A gestação pode ser um dos momentos mais difíceis de descoberta da infecção pelo HIV para a mulher. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) Em gestantes que não tiveram acesso ao pré-natal adequado, o diagnóstico do HIV pode ser realizado somente na hora do parto, por meio do teste rápido de triagem.
( ) No pós-parto, ainda na maternidade, as mulheres devem ser orientadas sobre o aleitamento artificial e a referência para serviço especializado em HIV/Aids.
( ) No caso de gravidez planejada é recomendável que a mulher apresente bons indicadores imunológicos e virológicos e adesão a` terapia antirretroviral para a concepção.
( ) O risco de transmissão vertical e´ de aproximadamente 20%, mesmo que todas as medidas de controle sejam adotadas (TARV combinada para gestante, AZT injetável na hora do parto, suspensão do aleitamento materno, entre outras).
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Considerando a importância da Educação
Permanente dos profissionais de saúde, o conhecimento
do enfermeiro acerca dos níveis de evidência
sobre as práticas em saúde, propostos pelo Sistema
GRADE (Grades of Recommendation, Assessment,
Development and Evaluation), se faz necessário.
Considerando o assunto, relacione a colunas 1 com a
coluna 2 abaixo:

Assinale a alternativa que indica a sequência correta,
de cima para baixo.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação à diarreia em crianças.
( ) A diarreia que dura menos de sete dias é denominada crônica. As diarreias aquosas crônicas provocam desidratação e podem levar à morte se não tratadas.
( ) As diarreias com sangue nas fezes, com ou sem muco, são denominadas diarreias com sangue, e uma das causas pode ser a enterocolite necrosante.
( ) Os agentes infecciosos envolvidos nos episódios de diarreia em crianças menores de dois meses, são geralmente: escherichia colli, salmonela, echovírus e rotavírus.
( ) Os aspectos mais preocupantes da doença são a perda aguda de líquidos e o aumento do número de evacuações, que levam à desidratação e a alterações eletrolíticas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Com relação à Manobra de Leopold, assinale a alternativa correta.
O Programa Nacional de Controle da Hanseníase do Ministério da Saúde desenvolve um conjunto de ações que visam orientar a prática, de acordo com os princípios do SUS. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) Considera-se um caso de hanseníase a pessoa que apresenta todos os sinais: lesão da pele com alteração de sensibilidade; acometimento de nervo periférico, associado a alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas; e baciloscopia positiva de esfregaço intradérmico.
( ) A hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória. Os casos diagnosticados devem ser notificados, utilizando-se a ficha de notificação e investigação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação/ Investigação.
( ) O diagnóstico de hanseníase é realizado por meio da análise da história e das condições de vida do paciente, do exame dermatoneurológico para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos.
( ) O tratamento poliquimioterápico é contraindicado nas mulheres grávidas e nas puérperas que estão amamentando, mesmo que a baciloscopia do esfregaço intradérmico seja positiva.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.