Sobre formas litorâneas, considere:
I. São formadas por faixas arenosas, depositadas paralelamente às praias e que se alongam tendo ponto de apoio nos cabos e saliências do litoral na maior parte das faixas costeiras do mundo.
II. Na atualidade, essa forma é considerada um complexo organogênico de carbonato de cálcio que forma uma saliência rochosa ao assoalho marinho e que geralmente cresce até o limite das marés.
Os textos I e II referem-se, correta e respectivamente, às formas litorâneas
Dentre os fatores responsáveis pela redução do papel da indústria na economia brasileira destaca-se
Observe, abaixo, as pirâmides etárias do Brasil.
Descreve adequadamente a dinâmica demográfica:
Em relação ao assunto da própria crônica, o cronista ressalta seu caráter
O cronista relata uma série de eventos ocorridos no passado. Um evento anterior a esse tempo passado está indicado pela forma verbal sublinhada em:
Para encorajar a autonomia em crianças frequentando a pré-escola, os professores devem
Nos projetos pedagógicos escolares a ideia de trabalho como um princípio educativo aparece frequentemente vinculada à preparação para o mundo do trabalho. É preciso muito cuidado para que essa aproximação de ideias não esvazie a noção formativa do conceito “trabalho” no Ensino Médio. Para tanto, é preciso ter clareza que a compreensão de trabalho como um princípio formativo implica
Considere a planilha a seguir, digitada no Google Planilhas.
Na célula B9 foi digitada uma fórmula que retornou a nota do aluno Paulo. A fórmula correta utilizada foi
A desigualdade educacional, no que concerne ao acesso, à permanência e à qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, é uma situação existente em nosso país há muito tempo, apontando a necessidade de se promover a equidade para superação da exclusão histórica que atravessa a escolarização básica brasileira. Para superar essa desigualdade, os professores precisam
De acordo com o Artigo 32 da Resolução CNE no 7, de 14 de dezembro de 2010, que fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, a avaliação dos alunos, a ser realizada pelos professores e pela escola como parte integrante da proposta curricular e da implementação do currículo, é redimensionadora da ação pedagógica. Para atender a este quesito, os professores devem
Em relação ao Ensino Médio, a Resolução CNE no 03/2018, ao tratar da elaboração da proposta pedagógica das unidades escolares que ofertam essa etapa, estabelece que as escolas devem abarcar, dentre outros:
1. A aprendizagem como processo de apropriação significativa dos conhecimentos, superando a aprendizagem limitada à memorização.
2. A valorização da leitura e da produção escrita em todos os campos do saber.
3. Estudo e desenvolvimento de atividades socioambientais, conduzindo a educação ambiental como uma prática educativa integrada, contínua e permanente.
Nesse contexto, considere, ainda, algumas possibilidades de atividades:
I. Desenvolver atividades voltadas ao meio ambiente, envolvendo todas as disciplinas do currículo.
II. Elaborar atividades que promovam a problematização dos objetos estudados e o consequente debate em sala de aula.
III. Envolver os professores de Ciências Humanas na elaboração e aplicação de atividades de leitura e escrita.
IV. Organizar projetos anuais que tenham como tema principal as questões relacionadas ao meio ambiente.
V. Promover a leitura e a escrita em todas as disciplinas, por meio de gêneros textuais próprios de cada área.
VI. Elaborar atividades que ajudem os alunos a lembrar conceitos fundamentais de cada disciplina/área.
A correta associação entre os três itens da Resolução (1, 2 e 3) e as possibilidades de atividades é
No início do século XXI, as migrações internacionais assumiram um crescimento sem precedentes. Essas migrações estão globalizadas há trinta anos e triplicaram desde meados da década de 1970: 77 milhões em 1975, 120 milhões em 1999, 150 milhões no início dos anos 2000, 281 milhões em 2020. Em um contexto de globalização,
Sobre a geografia do Espírito Santo, considere:
I. O povoamento que ocorreu no Espírito Santo foi baseado no tripé formado pela migração de nordestinos, grande propriedade voltada a cultivos comerciais e abastecimento do mercado interno; esta associação tornou o estado em celeiro até meados do século XX.
II. O rápido processo de urbanização vivenciado pelo Espírito Santo ao longo da segunda metade do século XX decorreu da ação de fatores expulsores que agiam na área rural, associados a fatores de atração nas áreas urbanas, como a industrialização, o crescimento das atividades terciárias, a modernização e expansão da infraestrutura de transporte e de comunicação.
III. Embora com dados defasados pela ausência de Censo em 2020, algumas características demográficas mostradas pelo Censo de 2010 permanecem no estado do Espírito Santo, tais como: a taxa de fecundidade declinante; o aumento da esperança de vida; o envelhecimento populacional e o predomínio da população feminina, entre outros.
Está correto o que se afirma APENAS em