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Questões de Concurso – Aprova Concursos

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Ao descrever suas ideias sobre a dependência e a independência no desenvolvimento do indivíduo, Winnicott prefere categorizar a dependência em:

Sobre crescimento e desenvolvimento na fase imatura, Winnicott aponta que há uma época em que a mãe (ou uma mãe substituta dotada do mesmo sentimento), do ponto de vista da criança, tem que ser algo mais que confiável. Para o autor, em se tratando de crianças pequenas, é só o amor por aquela criança que torna a pessoa confiável o suficiente. Entretanto, Winnicott acredita que: I Em relação aos primeiros meses de vida é preciso mais que o amor. O termo “devoção” dá a justa medida. PORQUE II A criança, inicialmente, carece de um grau de “adaptação ativa a suas necessidades” que só pode ser provida se uma pessoa devotada estiver cuidando de tudo. Considerando-se o exposto, pode-se dizer que:

Sobre a linguagem egocêntrica nos intercâmbios verbais com o adulto e os intercâmbios entre crianças, analise o texto de Piaget. “Consideremos o caso paradoxal de Rob (faixa de três a quatro anos de idade). Essa criança apresenta uma linguagem sensivelmente menos egocêntrica com seus contemporâneos do que com o adulto: 46,3% contra 61,5%. Ora, Rob usa muito mal a língua alemã e tem muita dificuldade em se comunicar com os seus amiguinhos, enquanto fala francês com a Sra. Leuzinger (a observadora adulta). No entanto, quando se dirige aos seus iguais, sua linguagem é melhor adaptada aos outros do que quando emprega sua língua materna diante de adultos! Eis um novo indício em favor da nossa hipótese...” (Piaget, 1989, p. 47). A hipótese defendida por Piaget, neste estudo, é a de que:

Conforme apontam Martín e Solé, na Teoria da Assimilação há condições imprescindíveis para que o aluno possa realizar aprendizagens significativas, quais sejam: I O material escolar precisa contar com livros didáticos com figuras coloridas para estimular a aprendizagem com a ativação do sistema neuropsicológico. II A informação nova deve ser relevante para outros conhecimentos já existentes, e o conteúdo da aprendizagem deve ser também potencialmente significativo do ponto de vista psicológico. III O aluno deve querer, de forma consciente e deliberada, estabelecer uma relação não trivial entre os novos conhecimentos e os que já possui. Dos itens mencionados somente:

As principais características das NTIC relevantes para os processos de ensino e aprendizagem, segundo Coll e Martí, além do dinamismo, são:

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