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Analise as proposições e assinale a alternativa em que os termos destacados estabelecem a

correta relação sintático-semântica entre as orações e preservam o que foi dito no TEXTO 08.

I. A esperança não deveria ter pousado e pousou. – Adição.

II. A emoção do meu filho foi grande, mesmo que tenha unido as duas esperanças. –

Conformidade.

III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. –

Concessão.

IV. O inseto é tão concreto e verde que se diferencia da esperança clássica. – Comparação.

V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformidade.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Para o autor do TEXTO 09, o poder dos revisores é imenso, pois

Como ideia principal do TEXTO 11, podemos considerar que

O autor do TEXTO 13 apresenta uma visão panorâmica dos Institutos Federais, defendendo que

Relacionando o TEXTO 13 com o TEXTO 15, assinale a alternativa INCORRETA.

No TEXTO 16, o personagem Miguelito externa a Mafalda uma reflexão sobre o trabalho. A partir dessa leitura, analise o que se afirma a seguir.
I. Com sua pergunta, o personagem coloca em xeque a primazia do trabalho sobre o trabalhador.
II. O TEXTO 16 confronta duas perspectivas sobre o trabalho – como meio de ganhar a vida ou de desperdiçá-la.
III. Implicitamente o TEXTO 16 dialoga com a ideia de que “o trabalho dignifica o homem”, questionando-a.
IV. O autor do texto faz um jogo de linguagem no segundo quadrinho para evidenciar a incoerência do pensamento em torno do trabalho.
V. No primeiro quadrinho, Miguelito ecoa o discurso do senso comum, enquanto no segundo, ele imprime sua análise pessoal sobre o fenômeno do trabalho.
Estão CORRETAS as proposições

A correspondência harmoniosa entre palavras de uma frase caracteriza concordância. A esse

respeito, analise as afirmações a seguir.

I. Em “porque era totalmente desassociado das emoções" (2º parágrafo), se os vocábulos

destacados fossem colocados no plural concordariam com “cálculos matemáticos", desse

modo, a correção gramatical e o sentido do trecho seriam mantidos

II. Em “os participantes [...] também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar

suas emoções" (4º parágrafo), os termos destacados têm o mesmo referente, por isso,

ambos deveriam ter sido grafados no plural.

III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivocomportamentais

chamam" (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a",

embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.

IV. No trecho “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais

positivas" (5º parágrafo), a variação em gênero e número das palavras destacadas mudaria

o termo ao qual se referem.

V. Em “a gestão das emoções depende de três fatores" (6º parágrafo), os termos destacados

poderiam ser pluralizados para concordarem com “emoções" sem que houvesse alteração

de sentido do trecho.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

No TEXTO 07, a construção do efeito de humor se baseia

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