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O Referencial Curricular do Estado do Paraná define-se pelos aspectos legal e normativo e apresenta caráter obrigatório para a elaboração das propostas pedagógicas das instituições que ofertam educação infantil e ensino fundamental, bem como assegura os direitos e objetivos de aprendizagem nessas etapas, em cada ano de estudo, nas redes públicas e privadas, tendo em vista os contextos sociais, econômicos e culturais de cada região do Estado. São considerados princípios orientadores do Referencial Curricular do Estado do Paraná:

I. Educação inclusiva que identifique as necessidades dos estudantes para organizar os recursos de acessibilidade e realizar atividades pedagógicas específicas que promovam o acesso do estudante aos espaços escolares e a valorização da diversidade, compreendendo o estudante em seu contexto relacional.

II. Educação como direito subjetivo de todos os cidadãos, sendo premissa para o exercício pleno da cidadania; prática fundamentada na realidade dos sujeitos da escola, compreendendo a sociedade atual e seus processos de relação, além da valorização da experiência social do aluno.

III. Transição entre as etapas da educação básica, respeitando as fases do desenvolvimento dos estudantes e a ressignificação dos tempos e espaços da escola, no intuito de reorganizar o trabalho educativo.

IV. Igualdade e equidade, no intuito de assegurar os direitos de acesso, inclusão e permanência com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, bem como superar as desigualdades existentes no âmbito escolar.

Está correto o que se afirma em

O trecho que apresenta o assunto principal do texto é:

Assinale, a seguir, a alternativa que, pela linguagem e pelas ideias, apresenta um texto pertencente ao movimento Barroco.

Assinale, a seguir, o trecho do texto que apresenta um modalizador epistêmico:

Assinale, a seguir, a alternativa que apresenta um exemplo de apóstrofe.

Qual dos verbos a seguir NÃO admite a voz passiva analítica, de acordo com a norma culta?

Morais (2010) afirma que existem dois tipos de dificuldades ortográficas: irregulares e regulares. No primeiro caso, o uso de
uma letra (ou dígrafo) é justificado apenas pela tradição de uso pela etimologia da palavra. Já no segundo caso, pode-se
inferir a forma correta da grafia de uma palavra porque existe um princípio gerativo, uma regra que se aplica a várias (ou
todas) palavras da língua.

Partindo desse pressuposto, assinale, a seguir, a afirmativa que apresenta um ERRO ortográfico pertencente ao segundo grupo.

Para Beaugrande e Dressler (1981), o texto é uma unidade de significação baseada em sete fatores de textualidade: informatividade, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, intertextualidade, coesão e coerência. Ainda, de acordo com os autores, cada um desses fatores está relacionado a um componente da situação comunicacional. Assinale, a seguir, a alternativa em que essa relação está equivocada.

A educação é contínua construção e reconstrução do real, o movimento intelectual que ela comporta, e do qual importa, não pode ser senão uma dupla mão de desintegração das ordens intuídas e percebidas e de uma recomposição dessas mesmas ordens, tendo, por horizonte, uma aventura mental e, por ambição, a comunicação. Em síntese, a conduta do espírito exige sempre o vaivém do todo à parte e da parte ao todo. Diante do exposto, e considerando que quando o professor se posiciona perante os objetivos de sua ação pedagógica ele apresenta seus limites, determina até onde vão seus conhecimentos sobre o assunto que pretende ensinar, assim como é sabedor do que se está trabalhando em cada situação, são considerados tipos de objetivos que devem estar presentes em seu planejamento:

I. Comportamentais: objetivos que possam ser previstos, observados, medidos e comparados sabendo que o conhecimento não é algo pronto e acabado, mas algo em constante movimento e transformação.

II. Abertos: descrevem um encontro educacional. Um encontro que pode ser uma situação criada para permitir que aflorem as características individuais dos alunos, um problema que os alunos devem enfrentar ou ainda uma tarefa a executar. Essa descrição não estipula o que os alunos devem aprender no encontro planejado. É um objetivo que apenas anuncia uma condição, não sendo o desempenho previsível ou programável.

III. Provocativos: consistem em oferecer ao aluno um problema bem determinado, mas com múltiplas possibilidades de solução. O indivíduo deve por em ação sua imaginação para resolver o problema. É um objetivo que especifica a condição e o critério, mas não o desempenho.

Está correto o que se afirma em

As expressões “fugere urbem” e “locus amoenus” são associadas à seguinte escola literária:

Nos versos “Mas como causar pode seu favor / nos corações humanos amizade, / se tão contrário a si é o mesmo Amor?”, há a ocorrência da seguinte figura de sintaxe:

Assinale, a seguir, a afirmativa que a apresenta um trecho em que há a presença de um marcador discursivo continuador.

No trecho “Peguei-lhe dos cabelos, [...]” (1º§), o pronome oblíquo tem a função de:

O texto I apresenta uma relação intertextual com outros textos que pode ser classificada como:

Assinale, a seguir, a afirmativa em que o substantivo composto não segue as regras vigentes da hifenização.