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Sobre máquinas virtuais e emuladores, assinale a alternativa CORRETA.

No que diz respeito a algoritmos, analise as proposições a seguir: I. Algoritmo é uma sequência de procedimentos que são executados sequencialmente com o objetivo de resolver um problema específico. II. O comando CASE não deve ser utilizado caso já exista no programa um comando IF. III. Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador, e sim os passos necessários para realizar uma tarefa. IV. Diferentes algoritmos não podem realizar a mesma tarefa usando um conjunto diferenciado de instruções em mais ou menos tempo, espaço ou esforço do que outros. V. Serve como modelo para programas, pois sua linguagem é intermediária à linguagem humana e às linguagens de programação, funcionando como uma boa ferramenta na validação da lógica de tarefas a serem automatizadas. Estão CORRETAS as proposições

No tocante à tecnologia HTML5 e XML, analise os itens a seguir, assinalando “V" para verdadeiro e “F" para falso.

( ) O WXDL é uma linguagem baseada no XML utilizada para descrever serviços Web.


( ) No HTML, o comando FRAMESET é utilizado para dividir janelas em frames.


( ) O elemento TABLED do HTML pode ser utilizado para exibir dados tabulares em páginas HTML.


( ) A tag , incluída no HTML5, permite a execução de arquivos que contêm som.


Marque a alternativa CORRETA.

Analise os itens a seguir sobre o sistema operacional LINUX. I. O comando Free retorna o espaço disponível em disco. II. O comando PWD permite que um usuário do sistema operacional LINUX identifique o diretório atual que está navegando. III. O comando ln –s pode ser usado para criar links simbólicos. IV. No sistema operacional Linux, o comando Grep tem a função de concatenar arquivos gerando uma saída padrão. V. O diretório /ETC é considerado um diretório dinâmico que mantém informações sobre o estado do sistema e processos em execução. Estão INCORRETOS, apenas, os itens

Leia o TEXTO 04 e responda às questões 4 e 5.

TEXTO 04

O GIGOLÔ DAS PALAVRAS

Quatro ou cinco grupos diferentes de alunos do Farroupilha estiveram lá em casa numa

mesma missão, designada por seu professor de Português: saber se eu considerava o estudo da

Gramática indispensável para aprender e usar a nossa ou qualquer outra língua. Cada grupo

portava seu gravador cassete, certamente o instrumento vital da pedagogia moderna, e andava

arrecadando opiniões. Suspeitei de saída que o tal professor lia esta coluna, se descabelava

diariamente com as suas afrontas às leis da língua, e aproveitava aquela oportunidade para me

desmascarar. Já estava até preparando, às pressas, minha defesa (“Culpa da revisão! Culpa da

revisão!"). Mas os alunos desfizeram o equívoco antes que ele se criasse. Eles mesmos tinham

escolhido os nomes a serem entrevistados. Vocês têm certeza que não pegaram o Veríssimo

errado? Não. Então vamos em frente.

Respondi que a linguagem, qualquer linguagem, é um meio de comunicação e que deve ser

julgada exclusivamente como tal. Respeitadas algumas regras básicas da Gramática, para evitar

os vexames mais gritantes, as outras são dispensáveis. A sintaxe é uma questão de uso, não de

princípios. Escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo. Por exemplo: dizer

“escrever claro" não é certo, mas é claro, certo? O importante é comunicar. (E quando possível

surpreender, iluminar, divertir, mover... Mas aí entramos na área do talento, que também não

tem nada a ver com Gramática.) A Gramática é o esqueleto da língua. Só predomina nas

línguas mortas, e aí é de interesse restrito a necrólogos e professores de Latim, gente em geral

pouco comunicativa. Aquela sombria gravidade que a gente nota nas fotografias em grupo dos

membros da Academia Brasileira de Letras é de reprovação pelo Português ainda estar vivo.

Eles só estão esperando, fardados, que o Português morra para poderem carregar o caixão e

escrever sua autópsia definitiva. É o esqueleto que nos traz de pé, certo, mas ele não informa

nada, como a Gramática é a estrutura da língua, mas sozinha não diz nada, não tem futuro. As

múmias conversam entre si em Gramática pura.

Claro que eu não disse tudo isso para meus entrevistadores. E adverti que minha

implicância com a Gramática na certa se devia à minha pouca intimidade com ela. Sempre fui

péssimo em Português. Mas – isso eu disse – vejam vocês, a intimidade com a Gramática é tão

indispensável que eu ganho a vida escrevendo, apesar da minha total inocência na matéria. Sou

um gigolô das palavras. Vivo às suas custas.[...]

VERRÍSSIMO, Luis Fernando. O gigolô das palavras. In:____ . Para gostar de ler: Luis Fernando

Verissímo: o nariz e outras crônicas. 10 . ed. V. 14. São Paulo: Ática, 2002. P. 77-78.

“Vocês têm certeza que não pegaram o Veríssimo errado?”(1º parágrafo). Se observado à luz do novo acordo ortográfico, o termo em destaque autoriza a seguinte leitura:

Considere a seguinte sequência de figuras formadas por círculos:

Continuando a sequência de maneira a manter o mesmo padrão geométrico, o número de

círculos da Figura 18 é

O hexágono regular é composto por seis triângulos equiláteros. A posição 1 mostra um desses

triângulos, simbolizado pela letra F. As posições seguintes obedecem a um padrão geométrico:

Assinale a alternativa que corresponde à posição 2016.

Assinale a alternativa que corresponde à posição 2016

Abaixo seguem as características da linguagem SQL, exceto em:

Analise as afirmativas a seguir, sobre o HTML5, assinalando “V" para verdadeiro e “F" para falso.

( ) Section, header, footer e nav são elementos semânticos introduzidos no HTML5 para definir a estrutura das páginas.

( ) são elementos especificados pela W3C presente na HTML5.

( ) Sítios responsivos possuem compatibilidade com todos os tamanhos de tela, exceto telas de tablets em função do touchscreen.

Marque a alternativa CORRETA

Nas diversas linguagens de programação existem, palavras reservadas. Na linguagem Java não é diferente, o compilador reconhece essas palavras como especiais. Por essa razão, você não pode usá-las para nomear suas construções Java. Marque a alternativa que não apresenta palavras reservadas.

No que diz respeito à segurança da Informação, analise as proposições a seguir: I. Utilizar mecanismos de garantia da integridade da informação. Usando funções de "Hashing" ou de checagem, consistindo na adição. II. Utilizar mecanismos de controle de acesso. Palavras-chave, sistemas biométricos, firewalls, cartões inteligentes. III. Os mecanismos de certificação atestam a validade de um documento. IV. A Integridade não é medida em que um serviço/informação é genuíno, isto é, está desprotegido contra a personificação por intrusos. V. O Honeypot é o nome dado a um hardware cuja função é detectar ou impedir a ação de um cracker, de um spammer, ou de qualquer agente externo estranho ao sistema, enganando-o, fazendo-o pensar que esteja de fato explorando uma vulnerabilidade daquele sistema. Estão CORRETAS as proposições

Acerca da tecnologia da virtualização de máquinas virtuais, analise os itens a seguir. I. A virtualização de desktop é utilizada para separar o sistema operacional e seus aplicativos do dispositivo físico. II. O hypervisor é considerado um sistema operacional funcional, apenas quando é utilizado na virtualização de aplicações. III. Atualmente a técnica de virtualização “completa” é a que apresenta melhor desempenho computacional. IV. Na virtualização total, o sistema operacional visitante precisa ser modificado para ser executado sobre o VMM. V. Na virtualização total, o sistema operacional do sistema hóspede trabalha como se de fato houvesse uma máquina física totalmente a sua disposição. Estão CORRETOS, apenas, os itens

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. Uma String forma uma estrutura de dados que corresponde a um array de caracteres. II. De acordo com a teoria dos grafos, quando dois nós estão ligados por um arco, eles podem ser chamados de adjacentes. III. A estrutura de dados Pilha apresenta uma estrutura no qual o primeiro elemento a ser inserido será o último a ser removido. IV. A estrutura de dados, deque, é um tipo de dado abstrato que permite que os elementos possam ser adicionados ou removidos de ambas as extremidades. V. Um grafo é também conhecido como um array unidimensional. Estão CORRETOS, apenas, os itens

Leia o TEXTO 04 e responda às questões 4 e 5.

TEXTO 04

O GIGOLÔ DAS PALAVRAS

Quatro ou cinco grupos diferentes de alunos do Farroupilha estiveram lá em casa numa

mesma missão, designada por seu professor de Português: saber se eu considerava o estudo da

Gramática indispensável para aprender e usar a nossa ou qualquer outra língua. Cada grupo

portava seu gravador cassete, certamente o instrumento vital da pedagogia moderna, e andava

arrecadando opiniões. Suspeitei de saída que o tal professor lia esta coluna, se descabelava

diariamente com as suas afrontas às leis da língua, e aproveitava aquela oportunidade para me

desmascarar. Já estava até preparando, às pressas, minha defesa (“Culpa da revisão! Culpa da

revisão!"). Mas os alunos desfizeram o equívoco antes que ele se criasse. Eles mesmos tinham

escolhido os nomes a serem entrevistados. Vocês têm certeza que não pegaram o Veríssimo

errado? Não. Então vamos em frente.

Respondi que a linguagem, qualquer linguagem, é um meio de comunicação e que deve ser

julgada exclusivamente como tal. Respeitadas algumas regras básicas da Gramática, para evitar

os vexames mais gritantes, as outras são dispensáveis. A sintaxe é uma questão de uso, não de

princípios. Escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo. Por exemplo: dizer

“escrever claro" não é certo, mas é claro, certo? O importante é comunicar. (E quando possível

surpreender, iluminar, divertir, mover... Mas aí entramos na área do talento, que também não

tem nada a ver com Gramática.) A Gramática é o esqueleto da língua. Só predomina nas

línguas mortas, e aí é de interesse restrito a necrólogos e professores de Latim, gente em geral

pouco comunicativa. Aquela sombria gravidade que a gente nota nas fotografias em grupo dos

membros da Academia Brasileira de Letras é de reprovação pelo Português ainda estar vivo.

Eles só estão esperando, fardados, que o Português morra para poderem carregar o caixão e

escrever sua autópsia definitiva. É o esqueleto que nos traz de pé, certo, mas ele não informa

nada, como a Gramática é a estrutura da língua, mas sozinha não diz nada, não tem futuro. As

múmias conversam entre si em Gramática pura.

Claro que eu não disse tudo isso para meus entrevistadores. E adverti que minha

implicância com a Gramática na certa se devia à minha pouca intimidade com ela. Sempre fui

péssimo em Português. Mas – isso eu disse – vejam vocês, a intimidade com a Gramática é tão

indispensável que eu ganho a vida escrevendo, apesar da minha total inocência na matéria. Sou

um gigolô das palavras. Vivo às suas custas.[...]

VERRÍSSIMO, Luis Fernando. O gigolô das palavras. In:____ . Para gostar de ler: Luis Fernando

Verissímo: o nariz e outras crônicas. 10 . ed. V. 14. São Paulo: Ática, 2002. P. 77-78.

Considere as proposições abaixo sobre o TEXTO 04.

I.Em O gigolô das palavras, ao tratar de modo peculiar a gramática, o autor defende o

ensino de gramática da língua materna.

II.Para o autor, o domínio gramatical não é essencial para que haja comunicação; apenas

serve para manter uma estrutura que sirva como padrão.

III.O autor questiona a “obediência cega" à gramática e a passividade do usuário diante de

suas regras.

IV.Em “Claro que eu não disse isso para meus entrevistadores" (3º parágrafo), o cronista

“confidencia" algo ao leitor como se este fosse seu amigo.

V.No que se refere ao Novo Acordo Ortográfico, o autor ironiza a Academia Brasileira de

Letras, um dos órgãos que regem a ortografia da Língua Portuguesa no Brasil, ao afirmar

que os membros da academia querem que a língua morra.

Está(ão) CORRETA( S) a(s) proposição(ões).

Em uma escola foi feita uma pesquisa relacionando as notas dos alunos em cinco matérias: Português, História, Matemática, Filosofia e Física. Depois da pesquisa, foi concluído que I.todo aluno bom em Física é bom em Matemática. II.nenhum aluno bom em Português é bom em Física. III.alguns alunos bons em Português são bons em Matemática. IV.todo aluno bom em História é bom em Português. V.todo aluno bom em Filosofia é bom em Matemática e Português. VI.alguns alunos bons em História são bons em Matemática. Sabendo que todas as proposições acima são verdadeiras, é possível afirmar que a alternativa CORRETA é:

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