Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 16 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Com a Reforma Psiquiátrica, as pessoas com transtorno mental, de qualquer natureza, e seus familiares e responsáveis, passaram a gozar dos seguintes direitos, exceto:

Carregando...

A Teoria Comportamental afirma que um comportamento disfuncional aprendido pode ser desencadeado por sinais internos e externos associados a ele. Assim, a terapia comportamental auxilia o indivíduo a modificar a relação entre a situação que está criando dificuldade e a habitual reação emocional e comportamental que ele tem naquela circunstância, mediante a aprendizagem de uma nova modalidade de reação. Algumas características que se destacam nos terapeutas comportamentais estão descritas abaixo: I - Ênfase nos determinantes atuais do comportamento, e não nos determinantes históricos. II - Entende que o desenvolvimento ocorre dentro do organismo do indivíduo, por meio de mudanças na estrutura cognitiva. III - Especificação do tratamento em termos objetivos, de modo que seja possível a réplica do mesmo. IV - Manifesta importância fundamental na consequência de um comportamento como único fator que influencia o mesmo. V - Foco na mudança do comportamento manifesto como o principal critério pelo qual se avalia o tratamento. É correto o que se afirma sobre os terapeutas comportamentais em:

Carregando...

A avaliação psicológica é compreendida como um amplo processo de investigação, no qual se conhece o avaliado e sua demanda, com o intuito de programar a tomada de decisão mais apropriada do psicólogo. Ainda, a avaliação psicológica refere-se à coleta e interpretação de dados, obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis, entendidos como aqueles reconhecidos pela ciência psicológica. Compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como a escolha de quais instrumentos e técnicas de avaliação devem ser utilizados, será baseada nos seguintes elementos, exceto:

Carregando...

De acordo com Winnicott, na origem de toda tendência antisocial há uma deprivação. O conceito de deprivação refere-se:

Carregando...

Sobre aspectos da prática na análise com crianças, é incorreto afirmar:

Carregando...

O Sistema Único de Saúde, no âmbito da saúde mental, instituiu uma estratégia que tem a finalidade de criar, ampliar e articular os pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Esta estratégia é denominada de:

Carregando...

O art. 7º, inciso XIV, da Lei 8.080 de 1990, traz que um dos princípios da referida Lei é a organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica em geral, que garanta, entre outros:

Carregando...

Maria tem 26 anos, mora sozinha e trabalha como agente de viagens. Os pais se divorciaram quando ela tinha 12 anos, pois seu pai era dependente de álcool e batia regularmente nela e na mãe. Maria tende a manter relacionamentos turbulentos, receia o abandono e não tem controle de suas emoções. Frequentemente demonstra comportamento suicida e/ou de automutilação: corta-se, queima-se ou agride-se. Maria muitas vezes age com extremismo, vai da raiva à depressão grave em pouco tempo, além de ser abatida com a sensação de vazio e ter dificuldades com sua própria identidade. Os sintomas descritos na situação hipotética correspondem ao Transtorno:

Carregando...

“O cérebro trabalha melhor, o pensamento é mais lúcido, o humor mais alegre e a vulnerabilidade à doença diminui se estivermos fisicamente em forma” (Diamond, 2007, p. 153). O desenvolvimento humano trata-se de ciclos que perpassam por uma construção social. Além disso, estudar como o ser humano se desenvolve ao longo de suas idades pressupõe realizar conexões constantes entre desenvolvimento físico, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento psicossocial. Sobre os principais desenvolvimentos típicos dos ciclos de vida do ser humano, é correto afirmar:

Carregando...

A tendência à atualização se configura como fundamental para uma atuação clínica baseada na Abordagem Centrada na Pessoa, porque:

Carregando...

De acordo com o art. 3º da Lei 8.080 de 1990, qual das alternativas abaixo não corresponde a um dos determinantes e condicionantes da saúde?

Carregando...

A depressão mais comumente diagnosticada e a mais grave é chamada episódio depressivo maior. Ela se caracteriza por um estado de humor bastante deprimido que dura pelo menos duas semanas e inclui sintomas cognitivos e funções físicas perturbadas, a ponto de até a atividade ou o movimento mais suave requerer enorme esforço. Sobre os sintomas e os principais indicadores de um episódio depressivo maior, é correto afirmar:

Carregando...

Abaixo encontra-se listadas as características de uma emoção em sua natureza geral. Identifique nas alternativas elencadas posteriormente qual é o nome dessa emoção: I - É um estado de humor negativo e orientado para o futuro. II - Apresenta sintomas corporais de tensão física. III - Em quantidade moderada, melhora o desempenho do indivíduo em diversas situações do cotidiano. IV - É a “sombra da inteligência”.

Carregando...

Leia as redações a seguir, pertencentes à Resolução CFP 010 de 2005, e marque a alternativa que possui as palavras que preenchem corretamente tais redações: I - É dever fundamental do psicólogo assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado______, _______ e ________. II - É dever fundamental do psicólogo prestar serviços psicológicos de _______, em condições de trabalho ________ e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional. III - Ao psicólogo é vedado ser ______, _______ ou ______em situações nas quais seus vínculos pessoais ou profissionais, atuais ou anteriores, possam afetar a qualidade do trabalho a ser realizado ou a fidelidade aos resultados da avaliação.

Carregando...

As estimativas do predomínio de transtornos de humor em crianças e adolescentes variam muito. Os estudos e pesquisas científicos tem concluído que os transtornos depressivos ocorrem menos frequentemente em crianças do que em adultos, mas aumentam consideravelmente na adolescência, quando a depressão é mais comum do que em adultos. Marque dentre as alternativas abaixo aquela que representa corretamente um sintoma depressivo no adulto e como ocorre sua manifestação equivalente em uma criança:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) A
  • 5) B
  • 6) B
  • 7) B
  • 8) A
  • 9) D
  • 10) A
  • 11) C
  • 12) C
  • 13) D
  • 14) D
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282