Como se chama, em Jornalismo, o primeiro parágrafo de uma notícia, onde o leitor encontra as informações básicas sobre o assunto?
Como são chamados os documentos divulgados por Assessorias de Imprensa para informar algum fato que envolva o assessorado e que podem virar notícia ou pauta?
No Jornalismo brasileiro, notícias, artigos e reportagens são também chamados de:
Na redação do texto jornalístico, sobretudo nos casos de transcrição de entrevistas e declarações de fontes, algumas informações vêm entre colchetes. Esse tipo de acréscimo de texto, entre colchetes, indica que o redator:
Em publicidade, as técnicas de redação possuem especificidades. Em geral, o traço mais importante do texto publicitário é seu caráter:
O Código de Ética dos Jornalistas brasileiros prevê, no seu artigo quinto, um padrão da relações entre o jornalista e sua fonte. Esse artigo estabelece o direito de:
Harold Dwight Lasswell (1902-1978) foi um dos mais importantes teóricos da Comunicação. A frase que resume melhor a sua visão da Comunicação é:
Observe o gráfico abaixo, com a variação recente do Produto Interno Bruto brasileiro:
Leia o trecho abaixo de uma reportagem de O Globo sobre o mesmo assunto:
Relacionando gráfico e reportagem, é correto afirmar que:
Muitos jornais dividem a página de opinião em dois tipos de texto. De um lado, os editoriais, com a opinião da empresa jornalística. De outro lado, colunas assinadas por jornalistas ou convidados e que se manifestam sobre os mais variados assuntos em pauta. Este último tipo de texto, é chamado nas redações de:
O desenvolvimento do telejornalismo deu lugar à produção de reportagens para televisão desenvolvidas por um único jornalista, em especial a captação da matéria na rua com uma câmera digital - sem a equipe tradicional formada por um repórter, um cinegrafista e um auxiliar. Esse tipo de produção é chamado de:
Em certos modelos de diagramação, os jornais impressos usam textos que aparecem entre fios, associados a um outro texto mais longo. São chamados de:
É comum, nas agências de propaganda, o modelo de criação publicitária chamado duplas de criação. Ela é formada por:
A segmentação do mercado tem crescido nos últimos anos, exigindo dos comunicadores soluções de direcionamento mais eficientes. Entre as técnicas voltadas para este propósito está:
Veja esta lista de funções profissionais da Comunicação:
1) Copydesk.
2) Diagramador.
3) Repórter.
4) Editor de conteúdo.
5) Webdsesign.
6) Mídia.
São funções surgidas apenas a partir das novas mídias digitais:
Como você definiria a Teoria do Agendamento?