Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 13 de 13 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 13
Questões por página:
Q664253

Os antiinflamatórios não-esteróides (AINE) são fármacos que possuem propriedades analgésica, antitérmica, anti-inflamatória e antitrombótica. Assinale a alternativa correta a respeito deste tipo de medicamento:

Carregando...
Q664260

A dentina forma a maior parte do volume do elemento dental, é responsável pela forma do dente, e protege tanto o esmalte quanto a polpa dentária por meio de sua arquitetura única. Assinale a alternativa correta sobre este importante substrato do corpo humano.

Carregando...
Q664258

O profissional que realiza um preparo de dente com finalidade protética deve executá-lo buscando preencher três princípios fundamentais (mecânicos, biológicos e estéticos) para conseguir preparos corretos. Assinale a alternativa que corresponde ao princípio mecânico da RESISTÊNCIA ou ESTABILIDADE.

Carregando...
Q664257

Assinale a alternativa que corresponde a uma técnica de odontometria que consiste em: colocar um instrumento com 10 mm de comprimento do canal radicular, proceder a uma tomada radiográfica, com o auxílio de uma régua milimetrada, medir na radiografia o comprimento do dente e do instrumento; de posse dos três valores, realizar “uma regra de três” (Teorema de Thales), por meio da qual se obtém o CRD (comprimento real do dente).

Carregando...
Q664252

Os elastômeros formam um grupo de materiais de moldagem poliméricos sintéticos que são quimicamente reticulados após a presa e que podem ser esticados, recuperando rapidamente suas dimensões originais quando a tensão é liberada, de modo semelhante à borracha natural vulcanizada. Considere uma moldagem em que a moldeira contendo o material de moldagem elastomérico foi assentada tardiamente, quando a elasticidade já tinha começado a se desenvolver e que produziu um molde impreciso. Assinale a alternativa que contém, corretamente, as causas e as características do troquel produzido a partir desta moldagem.

Carregando...
Q664249

A anestesia adequada da maxila não costuma ser problema para dentistas capacitados. O osso maxilar, fino e poroso, facilita a rápida difusão do anestésico local. Entretanto, uma anestesia bem-sucedida dos dentes e dos tecidos moles mandibulares é mais difícil de ser obtida que a anestesia das estruturas maxilares. Entre as técnicas de anestesias mandibulares está a proposta por George A. E. Gow-Gates, em 1973, na Austrália. Assinale a alternativa correta sobre a técnica de bloqueio nervoso mandibular de GOW-GATES (BNMGG).

Carregando...
Q664251

Pode-se afirmar que o câncer é uma alteração basicamente celular, do controle intercelular, que está ligada à perda de sua regulação metabólica, por modificações moleculares, as quais são diferentes de acordo com o tipo de câncer. Analise as asserções a seguir. I – O câncer de lábio é mais frequente em pessoas negras, e registra mais ocorrências no lábio superior do que no lábio inferior, em função da maior exposição aos raios solares. II – Cerca de 90% dos tumores malignos que acometem o complexo bucomaxilofacial são carcinomas espinocelulares, os quais podem se manifestar de diferentes formas, dependendo da interação de fatores como localização anatômica, grau de diferenciação do tumor, tempo de evolução da doença. III – Os sarcomas ou tumores malignos das partes moles não são raros na boca ou estruturas anexas e neles o aparecimento de uma massa tumoral é o primeiro sinal clínico, porém, dor, perda de função e ulceração também estão presentes. Em relação ao câncer bucal, é correto o que se afirma em:

Carregando...
Q664256

Autoclaves são equipamentos que se utilizam de vapor saturado para realizarem o processo de esterilização. Qual das alternativas não se refere a uma característica da esterilização por autoclaves?

Carregando...
Q664248

Há diversos fatores que interferem na erupção dentária. Eles podem ser gerais ou locais, e atuam tornando a erupção mais prematura ou mais retardada. Assinale a alternativa que corresponde a um fator geral que causa erupção retardada.

Carregando...
Q664250

O conhecimento da anatomia radiográfica do complexo dentomaxilo-mandibular é muito importante para a interpretação das lesões que nele têm sede. Ou seja, para se reconhecer o anormal ou a patologia, é necessário que se conheça muito bem a estrutura anatômica normal. Assinale a alternativa que corresponde à seguinte descrição: Local de inserção das extremidades externas das fibras periodontais que apresenta-se como uma linha radiopaca, uniforme, que sofre variações de acordo com a morfologia da raiz dentária, a qual contorna perifericamente. Continua-se sem interrupção para formar a crista alveolar (neocortical), elemento semiológico valioso no estudo radiográfico das periodontopatias.

Carregando...
Q664255

Analise as colunas a seguir e escolha a alternativa com correta associação entre a coluna do tipo de lesão com a coluna da descrição da lesão. TIPO DE LESÃO 1 - Pericoronarite 2 - Abscesso gengival agudo 3 – Gengivite ulcerativa necrosante aguda 4 – Gengivo estomatite herpética aguda DESCRIÇÃO DA LESÃO A - Lesão localizada, dolorosa, de rápida expansão e geralmente de início súbito, com edema avermelhado com superfície lisa e brilhante. É causada pela penetração de substância estranha no tecido como cerda de escova, casca de pipoca, casca de crustáceos, espinha de peixe, pedaço de palito, banda ortodôntica introduzida de forma vigorosa na gengiva, restauração com excesso, etc. B - Depressões crateriformes perfurantes na crista da gengiva; atinge a papila interdental, gengiva marginal ou ambas; sensibilidade ao tato; dor constante e irradiada, intensificada pelo contato de comidas quentes e mastigação; gosto metálico e saliva pastosa. C - Corresponde a sinais como gengiva edemaciada, salivação intensa, dor, formação de múltiplas vesículas na gengiva, palato, lábios, língua. Em poucas horas, vesículas se rompem e formam úlceras dolorosas, cobertas por pseudomembrana e com margem eritematosa. D - Corresponde a sinais como inflamação dos tecidos gengivais que recobrem as coroas dos dentes em erupção ou parcialmente erupcionados através de bactérias ali colonizadas.

Carregando...
Q664254

Durante o atendimento odontológico, é grande o risco de objetos caírem na porção posterior da cavidade oral ou da faringe, o que pode levar à sua ingestão ou aspiração. Sobre a obstrução aguda das vias aéreas por corpos estranhos é correto o que se afirma em qual das alternativas?

Carregando...
Q664259

O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres do cirurgião-dentista, profissionais técnicos e auxiliares, e pessoas jurídicas que exerçam atividades na área da Odontologia, em âmbito público e/ou privado, com a obrigação de inscrição nos Conselhos de Odontologia, segundo suas atribuições específicas. No seu capítulo III, trata dos deveres fundamentais destes profissionais. Analise as asserções a seguir e escolha a alternativa que contenha as asserções que correspondem a DEVERES fundamentais previstos do Código de Ética. I - Manter atualizados os conhecimentos profissionais, técnico-científicos e culturais, necessários ao pleno desempenho do exercício profissional. II - Apontar falhas nos regulamentos e nas normas das instituições em que trabalhe, quando as julgar indignas para o exercício da profissão ou prejudiciais ao paciente, devendo dirigir-se, nesses casos, aos órgãos competentes. III - Guardar sigilo a respeito das informações adquiridas no desempenho de suas funções.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) A
  • 7) D
  • 8) D
  • 9) C
  • 10) C
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) B
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282