Por motivos históricos, o assim chamado jornalismo cultural − que trata do cinema, da música, dos discos, dos espetáculos teatrais, de show, de artes plásticas etc. − e as necessidades de marketing da indústria do entretenimento acabaram se embolando. O que não parece incomodar nem público nem os jornalistas. Assim, os imperativos éticos que exigem do jornalista independência e condenam o conflito de interesse, imperativos que são observados quando o assunto é política ou economia, são ignorados nos cadernos culturais, ou naquilo que se veicula em revistas, rádio e televisão sobre artes e espetáculos.
A partir do trecho acima, retirado de A imprensa e o dever da liberdade (São Paulo: Contexto, 2012, p. 29), de Eugênio Bucci, do ponto de vista da ética profissional é correto afirmar que
A redação de um bom texto de notícia deve apresentar os seguintes elementos, considerados essenciais:
Possuir fontes fidedignas é fundamental para todo jornalista. Muitas vezes elas garantem ótimas reportagens. Para que esse relacionamento seja marcado pelo sucesso o repórter deve
A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) em seu Manual de assessoria de comunicação aponta alguns cuidados necessários para a preparação de entrevistas coletivas:
I. A assessoria deve escolher bem o local onde será realizada a entrevista, além de antecipar, de forma geral, o assunto que vai ser tratado na coletiva.
II. Procure realizar as coletivas no final do dia, pois facilita a agenda do jornalista.
III. Por questão de tempo, os profissionais de rádio e TV podem pedir para gravar logo a entrevista. Atenda ao pedido, mesmo que o pessoal de jornal proteste.
IV. O entrevistado deverá ser pontual.
Está correto o que se afirma APENAS em
Os assessores de imprensa produzem inúmeros tipos de texto para o assessorado, entre eles, a relação de assuntos que foram divulgados pelos veículos com o título da matéria e a página, para os impressos; programas e horá- rios de exibição, para rádio e TV e os endereços eletrônicos para a Internet. Esse texto é chamado de