Tem o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam à erradicação do analfabetismo; à universalização do atendimento escolar; à melhoria da qualidade do ensino; à formação para o trabalho, à promoção humanística, científica e tecnológica do País e ao estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.
Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil (CF/88), estes objetivos devem estar previstos
Sobre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, considere:
I. Articula-se com o Ensino Superior e suas modalidades sequenciais, incluindo a educação a distância, e com as dimensões da tecnologia e da ciência.
II. Tem como seu objetivo fundamental a preparação do indivíduo para o mercado de trabalho.
III. A Educação de Jovens e Adultos deve articular-se, preferencialmente, com a Educação Profissional e Tecnológica, propiciando, simultaneamente, a qualificação profissional e a elevação dos níveis de escolaridade dos trabalhadores.
IV. Um dos princípios visa ao reconhecimento das identidades de gênero e étnico-raciais, assim como dos povos indígenas, quilombolas e populações do campo.
V. Sensibiliza os alunos para o empreendedorismo.
Está correto o que consta APENAS em
De acordo com a CF/88, os Estados e o Distrito Federal atuarão, prioritariamente,
Nos termos do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Amazonas (Lei nº 1.762/1986), o interstício para a promoção horizontal é, em meses, igual a
O comportamento de liderança, caracterizado por ações que têm como objetivo manter uma boa harmonia entre o líder e seu superior, e influenciar esse superior a agir favoravelmente em benefício dos membros do grupo subordinado àquele líder, é denominado, liderança
Segundo Hirigoyen (2012), devido aos desgastes psicológicos que o assédio moral provoca, ele não só diminui a produtividade no trabalho, mas favorece
Tendo em vista a Resolução nº 06/2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, considere:
I. relação e articulação entre a formação desenvolvida no Ensino Médio e a preparação para o exercício das profissões técnicas, visando à formação integral do estudante.
II. trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular.
III. articulação da Educação Básica com o Ensino Profissional, na perspectiva da aquisição de saberes específicos, visando produção e eficiência no desenvolvimento social do país.
IV. interdisciplinaridade assegurada no currículo e na prática pedagógica, visando à superação da fragmentação de conhecimentos e de segmentação da organização curricular.
Está correto o que consta APENAS em
A contribuição social do salário-educação previsto pela CF/88, diz respeito
A seleção é um processo de comparação entre duas variáveis: os critérios da organização e o perfil das características dos candidatos que se apresentam. A primeira variável (critérios da organização) é fornecida
A abordagem que procura fazer aproximações da ergonomia ao estudo das exigências afetivas das tarefas, aponta que a ergonomia dá fundamental contribuição para que os trabalhadores possam desenvolver e expressar afetos positivos e para explicar
Embora os problemas emocionais, crises pessoais, o alcoolismo e o uso de drogas sejam considerados problemas pessoais, eles se tornam problemas da empresa quando afetam o comportamento e interferem no desempenho do trabalho. São indicadores de alcoolismo, dentro do ambiente de trabalho, dentre outros: atraso, ausências, problemas de relacionamento, além de
Atenção: Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei nº 9.394/1996).
A avaliação deverá ser contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. Isto possibilita a
O Decreto nº 5.154/2004 estabelece que a educação profissional será desenvolvida por meio de cursos e programas de
I. qualificação profissional, inclusive formação inicial e continuada de trabalhadores.
II. educação de jovens e adultos, à distância para os alunos fora da faixa etária ideal.
III. educação profissional técnica de nível médio.
IV. educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.
V. formação de nível fundamental e médio presenciais.
Está correto o que consta APENAS em
De acordo com o Parecer CNE/CEB nº 11/2012, o estágio profissional supervisionado, obrigatório ou não é “ato educativo escolar, supervisionado e desenvolvido no ambiente de trabalho” e faz parte
A abordagem estratégica do comportamento organizacional envolve organizar e administrar