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Segundo Lebedeff e Santos (2014), na Abordagem Comunicativa, os vídeos de curta-metragem em Libras podem ser utilizados como objetos de aprendizagem nas aulas de Libras para alunos ouvintes, com o objetivo de promover o desenvolvimento do uso da língua em contextos reais de comunicação, pois

Segundo Sá (2006), após o Oralismo, a educação de surdos passou a ser orientada pelos preceitos da Comunicação Total, que

De acordo com Basso, Strobel e Masutti (2009), o planejamento de aulas e atividades de Libras precisa considerar os fatores internos e externos do ensino dessa língua. Um fator externo é o/a

Moura (2014) ressalta, no capítulo “surdez e linguagem" do livro Tenho um aluno Surdo e agora? introdução à Libras e Educação de Surdos, que no espaço escolar a criança surda poderá adquirir a Língua de Sinais e desenvolver a sua linguagem. Para isso é necessário que ela tenha um ambiente rico e estimulador. Esse tipo de ambiente para a criança surda, na escola, é favorecido pelas seguintes condições:

“A identidade é construída dentro da(s) cultura(s) e não fora dela(s)” (HALL, 2000, p. 110). Portanto, a cultura surda é o lugar para o ser surdo construir sua identidade, sua subjetividade, o ser sujeito surdo. A citação do autor enquadra-se na seguinte teoria:

Segundo Quadros e Karnopp (2004), há duas formas de criar novos sinais na Libras, a derivação e a composição. No que diz respeito à formação de sinais compostos, observa-se que tanto regras fonológicas quanto morfológicas podem ser aplicadas nesse processo. Uma das regras morfológicas identificadas na formação de sinais compostos na Libras é a Regra da sequência única, definida como

De acordo com Sá (2006), é somente a partir do século XVIII que tem início a educação institucionalizada dos surdos. A instituição mais famosa desse período é o atual Instituto de Jovens Surdos de Paris, fundado pelo abade francês Charles-Michel de l'Epée em 1756. Segundo Sacks (2010), para ensinar aos surdos a leitura e a escrita, o abade de l'Epée desenvolveu o sistema de sinais metódicos, o qual pode ser definido como

Na educação inclusiva para surdos é importante

No ensino de Libras como segunda língua para ouvintes, a identificação dos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos pode promover um ambiente de aprendizagem que valorize suas diferentes formas de aprender (GESSER, 2012). O estilo de aprendizagem em que o aluno recorre à experiência física (sentir, tocar, manusear), para a aprender a Libras, tem sido denominado de

De acordo com Mertzani (2010), o ensino de línguas de sinais para ouvintes tem utilizado métodos de ensino de segunda língua. A abordagem de ensino de Libras para ouvintes cujo foco da aprendizagem não está na forma linguística, mas no desenvolvimento de uma competência para usar a Libras em situações reais, é a

O Artigo 30 da Lei n.º 13.146 de 2015, que trata dos processos seletivos para ingresso e permanência no ensino superior, determina que, para garantir acessibilidade às pessoas surdas, estas passam a ter como direitos garantidos

Observe a figura a seguir:


A figura apresenta as unidades mínimas que formam os sinais da Libras: Locação (L), Movimento (M) e Configuração de Mão (CM). Essas unidades são consideradas como parâmetros

De acordo com o Decreto n.º 5.626, de 2005, a modalidade oral da Língua Portuguesa, na educação básica, deve ser ofertada aos alunos surdos ou com deficiência auditiva, preferencialmente,

Leia o trecho:

Discutir a educação bilíngue numa perspectiva política pode apresentar um duplo sentido. O primeiro pode ser atribuído ao valor de construção histórica, cultural e social e o segundo como relações de poder e conhecimentos que atravessam e delimitam a proposta e o processo educacional (SKLIAR, 2009, p. 7).

Na perspectiva política, o autor considera o segundo sentido da educação bilingue como uma prática]

De acordo com Quadros e Karnopp (2004), na Libras, o parâmetro Movimento tem sido descrito em quatro categorias: tipo, direcionalidade, maneira e frequência. São tipos de movimento

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