As seguintes formas de abordagem são sugeridas na Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, para o ensino de Química:
O desenvolvimento, nos alunos, da habilidade analisar resultados necessita que o trabalho do professor ocorra na seguinte sequência de abordagens:
Uma das formas de obter a entalpia de uma reação é por meio de diagramas de energia, como o representado a seguir para a
reação
A entalpia da reação
Três tubos de ensaio (I, II e III) contêm, cada um, 10 mililitros de água destilada a 25 °C. A esses tubos, foram adicionadas
as seguintes massas de cloreto de sódio (NaCl):
Tubo I = 3,0 g Tubo II = 4,0 g Tubo III = 5,0 g
Sabendo-se que a solubilidade do NaCl a 25 °C é 36,0 g por 100 mL de água, após agitação, verificou-se existência de sólido e
solução saturada em alguns tubos. O valor da massa de NaCl (s ), em gramas, em cada um dos tubos I, II e III é,
respectivamente,
O nuclídeo formado após a emissão de uma partícula alfa por um nuclídeo de número atômico 92 e número de massa 238 possui número atômico
Um litro de solução de ácido perclórico, HClO4, de pH = 2,0, foi diluído com água até o dobro do volume inicial. O pH da nova solução
Considere um composto do tipo MX, onde M é um metal alcalino e X é um halogênio, pertencentes ao 2o
período da Tabela Periódica. Esse composto
Átomos de mesmo elemento que ganham estabilidade ao perder elétrons tendem a se unir entre si por ligação
Atenção: A tabela a seguir se refere às questões de números 49 a 51.
Dançar durante uma hora consome, para uma pessoa de 70 kg, 1 670 kJ de energia. Para recompor essa quantidade de
energia, seria necessário consumir um volume de leite integral, em mL, de, aproximadamente,
Segundo as Orientações Pedagógicas da Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, o ensino de Química deve utilizar experimentações como, por exemplo,
Utilizando uma corrente de 100 mA, a eletrodeposição de 1,0 g de níquel a partir de Ni2+ (aq), sobre uma bijuteria de aço inox
levaria o tempo, em minutos, de
A tabela abaixo apresenta algumas propriedades das substâncias X,Y e Z nas CATP.
Com base nos dados da tabela,
Como consequência das queimadas, há consumo e liberação, respectivamente, de
A separação de misturas heterogêneas sólido-líquido e a trituração de sólidos são conseguidas corretamente com utilização de, respectivamente,
Para verificar as diferentes propriedades de condutibilidade elétrica dos materiais, um professor utilizou o seguinte sistema, em
soluções saturadas de água destilada + açúcar (I ); água destilada + sal de cozinha (II ); e água de torneira (III ):
Devido aos íons presentes em cada situação, a condução de eletricidade das soluções, aumenta na seguinte ordem:
O soro fisiológico contém 0,90% de NaCl, em massa. Para preparar 1 L de solução com a mesma quantidade de glicose, em
mol, é necessária uma massa de glicose, em gramas, de, aproximadamente,