Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 40 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q490571

Os profissionais da educação buscam cursos de formação continuada, sejam eles presenciais, semipresenciais ou à distância, oferecidos pelas mais diversas instituições. Sobre as políticas de formação continuada, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
Q490576

O gráfico abaixo representa a porcentagem da população com ensino médio completo em diferentes faixas etárias.

A partir do gráfico, analise as afirmativas a seguir.

I. A Coreia do Sul, ao realizar profundas mudanças nas suas estruturas educacionais, ampliou de modo significativo o acesso ao Ensino Medi°.

II. Os Estados Unidos apresentam taxas constantes, o que demonstra que seu sistema educacional já oferecia Ensino Médio a geração mais velha.

III. O Brasil mostra um crescimento da população com Ensino Medio completo, mas ainda muito distante da universalização desse nível de escolaridade.

Assinale:

Carregando...
Q490569

Como processo de investigação das questões relacionadas à

sociologia da educação três grandes pesquisas foram realizadas

com o objetivo de um melhor entendimento das relações que se

estabelecem entre escola e a sociedade.

A primeira geração de estudos, de base na mobilidade social,

obteve conclusões pessimistas quanto à capacidade da escola de

reverter as desigualdades socioeconômicas dos alunos, oriundas

de suas famílias. Contrapondo-se a esta, uma segunda geração

buscou o efeito das oportunidades escolares, através do

desempenho escolar, para demonstrar que a “escola faz

diferença", podendo alcançar maior eficácia e equidade de

resultados.

Conjugando a sociologia urbana e a sociologia da educação, surge

uma terceira geração para ampliar além da família e da escola, a

organização social do território e seus possíveis efeitos sobre as

oportunidades educacionais.

Relacione as três gerações de estudos com os fatores a ela

associados:

1.Primeira geração de estudos sobre desigualdades

educacionais:

2.Segunda geração de estudos sobre desigualdades

educacionais:

3.Terceira geração de estudos sobre desigualdades

educacionais:

( ) a escola, através de suas práticas pedagógicas e sua

organização curricular, é responsável pelo sucesso ou

fracasso dos alunos.

( ) as desigualdades educacionais são decorrentes da origem

socioeconômica do aluno.

( ) equidade e eficácia escolar são articulados como uma

necessidade em busca de uma educação de qualidade.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para

baixo.

Carregando...
Q490552

“O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica matriculados em escolas públicas e filantrópicas. (Fonte: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar/alimentacao- escolar-apresentacao). O programa necessita de alguns ajustes como, por exemplo, a redução do desperdício alimentar e a adequação do destino dos restos da merenda. Segundo a Lei n. 11.947/09, o que não é consumido pelos alunos vai para o lixo. De acordo com a perspectiva da sustentabilidade, assinale a alternativa que indica o melhor destino para os restos provenientes da merenda escolar.

Carregando...
Q490557

No livro Biologia e Conhecimento (1973), Piaget descreve que as crianças pequenas, na fase pré-operatória, apresentam o que chamou de “pensamento egocêntrico”. Assinale a alternativa que caracteriza tal pensamento.

Carregando...
Q490564

Com relação aos princípios norteadores da educação em direitos humanos na Educação Básica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. (   )A educação em direitos humanos, por seu caráter coletivo e participativo, deve ocorrer em espaços marcados pelo entendimento mútuo, respeito e responsabilidade. (   ) A escola deve assegurar que os objetivos e as práticas a serem adotados sejam coerentes com os valores e princípios da educação em direitos humanos. (   ) A educação em direitos humanos deve ser um dos eixos fundamentais da educação básica e permear o currículo e a formação inicial e continuada dos profissionais da educação.   As afirmativas são, respectivamente,

Carregando...
Q490556

“A Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, detalha, entre outros aspectos, a competência de cada ente federado. Assinale a alternativa que apresenta uma incumbência da esfera municipal.

Carregando...
Q490563

Assinale a alternativa, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96). No capítulo II – Educação Básica, seção I, artigo 24, que explicita as regras comuns de organização da Educação Básica.

Carregando...
Q490568

O Projeto Político Pedagógico, obrigatório em todos os estabelecimentos de ensino, é um reflexo e um produto do processo de planejamento escolar, dando visibilidade ao planejamento participativo, fazendo com que seja, de fato, uma expressão da identidade da escola. Sobre o Projeto Político Pedagógico, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
Q490570

“O projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNE), para vigorar de 2011 a 2020, apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização. O texto prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas. As metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Tanto as metas quanto as estratégias premiam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais.” (http://portal.mec.gov.br/) As alternativas a seguir apresentam diretrizes que estão presentes no PNE 2011/2020, à exceção de uma. Assinale-a.

Carregando...
Q490575

A questa° que esta no cerne da compreensao do mundo é a linguagem, corn suas fung8es e dimensões ern seu use expressivo,

considerando sua importancia enquanto processo central na interpretagao do mundo. Partindo do pressuposto de que na

educagao deve existir o intercambio de interpretagoes sobre o mundo, o conceito filosofico que melhor se articula corn a

intersubjetividade do individuo e sua linguagem é o

Carregando...
Q490025

Sobre a Assembleia Geral, órgão superior de deliberação da CONDER, analise as afirmativas a seguir. I.A cada ação ordinária nominativa corresponderão dois votos nas deliberações da Assembleia Geral. II.A Assembleia Geral será presidida pelo representante do acionista controlador. III.As deliberações da Assembleia Geral constarão de Ata, lavrada em livro próprio e assinada pelos Membros da Mesa e pelos acionistas presentes, de forma circunstanciada ou sumária, conforme previsto na Lei Federal n. 6.404/76. Assinale:

Carregando...
Q490562

O famoso educador brasileiro Paulo Freire publicou o livro Pedagogia do Oprimido, em 2005, no qual abordou a concepção “_____ da educação” como instrumento da ______. Criticava o modelo de educação que se tornava um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador o ______ e, assim, o “saber” é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber. Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Carregando...
Q490574

No Brasil, no final do seculo XIX e nas primeiras décadas do seculo XX emergiu um movimento conhecido como Escola Nova,

em que a criança ocupa um espaço diferenciado, sendo o foco nas relações de aprendizagem. Neste sentido, pode-se afirmar

em relação ao movimento escola no vista:

I.A escola era vista como um local em que, a partir da observação e da experimentação,

a criança elabora seu próprio saber.

II.A implementação do sistema de aulas regias, em que os alunos poderiam ser atendidos de

maneira mais especifica. III. A disseminação dos hábitos de leitura, graças a criação de momentos destinados a leitura dentro do

proprio horario escolar. Assinale:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) E
  • 3) C
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) A
  • 8) E
  • 9) E
  • 10) E
  • 11) D
  • 12) B
  • 13) C
  • 14) A
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282