A autoridade formal e liderança nem sempre andam e nem precisam andar juntas. A pessoa que ocupa uma posição de autoridade formal pode não ter liderança informal sobre seus colaboradores. Uma característica da autoridade formal é de que
A tecnologia da informação permite a formação de estruturas em
As competências consideradas essenciais para uma organização ou core competences são as
Os conflitos emergentes são disputas
Para E. H. Schein, na consultoria de procedimentos ou consultoria de processos, o agente da mudança ensina
A Síndrome DADA (síndrome de degeneração, aversão, depressão e aceitação) é uma sequência de estágios
Existem basicamente três grupos de entendimento do sentido da educação na sociedade (Luckesi), que se revelam em três tendências filosófico-políticas para compreender a prática educacional. São elas: redentora, reprodutora e transformadora. A transposição dessas ideias para um sistema de educação corporativa parece útil para os responsáveis pela concepção de programas educacionais, pois permite identificar com clareza como deverão ser trabalhados os aspectos relativos à cultura empresarial. Uma estratégica de reprodução é fundamental em ações e programas educacionais dirigidos para
Entre as vantagens da entrevista estruturada no processo de seleção, pode-se citar a que
Segundo Hersey e Blanchard existem quatro estilos ou formas de liderança. O Estilo 2 compreende
W. R. Bion (1897-1979) diz que quando um grupo se reúne, constitui simultaneamente dois grupos simbólicos: grupo de trabalho ou refinado e grupo primitivo. O grupo primitivo