde estão presentes

os objetivos estratégicos, os indicadores que os compõem e suas

respectivas finalidades.

Relacione os objetivos estratégicos com seus respectivos indicadores.

1.Educação integral e de qualidade

2.Incentivar e qualificar o controle social

3.Aprimorar a gestão de recursos de programas finalísticos e

compras governamentais

4.Desenvolver lideranças com foco em resultados

( ) Taxa de execução orçamentária

( ) Taxa de formação em liderança de servidores

( ) Índice de atendimento escolar

( ) Taxa de capacitação de conselhos

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para

baixo.

“Por ocasião da Conferência Internacional Rio/92, (...) o papel central da educação para a ‘construção de um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado’, o que requer ‘responsabilidade individual e coletiva em níveis local, nacional e planetário’”. (Fonte:  http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf). De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais,    a escola deverá trabalhar com o tema Meio Ambiente contribuindo para que os alunos sejam capazes de

O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem por objetivo fomentar a implantação e o fortalecimento dos Conselhos Escolares para que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino ofertado e para garantir a efetiva participação das comunidades escolar e local na gestão das escolas, como prevê a legislação. Sobre as ações de responsabilidade dos Conselhos Escolares, analise as afirmativas a seguir. I.Deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola. II.Analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões. III.Acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola. Assinale:

Guiomar Namo de Mello (2003), no livro Magistério de 1º grau,   apresenta uma discussão acerca do fracasso escolar da criança “carente” e suas razões, concluindo que as razões do fracasso encontram-se divididas em fatores intra e extra-escolares. Na pesquisa que fez com professores, revela que, em média, os docentes apresentam três respostas para explicar o fracasso dos alunos “carentes”: 1) responsabilidade da escola; 2) culpa da vítima; 3) responsabilidade da pobreza e do desinteresse da família. Assinale a alternativa que apresenta apenas causas relacionadas à resposta 2.

“O debate sobre pluralidade cultural e a relevância de se garantir representação das identidades culturais nos diversos campos sociais, incluindo o educacional, tem se intensificado. Ressalta-se, na educação e na formação docente, o papel dos discursos e práticas curriculares na preparação de professores e de futuras gerações nos valores de apreciação da diversidade cultural e de desafio a preconceitos ligados a determinantes de gênero, raça, religião, ‘deficiências’, padrões culturais e outros.” (Canen et al. 2001). Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) contemplam, como eixo transversal, o tema da Pluralidade Cultural, que tem como um dos seus objetivos  

Sobre o planejamento participativo, assinale a afirmativa correta.

O planejamento é o processo e a ferramenta de trabalho que objetiva um melhor funcionamento do mecanismo e das awes que se servem dele;

nos espaços onde esta presente, as awes improvisadas perdem lugar e tem-se uma ação mais concreta e direta e, portanto, com maior eficiência

e eficacia. A educação esta inserida cada vez mais nesta dinâmica, visto que não se pode conceber educação sem planejamento. o planejamento em educageio é considerado como

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