Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 9 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d

Analise a afirmação a seguir e escolha a melhor opção:
“Vai-se à escola para aprender a ler e a contar; e
– por que não?-, também para ler mapas.”

Quais elementos a seguir, por muitas vezes são considerados antagônicos ao tecnológico para o ensino de geografia em ambiente escolar?

No que tange o processo de ensinoaprendizagem relacionado à compreensão do espaço pelos alunos, analise a seguinte afirmação:
“As crianças nem sempre compreendem os conceitos espaciais usados pelos adultos.” Para facilitar esta compreensão sugerem-se três pontos básicos de discussão, que tratam da importância do trabalho escolar sobre o espaço e sua representação. Desta forma podemos resumir estes três pontos da seguinte forma:

O professor de Geografia é um indivíduo que deve estar em constante atualização e ter ação interdisciplinar. Nesse sentido, a tecnologia enquanto recurso deve servir de qual forma ao professor?

A geografia como ciência física e humana, tem a função de contribuir para o desenvolvimento intelectual, social e afetivo do aluno em qual contexto?

A geografia por muitas vezes destaca duas linguagens principais: o texto geográfico e a cartografia. A primeira perpassando a análise reflexiva do aluno em relação às questões geográficas; e a segunda, deve por lógica deve abordar quais informações?

Afirmando que, “[...] no lugar de uma geografia meramente descritiva, os novos tempos dão lugar a uma realidade vivida pelo educando e a sua situação nesse contexto”. Sobre a ideia de Geografia descritiva, escolha a melhor opção que a represente.

O conhecimento das inteligências múltiplas dos alunos pode ser um meio de:

Analise o seguinte fragmento: A informação geográfica deve ser transformadora e ter utilidade para o aluno. Ela é confrontadora de ideias, olhares e realidades. O docente é assim, não um informador de conceitos. Mas tem como papel ajudar o aluno aprender.
ANTUNES, Celso. Geografia e Didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010 152 p.
Seguindo o raciocínio do autor, o que se pode entender como informação geográfica.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282