Leia o trecho a seguir A Cultura das Mídias tem como característica permitir "a escolha e o consumo mais personalizado e das mensagens, em oposição ao consumo massivo (...). Por isso mesmo, fo i a multiplicação das mídias e dos processos de recepção que elas engendram que prepararam o usuário para a chegada dos meios , cuja marca principal está na busca dispersa, alinear, fragmentada, mas certamente uma busca individualizada da mensagem e da informação. Portanto a cultura das mídias constitui-se em um período de passagem, de transição entre a cultura _____ e a mais recente _____ ". (SANTAELLA, 2007:125) Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima
Os valores-notícia de seleção dizem respeito aos critérios contextuais - ligados ao contexto de produção das notícias - que influenciam na transformação de um fato em notícia. Entre eles, estão
Assinale a alternativa que apresenta as tipologias que não têm serifa, por isso são indicadas para textos veiculados em meio digital.
O texto radiofônico possui algumas particularidades inerentes ao meio de comunicação sonoro. Segundo os principais manuais, o redator de um texto para rádio deve
Sobre os veículos impressos de jornalismo empresarial, analise as definições a seguir. I.Privilegia a informação imediata na forma de notícias ou notas curtas, circula em intervalos curtos e deve ser distribuído com agilidade para garantir a atualidade de comunicação com os empregados. II.Circula em intervalos maiores e tem produção sofisticada, com maior número de páginas e variedade de gêneros, usa-se com frequência para comunicação com clientes e públicos externos III.Tem um tema específico, conteúdo especializado e se destina a um público determinado. Usa-se, por exemplo, para especificar uma linha de produtos para os clientes ou para difundir uma análise econômica do setor onde a empresa atua. Essas definições referem-se respectivamente a
Embora existam muitos traços que definam o hipertexto, eles podem ser sintetizados em alinearidade e interatividade que ele propicia. Sobre o hipertexto, assinale a afirmativa correta.
Com relação aos princípios referentes à Comunicação Social, estabelecidos pela Constituição Federal, assinale a afirmativa correta.
Embora não existam receitas definitivas, o bom lead é aquele que faz o leitor continuar a ler e, por isso, é correto
Sobre as características e usos do release, analise as afirmativas a seguir. I.O release deve ter um autor responsável claramente exposto, bem como a indicação de como o repórter pode obter informações adicionais sobre o assunto tratado no texto. II.O release proveniente de anunciante deve ser publicado na íntegra ou, no caso de impossibilidade, a matéria adaptada deve ser submetida ao anunciante antes da veiculação. III.O release apresenta a notícia sob o ponto de vista da fonte, mas adaptada ao ângulo e ao formato que aumentem suas chances de veiculação. Assinale:
o plano de marketing é a programação de varias atividades destinadas a criar um mercado e precisa ser preparado sistematicamente.
Assinale a alternativa que contem algumas de suas fases organizadas de modo cronologicamente correto.
Observe os tipos de eventos listados a seguir. 1.Mostra 2.Congresso 3.Feira 4.Conferencia 5.Convenção Relacione cada tipo de evento as suas respectivas características. ( ) é promovido por uma empresa ou entidade politica, onde havers exposição de assuntos por \ferias pessoas, com apresenta de um coordenador. ( ) amplo, fixo, que envolve a aquisição de stands e tem como objetivo a venda. ( ) construído com base na exposição de um assunto especifico por parte de alguém reconhecidamente competente. ( ) pequeno, circulante, não envolve a venda, pois visa apenas divulgar. ( ) de grande porte, promovido por entidades associativas com a finalidade de estudar determinados temas, cujas conclusões poderão ser encaminhadas as autoridades como posição de classe. Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo
Com o desenvolvimento da comunicação enquanto objeto de
estudo, buscou-se uma definição mais formal de comunicação de
massa, baseada em características dos meios de comunicação e
que pudessem atender a um modelo abstrato com as
características listadas a seguir, à exceção de um a. Assinale-a.
O conceito de indústria cultural, apresentado por Adorno e Horkheimer, propõe que o receptor consome os produtos da cultura de massa de modo
O tipo de entrevista jornalística cuja técnica é a busca aleatória de diversas fontes para tratarem do mesmo tema e, às vezes, para dar unidade à entrevista, responderem à mesma pergunta, é denominado
Sobre as definições de notícia e reportagem, analise as afirmativas a seguir. I.Notícias sempre motivam reportagens e toda reportagem decorre de uma notícia. II.A intensidade, profundidade e autonomia do jornalista no processo de construção da matéria são, por definição, maiores na notícia do que na reportagem. III.Na prática, a diferença entre reportagem e notícia começa pela pauta, sendo que as pautas de reportagens tendem a ser mais completas que as das notícias. Assinale: