A tecnologia também possibilita que as organizações e seus membros se comuniquem com tipos de público novos e variados. Os blogs são páginas da internet utilizados para estabelecer uma comunicação
A Síndrome de Burnout é composta por alguns elementos, dentre eles, a
Atenção: Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei nº 9.394/1996).
A Lei destaca um entendimento amplo da função social da educação, quando
Atenção: Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei nº 9.394/1996).
Os Estados incumbir-se-ão de definir com os municípios formas de colaboração na oferta do ensino fundamental, as quais devem assegurar a distribuição proporcional das responsabilidades, de acordo com
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, por itinerário formativo, entende-se
Em um encontro de coaching, um psicólogo organizacional optou por utilizar o modelo G.R.O.W. definido por Sir John Whitmore, e descrito no seu livro Coaching for Perfomance (1996). G.R.O.W. é um acrônimo de Goal − Reality − Options − What/Wrap up.
Por meio da utilização de perguntas poderosas, o psicólogo organizacional conduzirá seu cliente a passar pelos vários passos do método GROW. A pergunta poderosa que se refere à dimensão What/Wrap up é:
A comunicação dentro das organizações pode ocorrer em qualquer uma de três direções: de cima para baixo, de baixo para cima ou
Pedro desenvolveu uma carreira rápida na empresa em que trabalha, porém, no último ano, passou a questionar os próprios valores e a não acreditar que está fazendo algo importante. Passou a se sentir deprimido, frustrado e a apresentar perda de produtividade. De um tempo para cá, sente falta de feedback positivo sobre seu desempenho e não se sente mais realizado no trabalho. Pedro atingiu o estágio mais grave (mais severo) de estresse, que corresponde
Os fatores individuais que influenciam um processo de avaliação se uma situação é estressante ou não para a pessoa podem ser divididos em dois grupos: crenças e compromissos. Compromissos dizem respeito
Processo de aprendizado e de luta política que não se circunscreve aos limites da prática educativa, mas vislumbra, nas especificidades dessa prática social e de sua relativa autonomia, a possibilidade de criação de canais de efetiva participação e de aprendizado do “jogo" democrático e, consequentemente, do repensar das estruturas de poder autoritário que permeiam as relações sociais e, no seio dessas, as práticas educativas.
Estas ideias referem-se ao princípio constitucional
Em relação à organização curricular da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, os cursos são organizados por eixos tecnológicos ou em uma ou mais ocupações, que constam, respectivamente,
A Educação Profissional Técnica de Nível Médio será desenvolvida
Um psicólogo organizacional optou por desenvolver um método tradicional de avaliação de desempenho para a empresa em que presta serviços. Para tanto, fez uso do método das escalas gráficas. Durante o processo de elaboração desse sistema os fatores de avaliação foram selecionados e o formulário confeccionado. Cada fator de desempenho foi dimensionado para retratar um desempenho fraco ou insatisfatório até um desempenho ótimo ou excelente. Entre esses extremos a alternativa selecionada pelo psicólogo para ser utilizada foi a das escalas gráficas descontínuas em que a posição das marcações
Durante um Programa de Treinamento para Lideranças, um psicólogo organizacional apresentou uma classificação de liderança proposto por Robert Blake e Jane Mouton, conhecida como grade gerencial. Ao falar sobre o modelo, informou aos participantes sobre duas dimensões do comportamento do líder, definidas por esses autores: preocupação com as pessoas e preocupação com a produção. A preocupação com a produção é uma dimensão semelhante aos estilos de comportamento de liderança
Trata-se da abordagem de um conflito entre duas partes, que não possuem relacionamento significativo no passado ou contínuo a futuro, portanto, preferem buscar um acordo de forma imediata para por fim à controvérsia ou ao processo judicial. O terceiro, não tem vínculo com nenhuma das partes e pode atuar com mais liberdade e fazê-las refletir sobre as sugestões apresentadas, que nunca são impositivas ou vinculativas. Este método de resolução de conflitos, que visa tão somente ao acordo, é a