Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 30 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Leia o trecho a seguir A Cultura das Mídias tem como característica permitir "a escolha e o consumo mais personalizado e das mensagens, em oposição ao consumo massivo (...). Por isso mesmo, fo i a multiplicação das mídias e dos processos de recepção que elas engendram que prepararam o usuário para a chegada dos meios , cuja marca principal está na busca dispersa, alinear, fragmentada, mas certamente uma busca individualizada da mensagem e da informação. Portanto a cultura das mídias constitui-se em um período de passagem, de transição entre a cultura _____ e a mais recente _____ ". (SANTAELLA, 2007:125) Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima

Os valores-notícia de seleção dizem respeito aos critérios contextuais - ligados ao contexto de produção das notícias - que influenciam na transformação de um fato em notícia. Entre eles, estão

Assinale a alternativa que apresenta as tipologias que não têm serifa, por isso são indicadas para textos veiculados em meio digital.

O texto radiofônico possui algumas particularidades inerentes ao meio de comunicação sonoro. Segundo os principais manuais, o redator de um texto para rádio deve

Sobre os veículos impressos de jornalismo empresarial, analise as definições a seguir. I.Privilegia a informação imediata na forma de notícias ou notas curtas, circula em intervalos curtos e deve ser distribuído com agilidade para garantir a atualidade de comunicação com os empregados. II.Circula em intervalos maiores e tem produção sofisticada, com maior número de páginas e variedade de gêneros, usa-se com frequência para comunicação com clientes e públicos externos III.Tem um tema específico, conteúdo especializado e se destina a um público determinado. Usa-se, por exemplo, para especificar uma linha de produtos para os clientes ou para difundir uma análise econômica do setor onde a empresa atua. Essas definições referem-se respectivamente a

Embora existam muitos traços que definam o hipertexto, eles podem ser sintetizados em alinearidade e interatividade que ele propicia. Sobre o hipertexto, assinale a afirmativa correta.

Com relação aos princípios referentes à Comunicação Social, estabelecidos pela Constituição Federal, assinale a afirmativa correta.

Embora não existam receitas definitivas, o bom lead é aquele que faz o leitor continuar a ler e, por isso, é correto

Sobre as características e usos do release, analise as afirmativas a seguir. I.O release deve ter um autor responsável claramente exposto, bem como a indicação de como o repórter pode obter informações adicionais sobre o assunto tratado no texto. II.O release proveniente de anunciante deve ser publicado na íntegra ou, no caso de impossibilidade, a matéria adaptada deve ser submetida ao anunciante antes da veiculação. III.O release apresenta a notícia sob o ponto de vista da fonte, mas adaptada ao ângulo e ao formato que aumentem suas chances de veiculação. Assinale:

o plano de marketing é a programação de varias atividades destinadas a criar um mercado e precisa ser preparado sistematicamente.

Assinale a alternativa que contem algumas de suas fases organizadas de modo cronologicamente correto.

Observe os tipos de eventos listados a seguir. 1.Mostra 2.Congresso 3.Feira 4.Conferencia 5.Convenção Relacione cada tipo de evento as suas respectivas características. ( ) é promovido por uma empresa ou entidade politica, onde havers exposição de assuntos por \ferias pessoas, com apresenta de um coordenador. ( ) amplo, fixo, que envolve a aquisição de stands e tem como objetivo a venda. ( ) construído com base na exposição de um assunto especifico por parte de alguém reconhecidamente competente. ( ) pequeno, circulante, não envolve a venda, pois visa apenas divulgar. ( ) de grande porte, promovido por entidades associativas com a finalidade de estudar determinados temas, cujas conclusões poderão ser encaminhadas as autoridades como posição de classe. Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo

Com o desenvolvimento da comunicação enquanto objeto de

estudo, buscou-se uma definição mais formal de comunicação de

massa, baseada em características dos meios de comunicação e

que pudessem atender a um modelo abstrato com as

características listadas a seguir, à exceção de um a. Assinale-a.

O conceito de indústria cultural, apresentado por Adorno e Horkheimer, propõe que o receptor consome os produtos da cultura de massa de modo

O tipo de entrevista jornalística cuja técnica é a busca aleatória de diversas fontes para tratarem do mesmo tema e, às vezes, para dar unidade à entrevista, responderem à mesma pergunta, é denominado

Sobre as definições de notícia e reportagem, analise as afirmativas a seguir. I.Notícias sempre motivam reportagens e toda reportagem decorre de uma notícia. II.A intensidade, profundidade e autonomia do jornalista no processo de construção da matéria são, por definição, maiores na notícia do que na reportagem. III.Na prática, a diferença entre reportagem e notícia começa pela pauta, sendo que as pautas de reportagens tendem a ser mais completas que as das notícias. Assinale:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282