As pessoas que têm boa fluência em Libras fazem uso
de um recurso dessa língua para classificar o
substantivo, estabelecer concordância, ou ainda, para
atribuir qualidade a alguma coisa. Este recurso é
chamado de CLASSIFICADOR. Analise as alternativas
abaixo e assinale aquela que explica o verdadeiro
significado desse recurso:
Perlin (1998) em seu texto Identidade Surda e Inclusão
defende a existência de diferentes identidades surdas
tendo em vista que o sujeito se constrói quando
estabelece contatos com o meio e vive situações
diferenciadas de representação. Estas identidades
são: Identidades surdas flutuantes – Identidades
surdas inconformadas – Identidades surdas de
transição – Identidades surdas híbridas – Identidades
surdas. Analise as proposições e, a seguir, assinale a
alternativa que contém apenas proposições
verdadeiras sobre as identidades surdas
inconformadas ou socialmente incapazes:
I.São identidades presentes nos surdos
que foram mantidos sob o cativeiro da
hegemônica representação da identidade
ouvinte e que passam para a comunidade
surda.
II.São identidades em que os ouvintes
veem o surdo como deficiente e os
surdos não conseguem captar a
representação da identidade ouvinte.
III.São identidades em que é visível o
domínio determinante do ouvinte, sendo
os surdos forçados a viverem a situação
imposta como que conformados a ela.
IV.São identidades em que os ouvintes
determinam comportamentos, vida e
aprendizados dos surdos.
Em uma proposta inclusiva, para o aluno com surdez,
o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
requer o desenvolvimento de três momentos didáticopedagógicos.
Quais são esses momentos? Analise as
proposições abaixo e, a seguir, assinale a alternativa
que contém a( s) resposta(s ) CORRETA(S ):
I.Momento do Atendimento Educacional
Especializado em Libras na escola
comum, em que todos os conhecimentos
dos diferentes conteúdos curriculares
são explicados nessa língua por um
professor, sendo este preferencialmente
surdo.
II.Momento do Atendimento Educacional
Especializado para o ensino de Libras na
escola comum, no qual os alunos com
surdez terão aulas de Libras, favorecendo
o conhecimento e a aquisição,
principalmente, de termos científicos.
III.Momento do Atendimento Educacional
Especializado para o ensino da Língua
Portuguesa, no qual são trabalhadas as
especificidades dessa língua para
pessoas com surdez.
IV.Momento do Atendimento Educacional
Especializado para o ensino da Língua
Portuguesa em sua modalidade oral, para
que pessoas com surdez possam se
comunicar com mais facilidade com os
ouvintes, facilitando, assim, o processo
de inclusão.
Estudos linguísticos da Libras mostram ser ela um sistema de comunicação que utiliza vários tipos de pronomes, entre eles os pronomes que representam as pessoas do discurso. Qual o sistema pronominal utilizado em LIBRAS para representar essas pessoas, ou seja, que sistema é esse?
Em 2008, o MEC, por meio da Secretaria de Educação Especial, lançou a nova política nacional de educação especial. Nesta política, foi corroborada a educação bilíngue para surdos. Analise as proposições e, a seguir, assinale a alternativa que contém apenas proposições contidas na redação desta política: I.O atendimento educacional especializado para alunos surdos é ofertado tanto na modalidade oral e escrita, quanto na Língua de Sinais. II.Devido à diferença linguística, orienta-se que o aluno surdo esteja com outros surdos em turmas comuns na escola regular. III.Para o ingresso dos alunos surdos nas escolas comuns, a educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na Língua de Sinais, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para alunos surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino de Libras para os demais alunos da escola. IV.Devido à diferença linguística, orienta-se que o aluno surdo seja sempre único em turmas comuns na escola regular.