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“O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica matriculados em escolas públicas e filantrópicas. (Fonte: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar/alimentacao- escolar-apresentacao). O programa necessita de alguns ajustes como, por exemplo, a redução do desperdício alimentar e a adequação do destino dos restos da merenda. Segundo a Lei n. 11.947/09, o que não é consumido pelos alunos vai para o lixo. De acordo com a perspectiva da sustentabilidade, assinale a alternativa que indica o melhor destino para os restos provenientes da merenda escolar.

No livro Biologia e Conhecimento (1973), Piaget descreve que as crianças pequenas, na fase pré-operatória, apresentam o que chamou de “pensamento egocêntrico”. Assinale a alternativa que caracteriza tal pensamento.

Com relação aos princípios norteadores da educação em direitos humanos na Educação Básica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. (   )A educação em direitos humanos, por seu caráter coletivo e participativo, deve ocorrer em espaços marcados pelo entendimento mútuo, respeito e responsabilidade. (   ) A escola deve assegurar que os objetivos e as práticas a serem adotados sejam coerentes com os valores e princípios da educação em direitos humanos. (   ) A educação em direitos humanos deve ser um dos eixos fundamentais da educação básica e permear o currículo e a formação inicial e continuada dos profissionais da educação.   As afirmativas são, respectivamente,

Como processo de investigação das questões relacionadas à

sociologia da educação três grandes pesquisas foram realizadas

com o objetivo de um melhor entendimento das relações que se

estabelecem entre escola e a sociedade.

A primeira geração de estudos, de base na mobilidade social,

obteve conclusões pessimistas quanto à capacidade da escola de

reverter as desigualdades socioeconômicas dos alunos, oriundas

de suas famílias. Contrapondo-se a esta, uma segunda geração

buscou o efeito das oportunidades escolares, através do

desempenho escolar, para demonstrar que a “escola faz

diferença", podendo alcançar maior eficácia e equidade de

resultados.

Conjugando a sociologia urbana e a sociologia da educação, surge

uma terceira geração para ampliar além da família e da escola, a

organização social do território e seus possíveis efeitos sobre as

oportunidades educacionais.

Relacione as três gerações de estudos com os fatores a ela

associados:

1.Primeira geração de estudos sobre desigualdades

educacionais:

2.Segunda geração de estudos sobre desigualdades

educacionais:

3.Terceira geração de estudos sobre desigualdades

educacionais:

( ) a escola, através de suas práticas pedagógicas e sua

organização curricular, é responsável pelo sucesso ou

fracasso dos alunos.

( ) as desigualdades educacionais são decorrentes da origem

socioeconômica do aluno.

( ) equidade e eficácia escolar são articulados como uma

necessidade em busca de uma educação de qualidade.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para

baixo.

Os profissionais da educação buscam cursos de formação continuada, sejam eles presenciais, semipresenciais ou à distância, oferecidos pelas mais diversas instituições. Sobre as políticas de formação continuada, assinale a afirmativa correta.

O gráfico abaixo representa a porcentagem da população com ensino médio completo em diferentes faixas etárias.

A partir do gráfico, analise as afirmativas a seguir.

I. A Coreia do Sul, ao realizar profundas mudanças nas suas estruturas educacionais, ampliou de modo significativo o acesso ao Ensino Medi°.

II. Os Estados Unidos apresentam taxas constantes, o que demonstra que seu sistema educacional já oferecia Ensino Médio a geração mais velha.

III. O Brasil mostra um crescimento da população com Ensino Medio completo, mas ainda muito distante da universalização desse nível de escolaridade.

Assinale:

“A Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, detalha, entre outros aspectos, a competência de cada ente federado. Assinale a alternativa que apresenta uma incumbência da esfera municipal.

Assinale a alternativa, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96). No capítulo II – Educação Básica, seção I, artigo 24, que explicita as regras comuns de organização da Educação Básica.

O Projeto Político Pedagógico, obrigatório em todos os estabelecimentos de ensino, é um reflexo e um produto do processo de planejamento escolar, dando visibilidade ao planejamento participativo, fazendo com que seja, de fato, uma expressão da identidade da escola. Sobre o Projeto Político Pedagógico, assinale a afirmativa correta.

“O projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNE), para vigorar de 2011 a 2020, apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização. O texto prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas. As metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Tanto as metas quanto as estratégias premiam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais.” (http://portal.mec.gov.br/) As alternativas a seguir apresentam diretrizes que estão presentes no PNE 2011/2020, à exceção de uma. Assinale-a.

A questa° que esta no cerne da compreensao do mundo é a linguagem, corn suas fung8es e dimensões ern seu use expressivo,

considerando sua importancia enquanto processo central na interpretagao do mundo. Partindo do pressuposto de que na

educagao deve existir o intercambio de interpretagoes sobre o mundo, o conceito filosofico que melhor se articula corn a

intersubjetividade do individuo e sua linguagem é o

No início da década de 1990, Guiomar Namo de Mello publica “Social-democracia e educação: Teses para discussão” em que defende que o Estado responda pelas políticas sociais e levanta o lema “mais cidadania, melhor governo, menos Estado”. Suas propostas já anunciavam a necessidade de uma reforma educacional, pois criticava a concentração de poder nos órgãos centrais, a ausência de mecanismos de participação, controle e fiscalização do ensino por parte da população e a falta de avaliação dos resultados escolares. Os mecanismos de avaliações nacionais da Educação Básica, em larga escala, são tema recorrente até hoje, gerando índices e, até mesmo, impulsionando políticas de responsabilização docente. Assinale a alternativa que indica o primeiro sistema nacional de avaliação em larga escala de estudantes da Educação Básica.

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Paulo Freire

O famoso educador brasileiro Paulo Freire publicou o livro Pedagogia do Oprimido, em 2005, no qual abordou a concepção “_____ da educação” como instrumento da ______. Criticava o modelo de educação que se tornava um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador o ______ e, assim, o “saber” é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber. Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

“Certas noções, certas práticas e sentimentos que deveriam ser gerais assim para as primeiras como para as classes superiores da sociedade [são instrumentos de fundamentação para a constituição de unidade do império, e ocorrem através da instrução primária]. É essa instrução comum, essa identidade de hábitos intelectuais e morais (...) que constituem a identidade e a nacionalidade.” (GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império Brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008, p.36). Sobre o modelo educacional presente no período do Brasil Império, assinale a afirmativa correta.

No Brasil, no final do seculo XIX e nas primeiras décadas do seculo XX emergiu um movimento conhecido como Escola Nova,

em que a criança ocupa um espaço diferenciado, sendo o foco nas relações de aprendizagem. Neste sentido, pode-se afirmar

em relação ao movimento escola no vista:

I.A escola era vista como um local em que, a partir da observação e da experimentação,

a criança elabora seu próprio saber.

II.A implementação do sistema de aulas regias, em que os alunos poderiam ser atendidos de

maneira mais especifica. III. A disseminação dos hábitos de leitura, graças a criação de momentos destinados a leitura dentro do

proprio horario escolar. Assinale:

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