Analise as proposições, a seguir, sobre o uso de
expressões faciais e, em seguida, assinale a
alternativa que contém apenas aquelas que forem
CORRETAS:
I.As expressões faciais não são utilizadas
em todas as línguas, apenas as línguas
de sinais fazem uso deste recurso não
verbal.
II.Nas línguas de sinais, as expressões
faciais desempenham uma função
gramatical.
III.As expressões faciais gramaticais estão
relacionadas a certas estruturas
específicas, tanto no nível da morfologia
quando no nível da sintaxe e são
obrigatórias nas línguas de sinais em
contextos determinados.
IV.Em virtude de serem específicas das
línguas de sinais, as expressões faciais
precisam ser analisadas a partir da forma
como os surdos a utilizam.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE
os espaços vazios no texto a seguir: As
_________________, muitas vezes apresentam formas
________, isto é, formas linguísticas que tentam
copiar o referente real em suas características visuais.
Esta _______________, mais evidentes nas estruturas
das línguas de sinais do que nas línguas orais deve-se
ao fato de que o espaço parece ser mais concreto e
palpável do que o tempo, dimensão utilizada pelas
línguas _______________ quando constituem suas
estruturas por meio de sequências sonoras que
basicamente se transmitem temporalmente.
Na Libras, alguns sinais se formam por composição.
Neste processo de formação do sinal, duas ou mais
raízes se combinam e dá origem a outra forma, outro
sinal. Esta composição é aqui representada pelo sinal
gráfico circunflexo (^ ), as raízes encontram-se em letra
maiúscula e o novo sinal que surge encontra-se em
minúsculo e entre aspas. Das alternativas abaixo, qual
apresenta CORRETAMENTE os sinais com esta
estruturação por composição?
Sabemos que Língua de Sinais é uma forma de
comunicação e expressão, de natureza visual-motora,
com estrutura gramatical própria. Sabemos, ainda,
que em cada região do mundo onde há uma
comunidade surda constituída há uma língua de sinais
que difere das demais. Sendo assim, qual alternativa
contém o nome da língua de sinais oficial dos surdos
brasileiros reconhecida pela lei 10.436, de 24 de abril
de 2002?
Analise as proposições e, a seguir, assinale a
alternativa que contém apenas aquelas que forem
verdadeiras em relação à cultura surda:
I.O teatro surdo é parte integrante da
cultura surda, pois com muito
profissionalismo e seriedade, aborda
questões relacionadas à educação e à
visão de mundo a partir do próprio
universo surdo.
II.O cinema mudo que retrata as comédias e
as tragédias surdas ao longo da história
de existência do povo surdo é um
elemento cultural surdo.
III.As músicas compostas pelos surdos, via
de regra, cantam as situações
vivenciadas por eles em suas relações
amorosas.
IV.A Língua de sinais constitui o mais
evidente e mais significativo elemento
cultural dos surdos e com a qual podem
expressar seus pensamentos.
Analise as proposições abaixo e aponte entre elas
aquela que apresenta o nome de um dos primeiros
linguistas a estudar uma língua de sinais, dando a ela,
um tratamento linguístico. Este autor apresentou,
ainda, uma análise descritiva da língua de sinais
americana, revolucionando a linguística na época, pois
até então, todos os estudos linguísticos
concentravam-se nas análises de línguas faladas.
Em Libras, no nível da sintaxe, as marcações nãomanuais
são responsáveis por indicar determinados
tipos de construções, como sentenças negativas,
interrogativas, afirmativas, condicionais, relativas,
construções com tópico e com foco. Sobre as
sentenças negativas é correto afirmar que:
Na libras, é agramatical, ou seja, errado a utilização de
uma única configuração das mãos para determinados
numerais que têm configurações específicas e
dependem do contexto em que são usados, por
exemplo, o numeral cardinal 1 é diferente da
quantidade 1. Sendo assim, das proposições
apresentadas abaixo, qual representa a CORRETA
utilização para marcar a quantidade?
A datilologia ou alfabeto manual é um sistema de
representação simbólica icônica das letras
dos alfabetos das línguas orais escritas, por meio das
mãos. Ela serve de ponte entre uma língua de sinais e
a língua oral que a rodeia. Sobre sua origem, é
CORRETO afirmar que:
A educação de surdos em geral utiliza três processos
de instrução, diferentes entre si, que também são
conhecidos como abordagens filosóficas educacionais
com diferentes enfoques. Quais são essas
abordagens?
Analise as proposições abaixo e, a seguir, assinale a
alternativa que contém apenas proposição(ões)
verdadeira(s ) sobre os tipos de movimento e
orientação que faz( m) parte da estrutura gramatical
da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS:
Iniciativas de alguns pesquisadores da área da surdez
vêm apresentando uma forma de registrar, no papel,
os sinais que são produzidos no espaço. Qual o nome
desse sistema de notação e quem o criou ou
desenvolveu?
O professor francês Hernest Huet (surdo e partidário
de I'Epée, que usava o Método Combinado) veio para o
Brasil, a convite de D. Pedro II, para fundar a primeira
escola para meninos surdos de nosso país. Qual o
nome atual desta escola?
Considerando o artigo 37 da Constituição Federal de
1988, analise as afirmativas abaixo e assinale a
alternativa CORRETA:
I.Os cargos, empregos e funções públicas
são acessíveis aos brasileiros que
preencham os requisitos estabelecidos
em lei, assim como aos estrangeiros, na
forma da lei.
II.É garantido ao servidor público civil o
direito à livre associação sindical.
III.A lei reservará percentual dos cargos e
empregos públicos para as pessoas
portadoras de deficiência e definirá os
critérios de sua admissão.
IV.As funções de confiança, exercidas
exclusivamente por servidores ocupantes
de cargo efetivo, e os cargos em
comissão, a serem preenchidos por
servidores de carreira nos casos,
condições e percentuais mínimos
previstos em lei, destinam-se apenas às
atribuições de direção, chefia e
assessoramento.
V.Os vencimentos dos cargos do Poder
Legislativo e do Poder Judiciário não
poderão ser superiores aos pagos pelo
Poder Executivo.
Na Libras, os sinais são formados a partir dos
parâmetros: configuração de mãos, movimento,
orientação e ponto de articulação, que podem ser
comparados a “pedacinhos" de um sinal. Contudo, o
processo de formação de alguns sinais pode ocorrer
por meio da modificação por adição à raiz, modificação
interna da raiz, por derivação ou por composição. Com
relação à modificação por adição à raiz é CORRETO
afirmar que:
I.São modificações que aparecem como
sufixo, elas se incorporam em alguns
verbos: a raiz, que possui um determinado
movimento em um primeiro momento,
finaliza-se com um movimento contrário, que
caracteriza a negação incorporada; como
nos verbos: QUERER / QUERER-NÃO;
GOSTAR / GOSTAR-NÃO.
II.São modificações que aparecem como flexão
que, por meio da direcionalidade, marca as
pessoas do discurso fazendo com que a raiz
se inverta ou até adquira uma forma em arco.
III.São modificações que aparecem como
acréscimo de um marcador de concordância
de gênero que, por meio de configurações de
mãos (classificadores), especifica a coisa:
objeto plano vertical/horizontal, redondo etc.
IV.São modificações que aparecem como
infixo, ela se incorpora simultaneamente à
raiz por meio do movimento ou expressão
corporal: TER / TER-NÃO; PODER / PODERNÃO.