Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Como se chama, em Jornalismo, o primeiro parágrafo de uma notícia, onde o leitor encontra as informações básicas sobre o assunto?

Como são chamados os documentos divulgados por Assessorias de Imprensa para informar algum fato que envolva o assessorado e que podem virar notícia ou pauta?

No Jornalismo brasileiro, notícias, artigos e reportagens são também chamados de:

Na redação do texto jornalístico, sobretudo nos casos de transcrição de entrevistas e declarações de fontes, algumas informações vêm entre colchetes. Esse tipo de acréscimo de texto, entre colchetes, indica que o redator:

Em publicidade, as técnicas de redação possuem especificidades. Em geral, o traço mais importante do texto publicitário é seu caráter:

O Código de Ética dos Jornalistas brasileiros prevê, no seu artigo quinto, um padrão da relações entre o jornalista e sua fonte. Esse artigo estabelece o direito de:

Harold Dwight Lasswell (1902-1978) foi um dos mais importantes teóricos da Comunicação. A frase que resume melhor a sua visão da Comunicação é:

Observe o gráfico abaixo, com a variação recente do Produto Interno Bruto brasileiro:

Imagem 008.jpg

Leia o trecho abaixo de uma reportagem de O Globo sobre o mesmo assunto:

Imagem 009.jpg

Relacionando gráfico e reportagem, é correto afirmar que:

Muitos jornais dividem a página de opinião em dois tipos de texto. De um lado, os editoriais, com a opinião da empresa jornalística. De outro lado, colunas assinadas por jornalistas ou convidados e que se manifestam sobre os mais variados assuntos em pauta. Este último tipo de texto, é chamado nas redações de:

O desenvolvimento do telejornalismo deu lugar à produção de reportagens para televisão desenvolvidas por um único jornalista, em especial a captação da matéria na rua com uma câmera digital - sem a equipe tradicional formada por um repórter, um cinegrafista e um auxiliar. Esse tipo de produção é chamado de:

Em certos modelos de diagramação, os jornais impressos usam textos que aparecem entre fios, associados a um outro texto mais longo. São chamados de:

É comum, nas agências de propaganda, o modelo de criação publicitária chamado duplas de criação. Ela é formada por:

A segmentação do mercado tem crescido nos últimos anos, exigindo dos comunicadores soluções de direcionamento mais eficientes. Entre as técnicas voltadas para este propósito está:

Veja esta lista de funções profissionais da Comunicação:

1) Copydesk.
2) Diagramador.
3) Repórter.
4) Editor de conteúdo.
5) Webdsesign.
6) Mídia.

São funções surgidas apenas a partir das novas mídias digitais:

Como você definiria a Teoria do Agendamento?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282