
se refere à Instrução Normativa nº 006/2022 (DEDUC/SEED) sobre o Novo Ensino Médio (NEM).
A partir do ano letivo de 2022, segundo a Instrução Normativa nº 006/2022, sobre os itinerários formativos do NEM, assinale o excerto INCORRETO.
São requisitos para a oferta e/ou manutenção do Programa Mais Aprendizagem (PMA) na escola, EXCETO:
A intencionalidade educativa demanda consciência do trabalho escolar, incluindo a compreensão de seus problemas, de suas potencialidades e dos desafios que precisarão ser enfrentados, a fim de que sejam pensados e organizados os meios para o alcance dos propósitos que serão fixados. Trata-se da adequação, do real e do ideal, sem perder de vista que seu caráter utópico – o que ainda não existe – se estabelece em torno do que pode existir e de como deve ser encaminhado para que exista o que pode existir. Nesse cenário, a avaliação:
I. Assume o relevante papel de viabilizar a construção de projetos exequíveis e iminentemente exitosos, porque são pautados em uma visão crítica da realidade concreta existente. Para isso, faz-se necessário superar a visão linear, pontual e inconclusiva que, em geral, incide sobre a avaliação na perspectiva formativa.
II. Permite o olhar atento sobre o percurso já trilhado, que serve de norte para a manutenção do que foi produtivo, eliminação do que não foi e projeção de novas investidas que, por sua vez, deverão ser reincidentemente analisadas.
III. Deverá interpretar o passado, visando traçar intervenções que traduzam o anseio de tornar presente o futuro projetado, sendo realizada em circunstâncias específicas, comumente ao final de percursos, em acordo com a dinamicidade que deve caracterizar o processo ensino e aprendizagem para possibilitar melhorá-lo sempre que necessário.
IV. E o planejamento se fundem em um movimento dialético que os une em propósitos e em compromisso com a construção de uma escola democrática, tanto em respeito ao ensino que ministra quanto à aprendizagem dos saberes que veicula.
Está correto o que se afirma em
Segundo José Carlos Libâneo, em sua obra clássica “Pedagogia e pedagogos para quê?”, a pedagogia, embora não tenha um “objeto intrinsecamente próprio”, tem como um de seus objetos precípuos:
Segundo Perrenoud (1999), é INCORRETO afirmar que a avaliação formativa:
No Livro “Democratização da Escola Pública”, José Carlos Libâneo discute as abordagens pedagógicas na prática pedagógica.
Identifique, dentre as conceituações de conhecimentos a seguir, aquela que se refere à Tendência Progressista “Crítico-Social Dos Conteúdos”.
Altet (2001) levanta quatro modelos diferentes de profissionalismos de ensino, que correspondem aos paradigmas que os construíram.
Identifique, dentre as alternativas a seguir, a descrição que NÃO apresenta um desses modelos de formação.
Indique a alternativa que aponta uma percepção equivocada sobre o conceito de interdisciplinaridade.

se refere à Instrução Normativa nº 006/2022 (DEDUC/SEED) sobre o Novo Ensino Médio (NEM).
Sobre as disposições da DEDUC sobre o NEM, considerando a organização da carga horária do NEM, assinale a afirmativa INCORRETA.
O Programa Mais Aprendizagem (PMA) tem, na Instrução Normativa nº 005/2022 – SEED/DEDUC/DAP, estabelecidas as normativas para a organização da oferta e o funcionamento do Programa.
Sobre o Programa Mais Aprendizagem (PMA) criado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, assinale a alternativa INCORRETA.