Para se realizar a verificação da necessidade do treinamento, é imprescindível uma pesquisa desenvolvida em três níveis:
Qual alternativa é compatível com as ações do pedagogo na prática educativa da escola?
Quais das alternativas são compatíveis com as diretrizes estabelecidas no PNE para a educação básica?
1) Assegurar que, em cinco anos, pelo menos 50%, e, em 10 anos, a totalidade das escolas disponham de equipamento de informática para modernização da administração e para apoio à melhoria do ensino e da aprendizagem.
2) Adotar medidas para a universalização progressiva das redes de comunicação, para melhoria do ensino e da aprendizagem.
3) Assegurar a autonomia das escolas, tanto no que diz respeito ao projeto pedagógico como em termos de gerência de recursos mínimos para a manutenção do cotidiano escolar.
4) Adotar medidas para ampliar a oferta diurna e manter a oferta noturna suficiente para garantir o atendimento dos alunos que trabalham.
5) Proceder, em dois anos, a uma revisão da organização didático-pedagógica e administrativa do ensino noturno, de forma a adequá-lo às necessidades do aluno trabalhador, sem prejuízo da qualidade do ensino.
Estão corretas:
Com relação ao Ensino Fundamental, é correto afirmar que:
O treinamento pode assumir várias modalidades quando são considerados alguns critérios como:
O desafio da interdisciplinaridade exige ações que caracterizam uma intervenção interdisciplinar e devem seguir uma ordem de execução. Organize de 1 a 6 a ordem destas ações.
( ) Determinar os conhecimentos necessários, as disciplinas representativas e bibliografia.
( ) Definir o problema.
( ) Especificar os estudos ou pesquisas concretas que devem ser empreendidos.
( ) Reunir os conhecimentos atuais e buscar novas informações.
( ) Construir e manter a comunicação através de técnicas integradoras.
( ) Desenvolver um marco integrador e as questões a serem pesquisadas.
Assinale a sequência correta, de cima para baixo, é:
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), tem por objetivos:
Faz parte do desenvolvimento de programas de treinamento o plano que envolve as seguintes partes:
No processo de avaliação da aprendizagem deve-se considerar que:
As diretrizes norteadoras da Educação Fundamental, de acordo com PNE estão contidas na(o):
Art. 32. O Ensino Fundamental obrigatório, com duração de nove anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos seis anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
Existem cinco categorias principais de capacidades humanas que representam os resultados da aprendizagem. São elas:
O papel do pedagogo na organização pedagógica da prática educativa escolar deve ser de:
Refere-se ao conjunto de experiências de aprendizagem centradas na posição atual do local de trabalho. Trata-se de um processo educacional de curto prazo. Este é o conceito para:
Dentro do enfoque sistêmico, o treinamento de pessoas abrange várias atividades. Não pertence ao enfoque sistêmico: