Quanto aos Classificadores (CL) nas línguas de sinais, é INCORRETO afirmar que podem
O movimento Surdo, em defesa da educação bilíngue, luta pela
escola bilíngue, levou à conquista da Lei da Libras 10.436/02,
ao regulamento do Decreto 5.626/05 e a promulgação do PNE
2014-2024 com a meta 4 de acordo com a estratégica 4.7
4.7. garantir a oferta de educação bilíngue, em Língua Brasileira de Sinais
(Libras) como primeira língua e na modalidade escrita da língua
portuguesa como segunda língua, aos(às) alunos(as) surdos e com deficiência
auditiva de zero a dezessete anos, em escolas e classes bilíngues
e em escolas inclusivas, nos termos do art. 22 do Decreto nº 5.626, de
22 de dezembro de 2005, e dos arts. 24 e 30 da Convenção sobre os
Direitos das Pessoas com Deficiência, bem como a adoção do sistema
braile de leitura para cegos e surdos-cegos;
De acordo com a legislação, a profissão de Tradutor e Intérprete
da Língua de Sinais tem por função na classe bilíngue e na escola
bilíngue, EXCETO:
De acordo com os estudos Linguísticos da Língua de Sinais, marque ( V) para verdadeiro ou ( F) para falso: ( ) Muitos fonologistas afirmam que as línguas orais e as línguas de sinais não compartilham de um conjunto de princípios linguísticos subjacentes. ( ) Morfologia é o estudo da estrutura interna das palavras ou dos sinais, assim como das regras que determinam a forma- ção das palavras. ( ) Dêixis descreve uma forma particular de estabelecer nominais no espaço que são utilizados pelos verbos com concordância como parte de sua flexão. ( ) Há duas restrições fonológicas na produção de diferentes tipos de sinais envolvendo as duas mãos, sendo a condição de simetria e a condição de dominância. ( ) A fonética relaciona-se, também, com a parte da teoria geral da linguagem humana que investiga as propriedades universais do sistema visuoespacial das línguas de sinais. A sequência correta é