A respeito do emprego da pontuação no TEXTO 02, analise as proposições a seguir.
I. No trecho “Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema
causa” (5º parágrafo), os dois-pontos indicam a citação da fala de um dos cientistas, o qual
comenta as características que explicam o funcionamento do cérebro.
II. Em “a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de
enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais” (6º parágrafo), os
dois-pontos anunciam uma enumeração.
III. Em “antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas
matemáticas” (6º parágrafo), o termo em destaque poderia estar entre vírgulas sem que
houvesse alteração de sentido do trecho.
IV. No trecho “Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias
magnéticas” (3º parágrafo), a vírgula, por ser um recurso discursivo que caracteriza os
estudantes, torna-se facultativa.
V. Em “Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam
melhores em fazer cálculos matemáticos mentais”, os dois-pontos poderiam ser
substituídos por uma vírgula, e isso não alteraria o sentido do trecho.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
Analise as proposições e assinale a alternativa em que os termos destacados estabelecem a
correta relação sintático-semântica entre as orações e preservam o que foi dito no TEXTO 08.
I. A esperança não deveria ter pousado e pousou. – Adição.
II. A emoção do meu filho foi grande, mesmo que tenha unido as duas esperanças. –
Conformidade.
III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. –
Concessão.
IV. O inseto é tão concreto e verde que se diferencia da esperança clássica. – Comparação.
V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformidade.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
Segundo a ISAD(G ), a área de contextualização é composta por:
A resolução 13 do CONARQ dispõe sobre a construção de arquivos e de websites de instituições arquivísticas. Para monitorar a sua utilização, sugere-se a adoção de um software gerador de estatísticas de uso de websites, o qual deverá ser instalado no mesmo servidor onde o website encontra-se hospedado, gerando informações sobre:
O Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ, criado pelo art. 26 da Lei nº 8.159/91 e
regulamentado pelo Decreto nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002, tem como competências:
I. Estabelecer diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR,
visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivos.
II. Promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados com vistas ao
intercâmbio e à integração sistêmica das atividades arquivísticas.
III. Zelar pelo cumprimento dos dispositivos constitucionais e legais que norteiam o
funcionamento e o acesso aos arquivos públicos.
IV. Recomendar providências para a apuração e a reparação de atos lesivos à política nacional
de arquivos públicos e privados.
V. Articular-se com outros órgãos do Poder Público formuladores de políticas nacionais nas
áreas de educação, cultura, ciência, tecnologia, informação e informática.
Está CORRETO o que se afirma em:
Segundo o CONARQ (2005) um repositório deve possuir uma infraestrutura tecnológica robusta, de maneira a apoiar a confiabilidade dos AIPs nele mantidos. Para tanto, deve-se observar os seguintes aspectos, EXCETO:
A correspondência harmoniosa entre palavras de uma frase caracteriza concordância. A esse
respeito, analise as afirmações a seguir.
I. Em “porque era totalmente desassociado das emoções" (2º parágrafo), se os vocábulos
destacados fossem colocados no plural concordariam com “cálculos matemáticos", desse
modo, a correção gramatical e o sentido do trecho seriam mantidos
II. Em “os participantes [...] também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar
suas emoções" (4º parágrafo), os termos destacados têm o mesmo referente, por isso,
ambos deveriam ter sido grafados no plural.
III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivocomportamentais
chamam" (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a",
embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.
IV. No trecho “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais
positivas" (5º parágrafo), a variação em gênero e número das palavras destacadas mudaria
o termo ao qual se referem.
V. Em “a gestão das emoções depende de três fatores" (6º parágrafo), os termos destacados
poderiam ser pluralizados para concordarem com “emoções" sem que houvesse alteração
de sentido do trecho.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições