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Em um cruzamento experimental com uma espécie de planta, observou-se que metade da progênie apresentava o fenótipo dominante para um determinado lócus gênico e a outra metade, o fenótipo recessivo. Os genótipos das plantas parentais eram

Uma das metodologias ativas para se trabalhar o ensino de Ciências e Biologia é o uso de jogos didáticos. Após aprenderem sobre as espécies de invertebrados causadores de doença, uma professora iniciou o trabalho com os ciclos de vida. Para isso, foi inicialmente apresentado um tabuleiro construído sobre uma representação de um animal parasita da espécie humana, conforme figura abaixo.

O animal representado no tabuleiro, a doença que ele ocasiona e o ciclo de vida estão corretamente correlacionados em

De acordo com o princípio de Gause, duas espécies podem ter o/a mesmo/a A mas nunca o mesmo

Preenchem, correta e respectivamente, as lacunas I e II:

Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

O cronista refere-se de forma irônica a um eventual desinteresse de seus leitores no seguinte trecho:

Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

Retoma um termo mencionado anteriormente no texto a palavra sublinhada em:

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento dos alunos ocorre, em seus vários aspectos (como o afetivo e o cognitivo, por exemplo), sobretudo em razão

Boaventura de Souza Santos (2003, p. 56) afirma que [...] temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades.

Tendo em vista que esta afirmação ratifica os fundamentos de uma educação inclusiva,

O trabalho interdisciplinar só é possível a partir do domínio das áreas do conhecimento escolar. É a partir delas que se constrói a investigação de problemas complexos que exigem relacionar diversos conceitos, ir além da fragmentação das estruturas curriculares e propiciar a busca de respostas que fazem avançar o conhecimento específico em cada uma das disciplinas.

Descreve um verdadeiro trabalho interdisciplinar:

A discriminação racial no Brasil é um fenômeno histórico, social e político com capilaridade em todas as instituições, dentre elas, a escola. A luta dos movimentos sociais antirracistas promoveu a inserção, no âmbito da legislação brasileira, de leis que punem atos racistas, bem como aquelas que visam a implementação de ações educacionais que abarquem o debate, a problematização e o enfrentamento dessa questão, em todas as etapas da educação básica e no ensino superior. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o currículo do Espírito Santo visam atender a esta legislação, na medida em que:

I. Abarcam a educação das relações étnico-raciais, valorizando e aprofundando o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
II. Promovem o desenvolvimento de ações e projetos específicos sobre essa temática, de modo a contemplá-la.
III. Recomendam processos de formação continuada para que os profissionais da rede possam se apropriar melhor destes temas.
IV. Demarcam as singularidades das comunidades e povos tradicionais, tais como quilombolas e indígenas.
V. Indicam a integração de todas as áreas do conhecimento na implementação das ações curriculares voltadas para essa temática.

Está correto o que se afirma APENAS em

A Lei Federal no 13.146/2015, em seu Artigo 27, estabelece que A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

Considerando o estabelecido nesse artigo, a escola e seus profissionais devem

O documento curricular para o ensino médio capixaba foi elaborado em duas partes: 1. Formação Geral Básica (FGB), construída à luz da BNCC e composta por componentes curriculares obrigatórios para todos os estudantes, e 2. Itinerários Formativos (IF), composto por unidades curriculares que aprofundam os conhecimentos aprendidos na FGB e permitem aos estudantes fazer escolhas de acordo com seus interesses, em uma ou mais áreas de conhecimento e/ou na Formação Técnica e Profissional.
                                                                                                                                                                                                                                                                     (Novo Ensino Médio Capixaba: plano de implementação)

Considerando a nova estrutura do Ensino Médio Capixaba, que visa implementar o estabelecido pelo arcabouço legal brasileiro, nesta etapa de escolarização

A figura abaixo representa as relações evolutivas entre os grupos principais de plantas.

É correto afirmar que

Os anexos embrionários exercem importantes funções nos ovos amnióticos. Dentre eles,

Sobre doenças causadas por microrganismos, considere:

I. A sífilis, causada pela bactéria Treponema pallidum, pode ser transmitida apenas pela mãe durante a gestação ou ainda na hora do parto.
II. Malária, Doença de Chagas e Amebíase são causadas por protozoários.
III. No Brasil, o vetor da dengue é o mosquito do gênero Aedes.

Está correto o que se afirma APENAS em

Em uma escola em que a professora trabalha com metodologias ativas foi proposto um trabalho de resolução de problemas em grupos utilizando o quadro abaixo, extraído do            1o Diagnóstico Brasileiro de Biodiversidade & Serviços Ecossistêmicos – BPBES.


Vetores de degradação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos nos
biomas brasileiros, em ambientes aquáticos e terrestres

A professora dividiu os estudantes em cinco grupos, cada um responsável por apresentar uma proposta de preservação da biodiversidade de um bioma, acompanhada de justificativa com base nos dados apresentados no quadro. O único grupo que desempenhou corretamente a tarefa foi: