Analise a afirmação a seguir e escolha a
melhor opção:
“Vai-se à escola para aprender a ler e a contar; e
– por que não?-, também para ler mapas.”
Quais elementos a seguir, por muitas vezes são considerados antagônicos ao tecnológico para o ensino de geografia em ambiente escolar?
No que tange o processo de ensinoaprendizagem
relacionado à compreensão do
espaço pelos alunos, analise a seguinte
afirmação:
“As crianças nem sempre compreendem os
conceitos espaciais usados pelos adultos.”
Para facilitar esta compreensão sugerem-se três
pontos básicos de discussão, que tratam da
importância do trabalho escolar sobre o espaço e
sua representação. Desta forma podemos resumir
estes três pontos da seguinte forma:
O professor de Geografia é um indivíduo que deve estar em constante atualização e ter ação interdisciplinar. Nesse sentido, a tecnologia enquanto recurso deve servir de qual forma ao professor?
A geografia como ciência física e humana, tem a função de contribuir para o desenvolvimento intelectual, social e afetivo do aluno em qual contexto?
A geografia por muitas vezes destaca duas linguagens principais: o texto geográfico e a cartografia. A primeira perpassando a análise reflexiva do aluno em relação às questões geográficas; e a segunda, deve por lógica deve abordar quais informações?
Afirmando que, “[...] no lugar de uma geografia meramente descritiva, os novos tempos dão lugar a uma realidade vivida pelo educando e a sua situação nesse contexto”. Sobre a ideia de Geografia descritiva, escolha a melhor opção que a represente.
O conhecimento das inteligências múltiplas dos alunos pode ser um meio de:
Analise o seguinte fragmento:
A informação geográfica deve ser transformadora
e ter utilidade para o aluno. Ela é confrontadora de
ideias, olhares e realidades. O docente é assim,
não um informador de conceitos. Mas tem como
papel ajudar o aluno aprender.
ANTUNES, Celso. Geografia e Didática.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2010 152 p.
Seguindo o raciocínio do autor, o que se pode
entender como informação geográfica.